Discussão: MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

MENSAGENS PARA REVELAR! PALAVRA DE VERDADE!!

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Jesus Cristo é Senhor da igreja e do mundo. Sua vinda foi o cumprimento das expectativas do Antigo Testamento a respeito de uma comunidade de salvos que se estenderia muito além do povo judeu. A vinda de Jesus, especialmente Seu sofrimento e ressurreição, iniciou uma nova era na qual desapareceu a distinção entre judeus e gentios, no que diz respeito ao evangelho. Jerusalém continuaria sendo o centro, pelo menos por certo tempo.

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Contudo, o ponto de partida não mais seria o templo de Herodes localizado ali, mas os judeus convertidos a Cristo; eles haviam se tornado o templo vivo. Esses cristãos judeus seriam, então, o verdadeiro “remanescente” de Israel. Esse anúncio da missão mundial, universal, de Cristo, como Salvador de todas as nações, foi repetido em Seu nascimento, durante Sua infância e em Seu batismo.

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! Lucas 2:8-14.

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E, pelo Espírito, foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos, luz para alumiar as nações e para glória de teu povo Israel. José e Maria se maravilharam das coisas que dele se diziam. Lucas 2:25-33.

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados, segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas. Todo vale se encherá, e se abaixará todo monte e outeiro; e o que é tortuoso se endireitará, e os caminhos escabrosos se aplanarão; e toda carne verá a salvação de Deus. Lucas 3:3-6. No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29.

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! O que as passagens ensinam sobre a missão universal de Jesus ao mundo? No nascimento de Jesus, os anjos anunciaram paz na Terra entre os homens; Simeão disse que Jesus traria a salvação que Deus havia preparado diante de todos os povos, e seria luz para os gentios e glória para Israel; João Batista, referindo-se à missão de Jesus, disse que toda carne veria a salvação de Deus; também anunciou Jesus como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Sem dúvida, Jesus veio como Salvador de toda a humanidade. O que essa verdade significa para nós, no contexto da missão?
“O espírito missionário necessita ser reavivado em nossas igrejas. Cada membro deve estudar de que modo poderá contribuir para o avanço da causa de Deus, tanto em seu país quanto em terras estrangeiras. Mal se tem realizado nos campos missionários a milésima parte do que deveria ser feito. Deus convida Seus obreiros a anexar novos territórios para Ele. Existem ricos campos de trabalho aguardando pelo obreiro fiel.”


MISSÃO EM FAVOR DOS JUDEUS! “Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” Mateus 15:24. Entre Sua primeira aparição pública e Sua crucifixão, Jesus concentrou Seu ministério quase exclusivamente nos judeus, e especialmente na Galileia. O Senhor Se dirigiu primeiro a Israel. Antes da cruz há bem poucas mensagens de boas-novas para os gentios. Aparentemente, Jesus desejava despertar o povo judeu para o lugar, o propósito e o papel que eles tinham na missão geral de Deus em favor da humanidade perdida. Os israelitas deviam ter a oportunidade de ser testemunhas da mensagem de Deus ao mundo.

MISSÃO EM FAVOR DOS JUDEUS! Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Mateus 10:5 e 6. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28:19.

MISSÃO EM FAVOR DOS JUDEUS! Que motivo Jesus teria para dizer essas palavras? Como entendê-las no contexto do propósito universal do que Cristo veio fazer e no contexto da missão como um todo? Jesus estabeleceu primeiramente uma base em Israel, para que depois os cristãos saíssem dali e levassem o evangelho a todo o mundo.

MISSÃO EM FAVOR DOS JUDEUS! Quando consideramos a vida e o ministério de Jesus, precisamos observar uma clara distinção entre Seu pensamento, ideais, princípios e planejamento, por um lado, e a maneira pela qual Ele realizou esses propósitos, por outro. Em Sua vida e ministério diários, Ele Se identificou com a cultura judaica, assim como o Antigo Testamento predisse a respeito do Messias. Mas o impacto de Sua encarnação era universalmente aplicável. Por Sua morte e ressurreição, Ele levaria os pecados do mundo.

MISSÃO EM FAVOR DOS JUDEUS! Detectamos aqui um importante princípio bíblico para o estabelecimento da missão. O primeiro passo foi dado no sentido de criar um centro a fim de estabelecer uma base geográfica e cultural forte e estável: Israel e o povo judeu. Depois que isso tivesse sido realizado, o passo seguinte da missão seria o desenvolvimento para fora, a partir do centro, numa extensão cada vez mais ampla.

MISSÃO EM FAVOR DOS JUDEUS! Pense na igreja que você frequenta. Ela reflete as ideias expressas acima, sendo uma base forte e estável que se expande para alcançar os outros? Como vocês podem evitar o perigo de se voltarem para si mesmos, ficando preocupados apenas com as próprias necessidades, em detrimento do testemunho e da missão?


MISSÃO EM FAVOR DOS GENTIOS! Embora Jesus tivesse passado a maior parte de Seu tempo entre os judeus, servindo-os em seu contexto cultural, Ele deixou claro, em Seus ensinos e em Seu ministério, que Sua missão era universal. O evangelho devia ser pregado às nações, sendo Israel a base inicial. A salvação dos gentios é parte do plano de Deus. Ela foi incorporada aos ensinos de Jesus.

MISSÃO EM FAVOR DOS GENTIOS! Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Mateus 5:13 e 14. Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória. Marcos 14:9.

MISSÃO EM FAVOR DOS GENTIOS! Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem, o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno. O inimigo que o semeou é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. Mateus 13:36-43.

MISSÃO EM FAVOR DOS GENTIOS! Quais declarações de Jesus indicam que a missão da igreja incluía outros povos além dos judeus? Jesus chamou os discípulos de sal da Terra e luz do mundo, indicando um alcance universal de sua missão; Jesus disse que o evangelho seria pregado em todo o mundo; na parábola da ceia, disse que, como os primeiros convidados não eram dignos, o servo devia ir também aos caminhos e atalhos o restante do mundo e obrigar todos a entrar; na parábola do joio e do trigo, Jesus disse que o campo é o mundo.

MISSÃO EM FAVOR DOS GENTIOS! Apesar do fato de Jesus ter trabalhado principalmente entre os judeus, não há dúvida de que, desde o princípio, Sua missão era em favor do mundo todo. Já em Seu batismo, João Batista reconheceu isso claramente: “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” A palavra “mundo” do grego kosmos, ocorre cerca de cem vezes nos evangelhos. Aproximadamente a metade delas se refere ao propósito mundial de Jesus como Redentor.

MISSÃO EM FAVOR DOS GENTIOS! Na parábola que Jesus contou em Lucas 14:16-24, os convidados para a ceia deram todo tipo de desculpas para não ir. Leia essas desculpas novamente. Até certo ponto, nenhuma delas parecia absurda, não é mesmo? Que lição importante aprendemos com isso?


A GRANDE COMISSÃO! Jesus passou os 40 dias entre Sua ressurreição e Sua ascensão primariamente na preparação dos discípulos e de Sua igreja para o evangelismo mundial. O relato da ascensão mais conhecido e citado é o de Mateus. Contudo, durante esse perío­do houve outras ocasiões nas quais o Cristo ressuscitado pode ter dado detalhes adicionais sobre a comissão evangélica. Houve duas aparições em Jerusalém, duas na Galileia uma junto ao Mar de Tiberíades, outra no topo da colina e uma reunião relatada em Atos 1:1-14.

A GRANDE COMISSÃO! E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! Mateus 28:18-20.

A GRANDE COMISSÃO! E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém! Marcos 16:15-20.

A GRANDE COMISSÃO! E eis que, no mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cleopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? Lucas 24:13-18.

A GRANDE COMISSÃO! E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas, agora, com tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; e, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. Lucas 24:19-23.

A GRANDE COMISSÃO! E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro e acharam ser assim como as mulheres haviam dito, porém, não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o e lho deu. Abriram-se-lhes, então, os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. Lucas 24:24-31.


A GRANDE COMISSÃO! Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e, àqueles a quem os retiverdes, lhes são retidos. Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. João 20:19-25.

A GRANDE COMISSÃO! E, oito dias depois, estavam outra vez os seus discípulos dentro, e, com eles, Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco! Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram! Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. João 20:26-31.

A GRANDE COMISSÃO! E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. Então, aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica porque estava nu e lançou-se ao mar. E os outros discípulos foram com o barco porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados, levando a rede cheia de peixes. Logo que saltaram em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes. João 21:4-10.

A GRANDE COMISSÃO! Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, sendo tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: Vinde, jantai. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Porque sabiam que era o Senhor. Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lho, e, semelhantemente, o peixe. E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos depois de ter ressuscitado dos mortos. E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. João 21:11-17.

A GRANDE COMISSÃO! Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias: mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras. E disse isso significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isso, disse-lhe: Segue-me. E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. João 21:18-22.

A GRANDE COMISSÃO! Divulgou-se, pois, entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Este é o discípulo que testifica dessas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e, se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém! João 21:23-25.


A GRANDE COMISSÃO! Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera; aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e falando do que respeita ao Reino de Deus. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que disse ele de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Atos 1:1-5.

A GRANDE COMISSÃO! Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel? E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:6-11.

A GRANDE COMISSÃO! Há seis ocasiões nas quais a narrativa da Grande Comissão é abordada, sob vários ângulos: numa montanha na Galileia à mesa na estrada para Emaús no cenáculo na praia quando Cristo foi elevado aos Céus Quais pontos-chave esses incidentes têm em comum? O encontro com o Cristo ressuscitado; a missão de compartilhar aquilo que tiveram o privilégio de conhecer; e o fato de que essa missão deveria alcançar todo o mundo; a missão foi dada por Cristo àqueles que testemunharam Sua vitória sobre a morte.

A GRANDE COMISSÃO! Sob o poder do Espírito Santo e em obediência às palavras de Jesus, os apóstolos se espalharam rapidamente pelo mundo antigo. Paulo pregou na costa norte do Mediterrâneo; Filipe trabalhou em Samaria. Segundo uma antiga tradição cristã, Mateus viajou para a Etiópia e Tomé para a Índia.

A GRANDE COMISSÃO! Embora tendo começado em pequeno número, e com tanta oposição, pela graça do Senhor esses fiéis seguidores foram capazes de espalhar a mensagem do evangelho ao mundo. Apesar de suas falhas, pontos fracos, temores e lutas, eles aceitaram o chamado e trabalharam pela salvação do mundo, isto é, procuraram compartilhar o que aprenderam sobre Jesus, o que obtiveram dEle. Não é isso que significa ser cristão?

A GRANDE COMISSÃO! O que você recebeu em Cristo? Como sua resposta a isso deve influenciar sua atitude para com o testemunho a outros e a missão em favor deles?

A GRANDE COMISSÃO! De acordo com Mateus, Jesus predisse que “será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.” Ao mesmo tempo, as Escrituras deixam claro outro ponto: “A respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos Céus, nem o Filho, senão o Pai.” Note igualmente as palavras de Jesus: “Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela Sua exclusiva autoridade.”

A GRANDE COMISSÃO! Assim, embora as boas-novas do evangelho tenham sido pregadas, e estejam sendo pregadas como nunca antes, e embora creiamos que a vinda de Cristo ocorrerá em breve, “não devemos ficar envolvidos com especulações a respeito dos tempos e épocas que Deus não revelou. Jesus disse a Seus discípulos que vigiassem, mas não em relação a um tempo definido. Seus seguidores devem estar na posição daqueles que estão atentos às ordens de seu Capitão; devem vigiar, esperar, orar e trabalhar à medida que vão se aproximando do tempo da vinda do Senhor.”

A GRANDE COMISSÃO! Apesar do claro ensino quanto a não marcar datas para a vinda de Cristo, raramente passa um ano sem notícias sobre algum grupo cristão marcando uma data para esse evento. Por que as pessoas insistem em fazer isso, além do fato de que é uma boa técnica para levantar recursos? Afinal, se Jesus voltará em 19 de junho de 2016, ou em qualquer outra data, para que servirá seu dinheiro agora? Por que é tão ruim para o testemunho cristão que essas datas, ano após ano, se demonstrem falsas?

A GRANDE COMISSÃO! Pense nos obstáculos que os cristãos primitivos enfrentaram para cumprir a missão, considerando que eles eram tão poucos. Quais são os obstáculos que enfrentamos na missão hoje? O que podemos aprender sobre o sucesso da igreja primitiva que nos ajuda a fazer o que fomos chamados a empreender?


MISSÕES TRANSCULTURAIS! “Eis aqui o Meu Servo, que escolhi, o Meu amado, em quem a Minha alma Se compraz. Farei repousar sobre Ele o Meu Espírito, e Ele anunciará juízo aos gentios.” Mateus 12:18. É interessante que Jesus tenha passado tanto tempo de Seus primeiros anos na Galileia, que era conhecida como a Galileia dos gentios, sem dúvida devido à influência não judaica na província.

MISSÕES TRANSCULTURAIS! Nessa região, em Nazaré, Jesus passou a maior parte dos anos que precederam Seu ministério. Graças à sua localização, Nazaré ficava próxima às principais rotas usadas pelas unidades do exército romano, bem como pelas caravanas de mercadores. Consequentemente, Jesus deve ter tido contato com não judeus durante os primeiros anos de Sua vida sem mencionar o tempo que Ele passou no Egito.

MISSÕES TRANSCULTURAIS! Depois de ter sido rejeitado em Nazaré, Jesus centralizou Seu ministério em Cafarnaum, cidade galileia cosmopolita. Esses contatos com os gentios e com seu mundo impactaram significativamente Seu ministério e ensino. Embora Ele Se concentrasse em Israel, Sua preocupação era o mundo. Durante os mais de três anos de Seu ministério, entre o batismo e a ascensão, em pelo menos seis ocasiões Jesus teve contato direto com pessoas de outras nações. Examinaremos esses contatos nos relatos dos evangelhos. Desenvolva o hábito de realizar o culto diário em seu lar. Ajude sua família a viver uma maravilhosa experiência com Deus!


A MULHER SAMARITANA! No tempo de Jesus, o antigo Israel estava dividido em três províncias: Galileia, Samaria e Judeia. Samaria estava situada entre a Galileia e a Judeia. Os samaritanos adoravam o Deus de Israel, mas também adoravam deuses importados de terras pagãs. Como campo missionário inicial, Samaria era ideal para os apóstolos porque ficava geograficamente próxima de Israel.

A MULHER SAMARITANA! E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isso quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana porque os judeus não se comunicam com os samaritanos? Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. João 4:4-10.

A MULHER SAMARITANA! Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. A mulher respondeu e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. João 4:11-19.

A MULHER SAMARITANA! Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias que se chama o Cristo vem; quando ele vier, nos anunciará tudo. Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. E nisso vieram os seus discípulos e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela? Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade e foram ter com ele. João 4:20-30.

A MULHER SAMARITANA! O que podemos aprender dessa história sobre a forma pela qual Jesus testemunhava aos não judeus? De que maneira Jesus ultrapassou os limites da tradição para alcançar essa mulher? Jesus não tinha preconceitos nem Se restringia a tradições. Ele ultrapassou os limites da tradição ao iniciar um diálogo com uma pessoa do sexo oposto, algo que não estava de acordo com os costumes sociais judaicos.

A MULHER SAMARITANA! A mulher samaritana era cautelosa, estava bem informada sobre a história de seu povo e fazia perguntas inteligentes. Ela conduziu a conversa com suas perguntas. Jesus, contudo, escolheu, dentre as perguntas e as declarações que ela fez, as coisas que a beneficiariam espiritualmente. O único ponto em que Jesus mudou a conversa foi quando disse a ela que trouxesse seu marido, sabendo que ela não era casada, mas havia tido vários maridos. Naturalmente, pedir-lhe que fizesse isso abriu caminho para que Ele a alcançasse, por mais desconfortável que ela tivesse se sentido. Contudo, ao agir dessa forma, Ele conseguiu testemunhar para ela de maneira poderosa.

A MULHER SAMARITANA! Além disso, não devemos passar por alto o que aconteceu em João 4:27. Os discípulos ficaram surpresos porque Jesus estava falando com uma estrangeira. Ele transgrediu alguns dos costumes judaicos: primeiro, pedindo a uma mulher samaritana que Lhe desse água; segundo, ficando sozinho com ela. Em Israel um homem não podia ser visto sozinho com uma mulher, a menos que ela fosse membro de sua família. Jesus seguia os costumes judaicos quando estava em Israel. No entanto, em Samaria Ele estava fora do território judeu, e não Se prendeu às tradições judaicas, embora, como vemos em outra parte, Jesus fizesse distinção entre as tradições criadas pelo homem e as ordens e preceitos de Deus.

A MULHER SAMARITANA! Você está disposto a sair de sua “zona de conforto” para ministrar a outros? Até que ponto você deve ir para cumprir essa missão?


O OFICIAL DO EXÉRCITO ROMANO! E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe 6e dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: Eu irei e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará, pois também eu sou homem sob autoridade e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu criado: faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isso, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no Reino dos céus; E os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes. Então, disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E, naquela mesma hora, o seu criado sarou. Mateus 8:5-13.

O OFICIAL DO EXÉRCITO ROMANO! E, depois de concluir todos esses discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum. E o servo de um certo centurião, a quem este muito estimava, estava doente e moribundo. E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo. E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isso. Porque ama a nossa nação e ele mesmo nos edificou a sinagoga. Lucas 7:1-5.

O OFICIAL DO EXÉRCITO ROMANO! E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; e, por isso, nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará. Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: vai; e ele vai; e a outro: vem; e ele vem; e ao meu servo: faze isto; e ele o faz. E, ouvindo isso, Jesus maravilhou-se dele e, voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé. E, voltando para casa os que foram enviados, acharam são o servo enfermo. Lucas 7:6-10.

O OFICIAL DO EXÉRCITO ROMANO! O que essa história ensina sobre o fato de que até mesmo os maiores pontos de divisão cultural podem ser superados pelo evangelho? Um romano, julgando-se indigno, pediu a intercessão de alguns judeus para que seu pedido fosse levado até Jesus e, em resultado, veio a experimentar o poder de Cristo. Os judeus ajudaram um romano, membro de um povo inimigo, a receber Cristo, porque a divisão cultural foi superada.

O OFICIAL DO EXÉRCITO ROMANO! Em Cafarnaum um oficial romano da categoria dos centuriões comandantes de 100 homens procurou Jesus. Os judeus tinham ódio do exército romano, e muitos romanos odiavam os judeus. Apesar dessa grande divisão cultural e política, podemos ver aqui a estreita relação entre os romanos e os judeus. Lucas escreveu que o centurião foi até os “anciãos dos judeus” para pedir que eles trouxessem Jesus para curar seu servo. É fascinante que eles fizeram exatamente isso, pedindo a Jesus que fosse curar o servo do homem. Quem eram esses anciãos? Os versos não dizem, mas parece que eles tinham um relacionamento diferente com Jesus em comparação com alguns outros líderes judeus.

O OFICIAL DO EXÉRCITO ROMANO! Entretanto, o centurião era, obviamente, um homem de fé. As palavras que ele disse a Jesus: “Apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado” foram um admirável testemunho de sua fé nEle. O centurião “não esperou para ver se os próprios judeus receberiam Aquele que dizia ser seu Messias. Ao brilhar sobre ele a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo, havia, embora à distância, discernido a glória do Filho de Deus.”

O OFICIAL DO EXÉRCITO ROMANO! O centurião entendia e respeitava os pontos delicados da religião judaica. Ele sabia que, segundo a lei, não era permitido que um judeu entrasse na casa de um pagão; portanto, pediu que Jesus atuasse de longe. O servo foi curado. A fé do centurião pagão foi recompensada. Jesus mostrou que a experiência do centurião era um modelo do que ocorrerá no grande dia em que pessoas do mundo todo se unirão aos patriarcas judeus no banquete messiânico.

O OFICIAL DO EXÉRCITO ROMANO! Além das outras lições tiradas dessa cura, vemos que grandes pontos de divisão cultural não conseguiram manter a separação entre os judeus e esse romano. Que lições podemos obter quanto à necessidade de superar todas as diferenças culturais, mantendo a consciência limpa, a fim de alcançar outros? Você está disposto a sair de sua “zona de conforto” para ministrar a outros? Até que ponto você deve ir para cumprir essa missão?


LIDANDO COM OS DEMÔNIOS! E chegaram à outra margem do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo, o qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender. Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões, em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes e pelos sepulcros e ferindo-se com pedras. E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o. Marcos 5:1-6.

LIDANDO COM OS DEMÔNIOS! E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes. Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo. E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província. E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar eram quase dois mil e afogou-se no mar. Marcos 5:7-13

LIDANDO COM OS DEMÔNIOS! E os que apascentavam os porcos fugiram e o anunciaram na cidade e nos campos; e saíram muitos a ver o que era aquilo que tinha acontecido. E foram ter com Jesus, e viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido e em perfeito juízo, e temeram. E os que aquilo tinham visto contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos. E começaram a rogar-lhe que saísse do seu território. E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti. E ele foi e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilhavam. Marcos 5:14-20.

LIDANDO COM OS DEMÔNIOS! E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então, chegou ela e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então, respondeu Jesus e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé. Seja isso feito para contigo, como tu desejas. E, desde aquela hora, a sua filha ficou sã. Mateus 15:21-28.

LIDANDO COM OS DEMÔNIOS! De que maneira Jesus Se relacionava com os não judeus? Qual é o significado das Suas palavras à mulher cananeia? Que lições os discípulos deviam aprender, vendo Jesus ministrar àqueles que não faziam parte do povo da aliança? Embora tivesse Seu ministério centralizado nos judeus, Jesus não deixou de atender aos pedidos e às necessidades dos não judeus, nem os deixou sem testemunho. As palavras de Jesus tinham o objetivo de provar a fé da mulher e dar uma lição aos discípulos, pois eles consideravam os gentios como cães. Os discípulos deviam aprender a lição de que o evangelho também precisava ser levado aos pagãos.

LIDANDO COM OS DEMÔNIOS! A região dos gadarenos ficava na praia oriental do Mar da Galileia. Era uma área que antes havia sido dominada pela Grécia, mas que tinha se tornado parte da província romana da Judeia. O homem de Gadara estava obviamente possuído, e sua possessão se manifestava de forma horrível. Ele precisava verdadeiramente da ajuda divina, e a obteve.

LIDANDO COM OS DEMÔNIOS! O fato de que essa libertação tenha ocorrido em território pagão é confirmado pela presença dos porcos. É interessante notar a reação à perda econômica quando os porcos se afogaram; o povo da cidade pediu a Jesus que saísse de seu território. Jesus, por Sua vez, pediu ao homem curado que ficasse. Ele devia testemunhar ao seu povo sobre Jesus; sem dúvida, sua vida transformada, ainda mais que suas palavras, seriam um poderoso testemunho.

LIDANDO COM OS DEMÔNIOS! No incidente seguinte, a criança sidônia estava “endemoninhada e sofrendo muito. Sua mãe, que era cananeia, ilustrava a mistura cultural que havia naquela região. Seus ancestrais cananeus haviam sido desalojados de sua terra quando Israel a herdou, sob a liderança de Josué. Nesse episódio, novamente, vemos Jesus interagindo com aqueles que não pertenciam a Israel. Ao falar com ela, Jesus usou uma linguagem um tanto áspera, comparando o povo dela a cães, mas isso provou a fé da mulher e mostrou sua humilde disposição de obter a ajuda de que necessitava.

LIDANDO COM OS DEMÔNIOS! “O Salvador ficou satisfeito. Provou-lhe a fé nEle. Por Seu trato com ela, mostrou que aquela que era tida como rejeitada de Israel, não mais era estranha, mas uma filha na família de Deus. Como filha, teve o privilégio de partilhar das dádivas do Pai. Cristo assegurou-lhe então o que pediu, e concluiu a lição dada aos discípulos.”

LIDANDO COM OS DEMÔNIOS! A lição foi que, contrariamente ao que os judeus pensavam, a obra do evangelho não se destinava apenas a eles, mas devia ir também a outras nações.


Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.