Maturidade é como o outono. Um longo e instável outono, que alterna dias quentes e frios, que nos emociona e nos gripa. Há mais beleza e o ar é mais seco, porém é quando se colhem os melhores abraços. Ficar sozinho passa a não ser tão aterrorizante. Fugimos para a praia, fugimos para a serra, as idéias aprendem a se movimentar, a fazer a mala rápido, a trocar de rota se o desejo se impuser, e não é preciso consultar o pai e a mãe antes de errar. É o outono que tentamos conservar.
Martha Medeiros in A vida é as estações
Woman businessman with giant alarm clock
PROCRASTINAÇÃO: Amanhã eu começo…Amanhã eu faço… E que não???
Quando isso acontece de vez em quando, pode não ser prejudicial. Porém, quando o hábito de procrastinar passa a ser uma regra e não uma excessão, pode custar caro demais às nossas vidas. Nessas situações, pode ser importante buscar a ajuda de um profissional qualificado.
Já atendi a pessoas que perderam várias boas oportunidades na vida por procrastinarem. Planejam, planejam, mas esse planejamento nunca sai do papel. E a vida vai passando. E um dia descobrem que precisarão se esforçar muito mais para conseguir o que querem.
Em muitos casos o Coaching, podem em poucas sessões, tirar você da procrastinação e te ajudar a dar um novo rumo à sua vida. Em outros casos, dependendo da extensão do quadro emocional, a Psicologia é a melhor opção.
Entenda o que é a “Procrastinação” e como meu trabalho pode ajudar você a se livrar dela.
Amanhã eu faço… só mais alguns minutos… daqui a pouco eu termino. E lá se vão horas, dias, meses, e, como dizemos “no último segundo da prorrogação”, precisamos correr para fazer o que não fizemos no tempo normal. E, o detalhe importante, é que muitas vezes já não dá mais tempo ou então, o trabalho não fica tão bom quanto deveria. E alguns sentimentos decorrerão desse processo, como culpa, vergonha, sentimento de impotência, de derrota e crenças do tipo “Sou idiota mesmo, não vou mudar nunca”; “Isso deve ser genético, minha mãe fazia a mesma coisa”; “Puxa vida! Planejei tudo tão certinho, porque nunca consigo acabar o que começo? Acho que não tenho “conserto mais – sou causa perdida”. Ou ainda: “Vou ter que amargar o prejuízo, porque minha mãe já dizia: não adianta chorar sob o leite derramado”.
Os vídeos acima trazem algumas dicas para “driblar” a procrastinação. Elas são bem interessantes e algumas funcionam mesmo. Desde que você não procrastine para colocá-las em prática. É verdade, dica é bom, mas se o seu problema é procrastinação, talvez vá adiar sei lá por quanto tempo a simples tentativa de colocar alguma para funcionar. Não estou querendo desanimá-lo, apenas alertá-lo.
Então, acenda o alerta. O passo mais importante para acabar com esse ciclo autodestruitivo é fazer , primeiro uma autoanálise. Se você se enquadra no que escutou e no que leu aqui, o passo a seguir é se assumir “procrastinador” e agora mesmo, enquanto lê isso. Não procrastine e nem fuja. Se necesário, busque ajuda. Você se sentirá aliviado, quando começar a ver a mudança na sua vida, perceber seu dia “render” e ainda sobrar tempo e tempo de qualidade para fazer coisas que você gosta. Bom isso, né?
O CONSULTÓRIO ONLINE TE AJUDANDO ATRAVÉS DO COACHING EM GRUPO OU INDIVIDUAL