Discussão: Devocionais Diários

Devocionais Diários


TERÇA-FEIRA, 21 DE OUTUBRO DE 2014
Vamos Atravessar Para o Outro Lado
"Então perguntou aos seus discípulos: 'Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?'" (Marcos 4:40)

Um dia no mar da Galileia, Jesus disse a Seus discípulos "Vamos atravessar para o outro lado" (Marcos 4:35). Quando eles estavam fazendo a travessia, uma enorme tempestade veio do nada - o que era uma ocorrência comum naquele grande lago de água doce. Os marinheiros experientes ficaram aterrorizados com os ventos com a força de um furacão que os atingia e com a água entrando no barco.
Apesar do mau tempo, Jesus conseguiu dormir. Mas os discípulos não puderam mais se conter. Acordaram Jesus dizendo: "Mestre, não te importas que morramos?" (verso 38). O que é realmente um pouco acusador, mas era a maneira que se sentiam.
Eles estavam basicamente dizendo: “Senhor, Você está mesmo ciente do que estamos enfrentando agora? Por que Você permite isso?”
Como costumo dizer: "até se pode perguntar os por quês, contanto que não espere por uma resposta". Melhor chorar de angústia para Deus do que se voltar para Ele com raiva.
Jesus acordou e repreendeu a tempestade e também a eles, perguntando-lhes: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?"(verso 40) Ou literalmente, “Por que vocês são tão tímidos, medrosos?
Jesus estava dizendo: “Rapazes, vocês não aprenderam nada?”
Perceba que Jesus disse “Vamos atravessar para o outro lado!” Ele não disse “Vamos nos afogar no meio do Mar da Galileia!”
Ele não prometeu uma navegação suave ou um mar de rosas, mas prometeu uma passagem segura.
É melhor estar numa tempestade com Jesus do que em qualquer outro lugar sem Ele.
Ou num forno de fogo – pergunte a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Ou na jaula dos leões – pergunte a Daniel. Ou numa prisão – pergunte a Pedro. Ou numa tempestade novamente ou até mesmo naufragado – pergunte a Paulo.




QUARTA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO DE 2014
Reverência ou Relevância?
"Você foi chamado para ser um orador? Então fale como se o próprio Deus estivesse falando através de você. [...] (1 Pedro 4:11)

Parece que para alguns, mesmo na Igreja, se perdeu o “temor do Senhor”.
Houve um tempo em que, talvez em função das coisas serem "muito tensas", falava-se na Igreja em sussurros e risos raramente eram ouvidos. Mas hoje, muitas igrejas na tentativa de passar uma imagem de "legais", "atualizadas" ou "antenadas", perderam o foco.
Não estou sugerindo que tentem ser irrelevantes e chatas, mas a minha pergunta é: "Será que temos trocado a reverência pela relevância?"
Por exemplo: você tem visto pregadores falando nos mínimos detalhes sobre questões sexuais, que vão desde programas para ter "sexo todo dia, durante sete dias", até versões mais extremas em que falam de cima do púlpito, de maneira muito explícita, sobre atos sexuais específicos.
Há também a síndrome do "Pregador Xingador" - aquele pastor que acha legal usar palavrões no púlpito e que as pessoas vão vê-lo como um deles.
Isso tudo é realmente necessário? Acho que não.
Sou pastor há 35 anos. Nunca tivemos problema de alcançar o nosso público e ver as pessoas vindo para Cristo. Faço de tudo para ser real e autêntico, mas também subo no púlpito para falar a Palavra de Deus.
1 Pedro 4:11 diz: "Você foi chamado para ser um orador? Então fale como se o próprio Deus estivesse falando através de você."
Também nos é dito nas Escrituras para cuidar do que dizemos. Falando da língua, Tiago escreve: "Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!" (Tiago 3:9-10).




QUINTA-FEIRA, 23 DE OUTUBRO DE 2014
Ideias Erradas
"Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem." (1 Timóteo 4:16)

No Brasil de hoje, temos algo que poderia ser descrito como uma nova espiritualidade. É uma espécie de renascimento, não no sentido bíblico de pessoas se voltarem para Deus, mas um renascimento de todos os tipos de conceitos e crenças espirituais antigas e estranhas.
As pessoas estão espiritualmente famintas. Estão buscando a verdade. E o problema é que algumas dessas estranhas teologias estão encontrando o seu caminho dentro da igreja.
Devemos ter muito cuidado e manter alta a nossa guarda. Não se esqueça que quando o diabo enganou Eva no Jardim do Éden, ele fez isso com a verdade parcial. Ele não questionou a Palavra de Deus completamente. Em vez disso, questionou se Eva a entendeu corretamente.
Devemos ter cuidado com os ensinamentos equivocados que estão por aí hoje em dia. Muitas vezes, quando um novo ensinamento surge, muitos de nós ficamos animados, imaginando: legal, uma nova revelação!
Espero que isso não vá decepcioná-lo, mas: não existe nenhuma nova revelação. Tudo o que você precisa saber sobre Deus já está escrito em Seu Livro. Como já foi dito: se é verdade, não é nova. E se é nova, não é verdade.
Portanto, não vá à procura de novas revelações. Ao contrário, invista seu tempo aprendendo a Palavra de Deus. Ele vai trazer-lhe uma edificante compreensão sobre ela.
Há anos atrás, o grande pensador C. S. Lewis nos advertiu: "Se você não se atenta à teologia, não significa que você não tenha ideias a respeito de Deus. Significa que você tem um monte de ideias erradas." Acho que isso é especialmente importante para os dias de hoje.
Precisamos conhecer o que Jesus disse. Precisamos saber o que é a verdade. Precisamos prestar atenção às doutrinas.



SEXTA-FEIRA, 24 DE OUTUBRO DE 2014
Não Mais do Lado de Fora
"Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo [...]" (Mateus 27:51)

Se eu pudesse estar presente em algum momento da história, um evento que gostaria de ter visto foi o véu do templo se rasgando em duas partes.
No pátio interior do templo de Jerusalém, no Santo dos Santos, ficava a Arca da Aliança. Era aí que o sumo sacerdote ia uma vez por ano para oferecer sacrifícios pelos pecados do povo. Um véu, muito espesso, uma cortina de tecido, separava o Santo dos Santos do resto do templo.
Quando Jesus morreu na cruz como um sacrifício pelos nossos pecados, aquela pesada cortina se rasgou de alto a baixo. Não foi rasgada debaixo para cima, como se alguma pessoa a estivesse rasgando. Em vez disso, ela foi rasgada de cima para baixo, porque era Deus quem a estava rasgando.
Deus estava dizendo: "Você não está mais do lado de fora. Pode entrar. Meu filho abriu um caminho para você."
O apóstolo Paulo explicou como podemos agora nos aproximar de Deus:
"Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé [...]". (Hebreus 10:19-22)
O véu foi rasgado. Jesus é o nosso intercessor. Não temos mais que passar por uma pessoa para chegar a Deus. Não temos mais que passar por rituais. Em vez disso, Jesus abriu um caminho novo e vivo para chegarmos a Deus.
Jesus pagou tudo. É sempre muito importante lembrarmos disso.





SEGUNDA-FEIRA, 27 DE OUTUBRO DE 2014
Uma Lembrança Permanente
"Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! [...]" (Lucas 24:39)

Com o que será que se parecia o corpo ressurreto de Jesus? A Bíblia nos diz que após a cruel tortura, após a cruel crucificação pelas quais passou Jesus e pelos três dias em que ficou na tumba, Ele podia ser reconhecido. Seus seguidores sabiam quem Ele era.
Sabemos que ele tinha um corpo de carne e osso. Jesus falou aos discípulos, “Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho” (Lucas 24:39).
Também sabemos que Jesus se alimentava como nós. Imaginem a surpresa dos discípulos quando o Senhor Ressurreto apareceu a eles e disse “Vocês têm alguma comida?”.
“O quê!?” eles devem ter pensado. Mas eles deram a Jesus um pedaço de peixe assado, e Ele comeu. (ver Lucas 24:41-43)
Seu corpo ressurreto também poderia ser tocado e sentido. Enquanto as mulheres retornavam de Sua tumba vazia, “De repente, Jesus as encontrou e disse: 'Salve!' Elas se aproximaram dele, abraçaram-lhe os pés e o adoraram”. (Mateus 28:9)
Então, quando Jesus apareceu aos discípulos no local onde costumavam se reunir, disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". (João 20:27)
Isto nos mostra que em Seu corpo ressurreto, Jesus permanecia com as marcas da crucificação. E ele vai permanecer com essas marcas por toda a eternidade (ver Zacarias 12:10)
Acredito que isso tudo aconteceu para nos lembrar de como podemos chegar lá. Não estaremos nos céus devido às nossas boas obras. Estaremos nos céus devido ao Seu sangue derramado, devido aos pregos que atravessaram Suas mãos e pés em nosso favor.


TERÇA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO DE 2014
Eu Creio em Deus
"Assim, tenham ânimo, senhores! Creio em Deus que acontecerá do modo como me foi dito." (Atos 27:25)

Naquela noite num barco sacudido por uma tempestade no Mediterrâneo, o apóstolo Paulo dirigia-se para Roma. Ele havia sido perseguido e preso e estava indo para comparecer diante de César, para ser julgado.
Eis que no caminho, uma terrível tempestade surgiu. Foi tão violenta que os marinheiros a bordo do navio pensaram que iriam morrer. Eles não viram o sol ou as estrelas por dias e não sabiam onde estavam.
Mas Paulo foi capaz de levantar-se no convés do navio sacudido pela tempestade e dizer para aquela tripulação assustada:
“Mas agora recomendo-lhes que tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida; apenas o navio será destruído. Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me: ‘Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe as vidas de todos os que estão navegando com você’. Assim, tenham ânimo, senhores! Creio em Deus que acontecerá do modo como me foi dito. Devemos ser arrastados para alguma ilha”. (Atos 27:22-26)

É uma coisa maravilhosa quando nós, como cristãos, podemos dizer essas palavras: "Eu creio em Deus."
É especialmente bom ser capaz de dizer isso nesse mundo louco que parece ficar cada dia mais escuro, tempestuoso e perverso. Na verdade, estamos vivendo uma época em que o errado parece ser certo e o certo parece ser errado. Tudo está invertido.
Mas Deus é eterno, Ele nunca muda. Ele disse ao profeta Malaquias: "De fato, eu, o Senhor, não mudo. [...]" (Malaquias 3:6). Podemos confiar n'Ele.
Como o apóstolo Paulo, podemos dizer: "Eu creio em Deus."



QUARTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2014
Qual é o Seu Propósito de Vida?
"E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo"(Filipenses 3:8)

Qual é o seu propósito de vida? Todo mundo tem um. Alguns de nós o declaram, outros apenas o praticam. Todos temos algo que é nosso propósito na vida, algo que nos faz levantar de manhã, algo que nos faz viver e pelo qual estaríamos dispostos até a morrer. Pode ser alcançar um determinado nível de conforto, uma quantidade de bens, ser feliz, ser famoso, ser um intelectual...
- Você já se perguntou qual é o seu propósito de vida?
O apóstolo Paulo determinou que seu propósito na vida era conhecer o Senhor. Paulo escreveu para a igreja em Filipos: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo." (Filipenses 3:7-8)
Paulo reconheceu a maravilha que era tornar-se mais intimamente ligado a Ele. Deus pode e quer ser conhecido. Talvez não possamos compreendê-Lo completamente, mas podemos conhecê-lo de uma maneira absolutamente pessoal e muito real.

Que grande propósito de vida teve o apóstolo Paulo. Espero que este também possa ser o seu.


QUINTA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO DE 2014
Onisciente e Sempre Presente
"[...] Todos os meus caminhos te são bem conhecidos." (Salmos 139:3)
Como é Deus? Onde Ele está? Ele sabe tudo?
Encontramos em Salmos 139 dois principais atributos de Deus, nas palavras do rei Davi:
"Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos." [...] "Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá." (Salmos 139:1-3; 7-10)
A partir desse Salmo e também de outras passagens bíblicas, aprendemos que Deus é onipresente (Ele está em toda parte) e onisciente (Ele sabe tudo).
Isso pode ser reconfortante ou assustador. Depende do seu relacionamento com Deus. Se o seu relacionamento com Ele está próximo, é muito reconfortante saber que, não importa o que você enfrente na vida, Deus vai estar lá para ajudar-lhe.
Aconteça o que acontecer em sua vida, você deve lembrar-se que Ele dá Seu o amor com as melhores intenções. Lembre-se de como você atravessa as dificuldades da vida.
Você pode ter certeza de que nunca estará sozinho. O Deus onisciente e onipresente está sempre ao seu lado.



SEGUNDA-FEIRA, 3 DE NOVEMBRO DE 2014
O Deus Todo-Poderoso
"[...] Nada é difícil demais para ti." (Jeremias 32:17)
O poder de Deus é limitado? As escrituras nos dizem que Deus é onipotente, o que significa todo-poderoso.
Mesmo quando Jó estava sob dor e sofrimento, disse ao Senhor: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado" (Jó 42:2).
O profeta Jeremias proclamou o poder de Deus: "Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti" (Jeremias 32:17).
O arcanjo Gabriel tranquilizou Maria dizendo: "nada é impossível para Deus" (Lucas 1:37).
Então, veja como é bobo dizermos algo do tipo: "Já tentei de tudo, e agora só me resta rezar". "Agora tudo o que lhe resta fazer é voltar-se para o Deus todo-poderoso, o Criador do universo, que aliás lhe ama muito".
Como assim, só lhe resta fazer isso?
Pelo contrário: esta é exatamente a primeira coisa que você fazer. A primeira coisa a ser feita, antes de mais nada, devemos entregar os nossos problemas a Deus, pois nada é difícil demais para Ele.
Nada é impossível. Nada está além do alcance dEle. Nada está além da Sua capacidade.


"Podemos escolher o que semear,
mas somos obrigados
a colher aquilo que semeamos."
"O Evangelho
não é o livro de um povo apenas,
mas o código de princípios
morais do universo,
adaptável a todas as pátrias,
a todas as raças
e a todas as criaturas"
" Você foi feito por Deus e não o contrário;
viver é deixar Deus usá-lo para seus propósitos,
e não você usar a Deus para o que deseja. "


Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.