Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro,
o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava
escrito nos livros.” - Apocalpse 20:12
“Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.”
Lucas 10:20
“A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, também
com Clemente e com os demais cooperadores meus,
cujos nomes se encontram no Livro da Vida.”
Filipenses 4:3
“Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe,
o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que
for achado inscrito no livro.” - Daniel 12:1
“Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada,
nem o que pratica abominação e mentira, mas somente
os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.”
Apocalipse 21:27
Você tem medo da morte? Alguma vez você já pensou que a morte pode não ser o fim?
Hoje quero falar de Jesus como o Senhor da ressurreição. De alguma maneira todos temos alguma preocupação com a morte. Talvez porque tenhamos algum ente querido, como pai, mãe, ou irmão, filho, ou amigo, que já se foi. Ou simplesmente por medo da morte. Ou ainda por outra razão qualquer.
O assunto está baseado em João 11, onde encontramos a descrição da ressurreição de Lázaro, um grande amigo de Jesus, que residia na cidade de Betânia com suas irmãs Marta e Maria.
O texto diz que Lázaro adoeceu e suas irmãs mandaram chamar a Jesus, mas Ele estava muito longe, de forma que demorou e Lázaro acabou morrendo.
Jesus amava aquela família, quando Lázaro já estava morto, Jesus disse aos seus discípulos que Lázaro estava dormindo, comparando portanto a morte com o sono.
Quando chegaram a Betânia, Lázaro já havia sido sepultado há 4 dias. As duas irmãs se lançaram aos pés de Jesus com a mesma expressão:
“Se estivesses aqui, nosso irmão não teria morrido.”
João 11: 21 e 32
Jesus então prometeu para elas que o irmão haveria de ressurgir, e elas creram naquela promessa, mas achavam que Jesus estivera falando sobre a grande ressurreição que se dará no último dia por ocasião da sua segunda vinda.
Foi quando então Jesus pronunciou uma das frases mais poderosas do Novo Testamento:
“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim
ainda que morra viverá. E todo o que vive e crê em mim
nunca morrerá eternamente.” João 11:25 e 26
“Cristo é a luz, a Luz do mundo. Nele não há treva nenhuma.”
I João 1:5
A Bíblia diz que a humanidade pecou, isto é transgrediu a Lei de Deus. Rom 3:23
“(...) Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.”
Romanos 3:23
A Bíblia também diz que os justos entrarão na cidade de Deus. Então surge a pergunta: Quando um pecador se torna justo aos olhos de Deus? É o Espírito Santo que aquece a pessoa com o desejo de justiça e ódio ao pecado.
“Porque todos os que são guiados pelo Espirito de Deus,
são filhos de Deus.” - Romanos 8:14
Só Ele pode trazer paz ao coração e terminar com o estado de guerra não resolvido em nossa vida.
“Portanto sendo justificados pela fé, temos paz com Deus,
por nosso Senhor Jesus Cristo.” - Romanos 5:1
O assunto está baseado em Lucas capítulo 19 versos de 1 a 10. Trata-se do encontro de Jesus com um homem chamado Zaqueu.
O Senhor havia entrado na cidade de Jericó e atravessava a cidade. A multidão arrastava Jesus. E havia ali um homem que queria ver o Mestre. Este fato não chama muita atenção porque durante sua vida e ministério muitas pessoas buscaram ver Jesus.
O que chamou a atenção é que aquele homem era um dos maiorais dos publicanos. Ele era de pequena estatura, mas, muito rico, e por causa da multidão, saiu correndo à frente e subiu numa árvore, por onde certamente Jesus iria passar.
É certo que não conhecemos bem os planos de Deus para nossa vida, mas podemos pelo menos tentar nos colocar numa posição onde possamos ser alcançados por Jesus. E foi o que Zaqueu fez.
Deus em Sua sabedoria e providência tomou todas as precauções para que pudéssemos ser salvos.
É maravilhoso imaginar Jesus passando pela avenida, apertado pela multidão, e quando chega exatamente debaixo da árvore sobre a qual Zaqueu está, Jesus pára.
Toda a multidão para juntamente com Ele. Todos em silêncio querem ver e saber porque Jesus parou. Zaqueu que está no meio dos galhos da árvore nem consegue se conter ao ver Jesus bem de pertinho.
Ele pensa consigo mesmo: que privilégio o meu. Jesus parou bem aqui! De súbito, lembra-se de que é um maldito ladrão cobrador de impostos, odiado por seus próprios irmãos, seus concidadãos. Enquanto está pensando em sua vida como uma verdadeira tragédia, considerando-se um homem vazio, Jesus olha pra cima, em sua direção.
Zaqueu tenta se esconder no meio da ramagem, mas o olhar de Jesus não lhe permite. Mais do que isso, Jesus lhe dirige a palavra e o chama pelo nome e diz:
“Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje
em tua casa.” - Lucas 19:5
O que Jesus ensinou sobre a lei? Como Jesus se relacionou com a Lei?
Jesus em sua vida demonstrou a mais alta consideração pela Lei de Deus. Tanto antes de iniciar Seu ministério, como durante o mesmo. Jesus nunca deixou qualquer dúvida quanto aos propósitos santos e imutáveis da Lei de Deus.
No sermão da Montanha, Ele disse:
“Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas;
não vim para revogar, vim para cumprir.”
Mateus 5:17
Com este testemunho e outros mais encontrados nos Evangelhos, a mensagem de Cristo produziu uma fé que sustentou firmemente a validade do Decálogo.
Podemos afirmar seguramente que Cristo veio não apenas redimir o homem, como também veio sustentar a autoridade e santidade da lei de Deus. Com sabedoria Jesus apresentou a grandeza e glória da lei e ainda ofereceu um exemplo de como se relacionar corretamente com ela.
O próprio Cristo cumpria a lei, não para anulá-la, nem para destruí-la, mas para viver em obediência. Jesus instruiu Seus seguidores a observar os mandamentos.
Certa vez um jovem, príncipe e rico, aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe:
“Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E respondeu-lhe: Se queres entrar na vida guarda os mandamentos.”
Mateus 19:16 e 17
Jesus advertiu seus seguidores contra o perigo de menosprezar a obediência a Seus mandamentos. Disse ele:
“Nem todo o que me diz Senhor, Senhor,
entrará no Reino do Céus, mas aquele que faz a vontade
de meu Pai que está nos céus.” - Mateus 7:21