Após a II Guerra Mundial depois dos japoneses absorverem tudo da cultura popular ocidental,inclusive o entretenimento como o rock americano a cultura do pais foi completamente modificada, assim dando origem ao Visual Rock e ao rock japonês.
A primeira banda de J-Rock que se tem registro no Japão apareceu na década de 60, ma o movimento só se tornou mais distinto da década de 80, quando seus artistas chegaram a alcançar o mesmo nível de popularidade e sucesso dos artistas pop. Alguns acreditam que a banda que iniciou o movimento nessa época foi Boowy, que possuía influencias do rock ocidental, porem com uma batida inovadora. Entretendo, a banda encerrou a carreira ainda no fim dos anos 80, dando lugar a novas bandas como X-japan e Buck-Tick, que revolucionaram o cenário musical japonês.
Toshimitsu Deyama, Vocalista e Yoshiki Hayashi, Baterista, foram os fundadores da banda X-Japan, banda que foi como um mecanismo inserir o estilo na cultura Japonesa.


No final dos anos 80 e no inicio da década de noventa, bandas que pioneiras no J-rock e Visual Rock, foram: Die in Cries, Luna Sea, Zi:Kill, Shazna, Baiser, By-sexual e Media Youth junto com as anteriores Buck-Tick e X Japan, e ficaram responsável por da o pontapé inicial para um “boom” do Visual Kei na mídia de massa japonesa.
Ainda na década de 90 ,Com a noticia de suicídio do Hide, guitarrista do X-Japan passando em noticiários do todo o mundo com inúmeras homenagens (X-Clamp é um exemplo), e com musicas sendo tocadas em animes, o rock japonês começou a se popularizar, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, aonde CDs começaram a ser lançados.