.jpg)
O sorriso pode esconder a tristeza; quando a felicidade vai embora, a tristeza já chegou. Provérbios 14:13
O álbum virtual de Paola era um espetáculo! Sorrisos, passeios, amigos abraçados, “caras e bocas” na frente do espelho e vários ensaios fotográficos dignos de capa de revista. Ela registrava seu sucesso e suas alegrias na rede social, e muitos eram os comentários que a parabenizavam por sua beleza e felicidade.
No entanto, tudo não passava de uma farsa, pois aquela imagem alegre era ilusória. Paola fazia passeios para tentar amenizar a tristeza constante que a perseguia. Os amigos das fotos eram apenas para as baladas, e não havia nenhum que fosse fiel o suficiente para ouvir suas confidências. As poses em frente ao espelho serviam para esconder suas lágrimas. Os ensaios fotográficos registravam seu belo sorriso, sem captar a profunda depressão em que se encontrava.
Publicar fotos e ouvir comentários positivos tornou-se uma maneira de Paola esconder sua angústia. Assim, todos achavam que ela era extremamente feliz e realizada, enquanto a verdade era outra, totalmente oposta.
Corremos o risco de apresentar uma falsa imagem na tentativa de esconder nossa infelicidade. Embora não seja correto desabafar nossas tristezas em redes sociais, também não é certo difundirmos uma ideia enganosa.
Ellen White ensinou que “somos inclinados a procurar junto de nossos semelhantes simpatia e ânimo, em vez de procurá-los em Jesus. Em Sua misericórdia e fidelidade, Deus permite muitas vezes que falhem aqueles em quem depositamos confiança, a fim de que possamos compreender quanto é insensato confiar nos homens e apoiar-nos na carne. Confiemos inteira, humilde e desinteressadamente em Deus. Ele conhece as tristezas que nos consomem no mais profundo do ser e que não podemos exprimir. Quando tudo nos parece escuro e inexplicável, lembremo-nos das palavras de Cristo: ‘O que Eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois’ João 13:7” (A Ciência do Bom Viver, p. 486).
Quando você estive triste, não procure fugir desta realidade, nem venda uma falsa aparência de que tudo está bem. Procure bons amigos que possam ajudá-lo e, especialmente, vá até Aquele que deseja renovar suas alegrias: Jesus, nosso Senhor!