Em 2 de julho de 2008, Shakira assinou um contrato de 10 anos com o Live Nation, o gigante da turnê internacional que começou a realizar lucrativos contratos para todos os fins. A gravadora vai abranger turnês, gravações, patrocínio e mercadorias em todo o mundo, ela anunciou. "Shakira é uma das poucas artistas verdadeiramente globais, disse Jason Garner, chefe global de música da Live Nation. "Ela pode vender música e bilhetes em quase todos os cantos do globo." Nem os representantes de Shakira, nem a Live Nation confirmaria o valor do negócio, mas pessoas próximas das negociações, disseram que, dependendo da performance de Shakira durante os 10 anos, é provável que seja entre US $ 70 milhões e $ 100 milhões. O contrato de Shakira com Epic Records pede mais três álbuns, um em Inglês, um em espanhol e uma compilação, mas o turismo e outros aspectos do negócio a Live Nation dará início imediatamente. No início de 2008, a Forbes nomeou Shakira a quarta artista mais bem paga do sexo feminino na indústria da música.27 O primeiro single do terceiro álbum de Shakira em língua inglesa é intitulado "She Wolf". Shakira compôs e produziu a faixa com John Hill, e Sam Endicott (vocalista e compositor de The Bravery). A versão hispânica intitulada "Loba", estreou em 29 de junho de 2009. Em 2 de julho de 2009, o site oficial da Shakira anunciou que "O álbum inteiro é She Wolf" lançado em outubro de 2009, pela Epic e que "apresenta uma lista de faixas predominantemente em Inglês". O site também anunciou que um álbum espanhol será lançado em 2010. Shakira estreou "She Wolf" na Z100 e KIIS-FM em 13 de julho de 2009. Em 14 de julho de 2009, "She Wolf" e "Loba" se tornaram disponíveis para download a partir de iTunes. O single foi bem sucedido em todo o mundo, atingindo o número um na América Latina; #2 na Alemanha, Irlanda, Itália, Estónia e Espanha; o número três na Suíça e na Áustria; o número quatro no Reino Unido, França e Grécia; o número cinco no Canadá e na Bélgica, número seis, na Finlândia; número nove, no Japão, e número 11 nos Estados Unidos.
O álbum foi lançado em outubro de 2009 na maioria dos países e, em Novembro de 2009, os Estados Unidos, recebeu comentários bastante positivos de diversos críticos. O álbum foi um sucesso nas paradas e desde então foi certificado ouro na Rússia, Irlanda, Suíça, Polónia, França, Argentina, Grécia e Hungria, a platina na Espanha, Reino Unido e no Oriente Médio, 2X platina na Colômbia e México, e 3x Platina em Taiwan. Os singles seguintes, "Did It Again", "Give It Up To Me", e "Gypsy", obtiveram moderado sucesso nas paradas. Em 2010, ela lança com sucesso o tema oficial da Copa do Mundo da FIFA Waka Waka (This Time for Africa) com o grupo sul-africano Freshlyground. Muitas críticas surgiram acerca da música, pois muitos sul-africanos preferiam que um artista local performasse a canção ao invés da colombiana. Essas críticas não impediram que a música debutasse em primeiro lugar na Argentina, Alemanha, Bélgica, Áustria, Espanha, Finlândia, Itália, no México, em Portugal, na França e em outros países. Foi certificada como Duas vezes Platina pela PROMUSICAE.28 Shakira em 2011 Em 1 de setembro de 2010, Shakira lançou seu single "Loca", parte do álbum Sale el sol. O CD foi certificado como Ouro no Brasil, na Argentina e na Grécia, além de Platina no México e Venezuela, sendo também certificado como Diamante na Colômbia. Em 15 de setembro de 2010, iniciou a The Sun Comes Out Tour, que tinha como álbuns-base She Wolf e Sale el sol. O primeiro show ocorreu em Montreal, no Canadá, sendo na verdade, um ensaio do concerto. Em 4 de janeiro de 2011, lançou o single da faixa-título do álbum Sale el sol, composta pela própria Shakira e por Luis Fernando Ochoa. A canção chegou ao topo das paradas musicais na Argentina, Colômbia, Espanha, Uruguai, México e em Porto Rico; e ao top 10 de outros cinco países (dentre eles, Estados Unidos e Brasil). Depois de 14 anos sem fazer shows no Brasil, Shakira se apresentou no estacionamento da FIERGS, em Porto Alegre, e no Estádio do Morumbi, em São Paulo, respectivamente nos dias 15 e 19 de março de 2011. Um show que se realizaria em 17 de março, no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi cancelado devido à chuva.29 Horas antes do cancelamento do espetáculo, Shakira encontrou-se com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, com quem conversou sobre ações de combate à pobreza.30 Esse show foi enfim realizado no dia 24 de março de 2011, para um público de 15 mil pessoas.
Em novembro de 2011 Shakira anunciou que estava gravando seu novo álbum em inglês, que seria de músicas dos gêneros dance e electropop, contando com parcerias como Akon, LMFAO e Redone.33 Foi anunciado tambem que estariam presentes no novo álbum: Fernando Garibay, produtor do álbum: Born This Way de Lady Gaga, Sia Furler, Afrojack, Dr. Luke, produtor do álbum: Teenage Dream de Katy Perry, no qual várias músicas chegaram no topo da Billboard. 34 Em 13 de janeiro de 2014, ela lançou o primeiro single de seu novo álbum, intitulado Can´t Remember to Forget You em uma parceria com a cantora Rihanna, Tom Hull, Daniel Alexander e Erik Hassle, e produzida por John Hill e Kid Harpoon. Em 25 de março de 2014, Shakira lançou seu décimo álbum de estúdio, Shakira, este também é o quarto álbum bilingue da cantora colombiana. Ela anunciou que seu ábum seria misto, um pouco de rock, um pouco de reggae, um pouco de folk e naturalmente algumas músicas dance.
No dia 29 de janeiro de 2015, Shakira dá a luz de seu segundo filho com o jogador Gerard Piqué, Sasha.
Dilma Rousseff recebendo um violão de Shakira para leilão beneficente Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional.37 São beneficiadas crianças que perderam os pais e aquelas que possuem família. Nestes casos, os pais também recebem auxílio. Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços).37 Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais. Foi eleita a primeira colombiana a ser embaixadora do Unicef, o fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude.38 Regularmente, Shakira visita a fundação, que conta com o apoio de várias empresas, e até ensina as crianças a cantar e dançar. A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais. Além das distorções quanto a distribuição de renda, a guerrilha aprofunda estes problemas. No documentário de um dos seus DVD's, Shakira afirma que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assistencial, deixando de lado a educação. Ela também fez questão de colocar imagens de bairros pobres e de como é comum a presença do Exército nas ruas. Actualmente, Shakira aliou-se com cantores, e empresários e organizações de cooperação internacional criando a Fundação ALAS, ou América Latina en Acción Social, para arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente. A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef.
Shakira e Carlinhos Brown no show de encerramento da Copa do Mundo 2014 Shakira foi uma das principais artistas responsáveis pela mudança do mercado fonográfico latino. O sucesso de “Pies Descalzos”, lançado oficialmente na Colômbia em 6 de outubro de 1995, chamou à atenção para a América Latina. “Pies Descalzos” também foi um dos primeiros álbuns latinos a ter um retorno comercial considerável nos Estados Unidos. Devido a esse álbum, a Sony se viu obrigada a criar o prêmio Prisma de Diamante devido às 1 milhões de cópias vendidas na Colômbia, um feito inédito até então. Pouco mais de um ano depois, o disco já havia superado a marca dos 3 milhões de exemplares. Porém, foi mesmo a partir de seu segundo álbum, ¿Dónde están los ladrones?, lançado em 23 de Setembro de 1998, que o mercado fonográfico americano começou de fato a abrir-se para Shakira. O disco foi lançado em Miami, numa colectiva para mais de de trezentos jornalistas de todo o mundo. No mesmo dia, o disco vendeu trezentas mil cópias. Com esse álbum, a cantora colombiana foi indicada ao Grammy. Shakira também teve destaque ao receber prêmios como os da Billboard (Melhor Álbum, Melhor Artista Revelação, e Melhor Vídeo) e da Univision por Artista Feminina e Artista Revelação. Na tarefa de divulgar o álbum nos Estados Unidos, a cantora passou a se dedicar a aprender a língua inglesa e um dos singles do disco, Inevitable, ganhou uma versão em inglês, apresentada pela primeira vez na emissora de TV Norte americana ABC; no programa Rosie O'Donnel Show. O apelo comercial de Shakira levou à gravação de um álbum acústico. Com a colaboração de Tim Mitchel na produção e a participação do grupo Morra Ariaga, na noite de 12 de agosto de 1999, ela se apresentou no Manhattan Center Studios, em Nova Iorque. A apresentação, para cerca de quinhentas pessoas, seria a base para o lançamento do álbum MTV Unplugged. O sucesso do álbum rendeu a Shakira um Grammy, três Grammy Latinos e milhões de cópias vendidas. Shakira começou a investir em sua carreira internacional. Após quase dois anos dedicados à produção, ela ressurgiu na mídia com uma produção discográfica diferente das anteriores, um álbum com gravações em inglês intitulado Laundry Service, que veio a consolidar seu sucesso no mercado latino do pop rock. A boa imagem na mídia rendeu à cantora importantes contratos publicitários — como a Pepsi e a marca americana de jeans Calvin Klein — que a ajudariam na tarefa de manter sua imagem em evidência na mídia.