
Dizendo assim: − Teria sido melhor que o Senhor tivesse nos matado no Egito! Lá, nós podíamos pelo menos nos sentar e comer carne e outras comidas à vontade. Vocês nos trouxeram para este deserto a fim de matar de fome toda esta multidão. Êxodo 16:3
−É só isso que tem para comer hoje? – Betânia reclamou e sentou-se emburrada à mesa. – Estou enjoada dessas coisas.
− O que você gostaria de comer? – perguntou a mãe, servindo-se de purê de batatas, arroz e salada.
− Não sei – mas não quero nada do que tem aqui.
− Experimente o purê – a mãe insistiu. – Eu coloquei queijo nele.
− Eca! – Betânia expressou repulsa. – Eu não gosto de batata com queijo.
− Você já comeu alguma vez?
− Não! Mas sei que não vou gostar – disse a garota.
− Fiz com carinho para você – argumentou a mãe, visivelmente chateada.
– Pelo menos, experimente antes de dizer que não gosta.
− Eu sei que não vou gostar desta pasta branca e grudenta!
Betânia não se importava com os sentimentos da mãe. Mal sabia ela que a mulher ao seu lado havia preparado cada detalhe daquela refeição apenas para agradá-la. Nem imaginava que várias vezes a mãe havia deixado de comprar objetos para si, a fim de agradar e fazer os gostos da filha. A atitude de Betânia tem um nome: ingratidão.
Quando o povo de Israel foi liberto da escravidão do Egito, Deus, de maneira milagrosa, deu-lhes um alimento perfeito chamado maná. Contudo, os israelitas enjoaram de tal comida e passaram a reclamar, dizendo que preferiam ter morrido no Egito a continuarem se alimentando do “pão” que caía do céu. Como Betânia, eles eram ingratos e insensíveis.
Você tem reconhecido os esforços de quem adquire o alimento em sua casa? Tem elogiado a pessoa que o prepara? Tem valorizado o trabalho árduo de quem supre suas necessidades?
Por mais simples que seja o alimento para o seu almoço de hoje, não se esqueça de agradecer a Deus. Alimente-se com o que lhe foi preparado com carinho e elogie a pessoa que fez sua refeição. Reconheça também os esforços de quem trabalhou para lhe proporcionar as melhores condições de vida. Jamais seja ingrato como a personagem de hoje!