
Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. 1 Coríntios 13:5
Todos os pertences de Elena couberam em duas malas, com exceção de dois ou três móveis que lhe pertenciam. Ao som dos palavrões que vinham de sua colega de apartamento, bateu a porta com força, deixando para trás os conflitos que já duravam três meses.
No começo daquele ano, Elena havia se unido a três colegas para alugar um apartamento no município de sua universidade. A ideia era simples: morar juntas e dividir as despesas, pois assim ficaria mais fácil para todas elas.
No entanto, a realidade se mostrou diferente, pois a convivência entre as quatro estava insuportável, principalmente em razão da postura acomodada e agressiva de Fátima.
Elena e Fátima discutiam todos os dias e, em uma ocasião, que quase se agrediram fisicamente. Finalmente, Elena encontrou outro quarto, com outras amigas, e se mudou daquele apartamento. O passado, porém, acompanhava-a. Ela alimentava uma mágoa muito grande de Fátima. Parecia que a encontrava em todos os locais em que ia: lanchonetes, restaurantes, e, até mesmo, nos ônibus circulares. Ela se enchia de ódio sempre que via sua inimiga e temia que em algum momento acabassem brigando publicamente.
Mesmo depois de muito tempo, após concluir a faculdade, Elena carregava aquela mágoa consigo. Ela não conseguia se livrar daquele sentimento escuro que parecia manchar seu ser. Foi preciso orar muito para que Deus a curasse dessa emoção negativa e tirasse de seu coração todo ressentimento que tinha em relação àquela colega do passado.
Atribuem a William Shakespeare a seguinte frase: “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.” A mágoa é um tóxico que só atinge quem o ingere e nutre.
Se você sente raiva, ódio, ou mágoa de alguém, lembre-se de que o maior prejudicado com isso é você mesmo. Quem sofre e se machuca com esses sentimentos é a própria pessoa que os alimenta.
O rancor se torna uma prisão que gera ansiedade, angústia e depressão. Além disso, impede-nos de ver quantas coisas boas existem. Apenas o perdão é capaz de libertar dessas amarras terríveis.
Se você tem dificuldades para livrar-se desses sentimentos negativos, peça ajuda a Deus. Ele acalmará seu coração, ajudará você a perdoar e a experimentar a leveza de uma vida sem mágoas.