Discussão: SOBRE NOSSA SAUDE

SOBRE NOSSA SAUDE


CRYSTAL** ALMEIDA** ( Administrador )

"Proteja seus "Rins"





15 Hábitos Diários Que Danificam Nossos Rins

71869d4c-c622-4545-9412-aceb3f0d7f3b.jpg

Você sabia que é possível viver uma vida bastante normal, com apenas 20% da sua função renal? É por isso que um declínio gradual e danos aos rins muitas vezes podem passar despercebidos por um longo período. Às vezes, até mesmo hábitos comuns podem causar danos aos rins e quando os problemas são finalmente descobertos, pode ser tarde demais.

Os rins são órgãos incríveis. Eles produzem hormônios, filtram o sangue, absorvem minerais, produzem a urina e mantêm um equilíbrio saudável entre acidez e alcalinidade.

Cuidar dos seus rins é cuidar da sua saúde e bem-estar. Aqui está uma lista de hábitos que você deve evitar:


Beber Refrigerantes

7d3b36d3-ebe7-4e62-a429-e8bea93e6c1a.jpg

Um estudo conduzido em funcionários que trabalham na Universidade de Osaka, no Japão, descobriu que beber dois ou mais refrigerantes por dia (tanto normais como "zero") pode estar ligado a um maior risco de doença renal. O estudo incluiu 12.000 pessoas, e descobriu-se que aquelas que bebem maiores quantidades de refrigerante possuem proteína na urina, o que é um dos primeiros sinais de danos nos rins. No entanto, a detecção prematura pode reverter a doença com o tratamento adequado.

2. Fumar
Não é surpresa que o fumo tem sido associado a aterosclerose (o estreitamento e endurecimento dos vasos sanguíneos), o que influencia o fornecimento de sangue a todos os órgãos do corpo, incluindo os rins. De acordo com um estudo publicado no "Clinical Pharmacology and Therapeutics", apenas 2 cigarros por dia são suficientes para dobrar o número de células endoteliais (células que revestem as paredes dos vasos sanguíneos) presentes em sua corrente sanguínea. Este é um sinal de dano arterial.

Além disso, o Jornal da Sociedade Americana de Nefrologia faz referência a diferentes estudos realizados na última década que ligam o tabagismo à diminuição da função renal.


3. Deficiência de Vitamina B6

bfc92c56-623d-4fe1-9b97-19be2b8483db.jpg

A função saudável dos nossos rins também depende de uma dieta saudável, especialmente uma que contém certos nutrientes. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Maryland, uma deficiência de vitamina B6 aumenta o risco de formação de pedras nos rins. Para ter rins saudáveis, é preciso ingerir pelo menos 1,3 miligramas de vitamina B6 em sua comida todos os dias. As melhores fontes dessa vitamina são peixes, fígado bovino, batatas, vegetais amiláceos, grão de bico e frutas não cítricas.


4. Falta de Exercício
Outra boa maneira de proteger os seu rins é fazer algum exercício. Um estudo abrangente publicado em 2013 no Jornal da Sociedade Americana de Nefrologia descobriu que mulheres na pós-menopausa que se exercitam possuem 31% menos risco de desenvolver pedras nos rins.



5. Deficiência de Magnésio

0515feb3-d106-4a79-96fa-742185dba7a2.jpg

O magnésio ajuda o nosso corpo a absorver e
assimilar o cálcio. Se nós não temos uma quantidade suficiente de magnésio, possuímos uma sobrecarga de cálcio e, mais uma vez, temos pedras nos rins. Para evitar que isso aconteça, adicione vegetais em folhas, sementes, e castanhas ou nozes à sua dieta. Outra boa fonte de magnésio é o abacate.

6. Sono de Baixa Qualidade
Eu adoro uma boa noite de sono - e meus rins também! De acordo com a publicação Science Daily, a perturbação crônica em nosso sono pode causar doenças renais. Segundo o Dr. Michael Sole, cardiologista e professor de Medicina e Fisiologia da Universidade de Toronto, tecidos renais se renovam durante a noite enquanto estamos dormindo e, por isso, quando não conseguimos dormir sem interrupções constantes, os rins sofrem danos diretos.



7. Não Beber Água

679020e7-a892-4836-8193-b89b2e5d0976.jpg

Uma das coisas mais importantes para o nosso rins é a hidratação. Se nós não temos água suficiente em nosso sistema, começamos a acumular toxinas em nosso sangue, porque não há líquido suficiente para levá-las através dos rins. A National Kidney Foundation recomenda beber pelo menos 10-12 copos de água todos os dias. Uma maneira fácil de verificar se você está bebendo o suficiente é através da cor da sua urina.



O Que Significa a Cor da Sua Urina?


Urina não é um assunto fácil sobre o qual falar, mas nós somos todos adultos aqui (Joãozinho, sai do computador e vai brincar!) e fazemos xixi várias vezes por dia. De tempos em tempos, você deve ter percebido que a cor da sua urina muda, às vezes é mais clara, às vezes mais escura. Então, se você tem curiosidade de saber o que isso significa, ou se assusta quando a sua urina tem uma cor estranha, dê uma olhada no gráfico abaixo.

"As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.”


CRYSTAL** ALMEIDA** ( Administrador )

952e94ea-fbb5-42c8-bece-e940d49fa14d.jpg


Se ela é escura, você precisa de mais água.

8. Não Esvaziar a Bexiga Com Frequência
Quando você sente vontade de urinar - vá! Obviamente, não estamos sempre em um lugar onde podemos ir ao banheiro imediatamente, mas se você continua "segurando" por muito tempo, isso irá aumentar a pressão da urina em seus rins, o que pode levar à insuficiência renal ou incontinência.


CRYSTAL** ALMEIDA** ( Administrador )

9. Consumo Excessivo de Sal

49cb2794-dc40-4fd9-91d3-535cb3f58848.jpg

O sódio é um nutriente importante, mas é também um desastre quando ingerido em quantidades excessivas. O excesso de sal irá aumentar a sua pressão arterial e colocar um monte de pressão sobre os seus rins. Recomendamos limitar-se a não mais do que 5,8 gramas de sal por dia. Portanto, largue o saleiro!

10. Consumir Muita Cafeína
Nós geralmente bebemos mais cafeína do pensamos. Cafés, chás, refrigerantes... Antes que você perceba, seu corpo está cheio de cafeína todos os dias, o que faz com que a sua pressão arterial suba e os seus rins sofram danos.


11. Abusar de Analgésicos

c840bfdc-48f6-4c46-b210-b5c14f5b5b9f.jpg

Muitos de nós temos uma rotina diária de tomar medicamentos. Quando sentimos dor, nossa primeira reação é geralmente tomar um remédio. Eles ajudam, mas você deve pensar duas vezes antes de tomá-los. Todos os medicamentos têm efeitos colaterais, e muitos deles causam lesões renais ou hepáticas. Uma boa opção, são analgésicos naturais.


19 Eficientes Analgésicos Naturais


Todo mundo toma muito remédio nos dias de hoje. Às vezes, tudo bem fazer isso, mas abusar dos analgésicos pode causar sérios danos ao seu corpo. Portanto, se a sua dor é leve ou moderada, a natureza lhe fornece diversos analgésicos naturais para usar! Estes 20 alimentos trazem a cura natural e podem ser usados para tratar vários tipos de dor.


Gengibre: Dor muscular

6be04f23-b011-4e89-a1ad-e499f9364076.jpg

Pesquisadores dinamarqueses descobriram que o consumo regular de gengibre pode diminuir as dores crônicas musculares e de articulações, bem como o inchaço e rigidez. Isso acontece por que o gingerol, seu principal componente, inibe a produção de hormônios que causam a dor. Uma colher de chá de gengibre seco ou duas de gengibre fresco por dia já são o suficiente. Também dê uma olhada neste link para outras dicas de tratamento de dores musculares.


Cravo: Dor de Dente

5462f709-eecb-496c-a499-8414e1c2c12b.jpg

O cravo em pó é um excelente remédio caseiro contra dores de dente e gengivite. Além disso, uma recente pesquisa da Universidade da Califórnia provou cientificamente que o seu ingrediente ativo, o eugenol, é um anestésico. ¼ de colher de chá de cravo em pó também ajuda a manter o seu coração saudável, estabilizar a glicose no sangue e diminuir o colesterol.


Vinagre de Maçã: Refluxo e Acidez

97e84801-073d-477b-8a27-661d747f7ce8.jpg

Se você constantemente sofre de azia, o vinagre de maçã pode lhe ajudar. Seus ingredientes ativos, o ácido málico e ácido tartárico, aceleram a digestão e ajudam o seu corpo a sintetizar gorduras e proteínas. Uma digestão mais veloz diminui as chances do estômago encher-se de ácidos que causam o refluxo e azia. Adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã a um copo de água e beba antes da refeições.


Alho: Dor de Ouvido

41228e87-61d8-48aa-bfb2-ffe12f6decc4.jpg

Frequentemente chamado de “antibiótico da natureza”, o alho possui também diversas qualidades anti-inflamatórias. Especialistas da Faculdade de Medicina do México dizem que duas gotas mornas de óleo de alho pingadas no ouvido podem curar uma infecção em apenas 5 dias. O alho contém minerais como selênio, germânio e súlfur, todos tóxicos para a maioria das bactérias. Para fazer seu próprio óleo de alho, cozinhe em fogo baixo (não ferva) 3 dentes de alho em meia xícara de azeite de oliva por dois minutos. Filtre o óleo e use-o como descrito acima (certifique-se de que não está muito quente). Ele pode ser guardado na geladeira por até duas semanas.


Cerejas: Dor de Cabeça e Articulações

08eff6bf-9d29-4b95-a61c-40e243415f67.jpg

Na Universidade de Michigan, nos EUA, descobriu-se que o consumo de uma cerejas e extremamente benéfico às pessoas que sofrem de dores de cabeça e inflamações nas articulações. A antocianina é o pigmento que dá às cerejas sua forte cor vermelha, e tem um poder anti-inflamatório dez vezes maior que o ibuprofeno ou a aspirina. Ela paralisa as enzimas que causam a inflamação de tecidos, fazendo das cerejas um excelente tratamento. O ideal é consumir 20 cerejas por dia.


Peixe: Dor de estômago

5ef64d6c-6d0f-40d5-8573-d13f72f4f17c.jpg

Indigestão, SCI, gastroenterite – todas elas podem ser tratadas comendo peixe. Muitas pesquisas já mostraram que o Ômega-3 encontrado no peixe pode reduzir as cólicas estomacais e gastroenterite. Em alguns casos, o Ômega-3 é tão eficiente quanto medicamentos prescrevidos por um médico, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Meio quilo de peixe por semana é o suficiente para manter a saúde do estômago, e os mais ricos em Ômega-3 são o salmão, o atum, a sardinha e a truta.


Iogurte: TPM

2e0e0191-596f-4b42-8e96-2a18b8951aa0.jpg

80% das mulheres sofrem de dores relacionadas à TPM. Isso ocorre por causa da sensibilidade do sistema nervoso às mudanças nos níveis de estrogênio e progesterona. Um estudo da Universidade de Columbia, nos EUA, descobriu que duas porções de iogurte por dia podem diminuir a intensidade das cólicas menstruais em até 50%. O iogurte é rico em cálcio, um mineral que naturalmente acalma o sistema nervoso, prevenindo os dolorosos sintomas das mudanças hormonais.


Açafrão-da-terra: Dores Crônicas

5323cf9e-9ea9-4d46-a274-f927aa71a05d.jpg

O açafrão-da-terra é três vezes mais poderoso que o ibuprofeno, a aspirina e o naproxeno. Pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que ele pode diminuir em até 50% a dor em casos de artrite e fibromialgia. Seu ingrediente ativo, a curcumina, paralisa as enzimas eu causam dor severa. ¼ de colher de chá de açafrão-da-terra todos os dias irá reduzir consideravelmente a sua dor crônica.


Aveia: Endometriose

69988617-93a7-4b7e-8c43-0112ef9f82b8.jpg

A endometriose ocorre quando o tecido que deveria crescer dentro do útero, cresce fora, causando uma dolorosa inflamação que dura diversos dias após a menstruação. Felizmente, uma dieta rica em aveia pode reduzir as dores em até 60% dentro de seis meses. Diminuir a quantidade de glúten ingerido também pode ajudar muito.


Sal: Unha Encravada e Dor de Dente

fa9a787e-bf88-4348-ad4d-6052c2e1fc40.jpg

A unha encravada é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Felizmente, ela é facilmente tratada com água salgada. Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que banhar os pés em água salgada pode curar as infecções causadas pela unha encravada em apenas 4 dias, pois o sal é bactericida e anti-inflamatório. Adicione uma colher chá de sal para cada xícara de água morna e banhe os pés duas vezes ao dia até que a infecção sare. Além disso, dentistas recomendam fazer um gargarejo de água e sal para prevenir gengivite e curar infecções na garganta.


Abacaxi: Indigestão

ccbea912-2bea-4268-88c3-8a1eb01e7a87.jpg

O abacaxi, esta deliciosa fruta tropical, é rico em enzimas que fazem a quebra de proteínas. Estas enzimas ajudam o corpo no processo de digestão, reduzindo as dores relacionadas ao acúmulo de gases. Uma xícara de abacaxi fresco por dia alivia as dores causadas por gases em apenas 72 horas.


Menta: Dores Musculares

de04db3d-4ca9-46cb-9a76-a2dc831f3140.jpg

Espasmos musculares podem doer por meses, principalmente se a rigidez é resultado de uma postura incorreta ou excesso de esforço. Um banho quente com 10 gotas de óleo de menta, 3 vezes por semana, é 25% mais eficaz do que medicamentos receitados. A água quente ajuda a relaxar os músculos e o óleo de menta alivia o sistema nervoso. Este tratamento também ajuda a reduzir a frequência de dores futuras.


Uvas: Dor nas Costas

e30e724e-333a-4992-8013-a334208bc7fb.jpg

Em um estudo da Universidade de Ohio, pesquisadores descobriram que uma xícara de uvas frescas por dia pode ajudar a circulação do sangue nos tecidos das costas em poucas horas. A coluna depende do oxigênio e nutrientes no sangue, portanto comer uvas é altamente benéfico.


Água: Dores Relacionadas a Contusões

copo+medio.jpg

A boa e velha H2O. Um estudo da Faculdade de Manhattan, em Nova York, descobriu que a água é muito eficiente no tratamento de dores causadas por contusões. Quando o tecido corporal está danificado, ele produz um composto químico chamado histamina, que causa dor. A água dilui a quantidade de histamina no sangue, evitando a dor, além de ser essencial para a saúde das cartilagens entre os ossos. Um corpo bem hidratado é uma máquina bem lubrificada – beba 8 copos por dia!


Armorácia (Raiz-Forte): Dor de Sinusite

56444d36-3fb5-4036-a780-fb08c4b112d0.jpg

A sinusite é uma doença crônica que afeta milhares de pessoas. Ela é uma infecção das cavidades no crânio, que causa fortes dores no rosto, dores de cabeça e até problemas respiratórios. Pesquisadores alemães descobriram que a armorácia pode aumentar o fluxo de sangue até estas cavidades, descongestionando-as e drenando as obstruções que causam a infecção. Ingira uma colher de chá da raiz até que seus sintomas despareçam.


Mel: Infecções Orais

511ba740-5a15-4714-826d-74e5b66a6d83.jpg

Especialistas do Centro de Saúde de Dubai recomendam tratar aftas, feridas e outras infecções bucais com mel. Ele contém enzimas anti-inflamatórias que destroem vírus e aceleram o processo de cura. É recomendado aplicar mel não-pasteurizado diretamente nas feridas, 4 vezes ao dia. O processo de cura levará 43% menos tempo do que leva em tratamentos convencionais.


Semente de Linho: Dores nos Seios

11cf9ec7-caf0-471a-bb41-84ae71b9b5e5.jpg

Sementes de linho contém fitoestrógeno, um composto que previne a mudança nos níveis de estrógeno que causam dores em mulheres. Adicione 3 colheres de sopa de sementes de linho à sua dieta (você pode misturá-las a um suco natural). Isso reduzirá consideravelmente a dor em até 12 semanas.


Café: Enxaquecas

a6b7016f-7b0e-4a2e-ab1d-c0f9a3f5d917.jpg

Quem sofre de dores de cabeça crônicas ou enxaquecas podem usufruir dos benefícios do café. A cafeína melhora a habilidade estomacal de absorção de medicamentos, aumentando sua eficiência em 40%. Se você toma medicamentos para a dor de cabeça, tome com café.


Suco de Tomate: Câimbras Musculares

74126ecf-de8e-4a8b-971e-ab513b879c87.jpg

Nossos músculos tendem a espasmar quando nosso corpo não possui potássio o suficiente. Diuréticos ou suor excessivo podem causar a deficiência de potássio, um mineral essencial para a saúde dos nossos músculos. Um estudo feito na Universidade da Califórnia descobriu que um copo de suco de tomate por dia pode aliviar as câimbras e prevenir ocorrências futuras, graças ao seu alto teor de potássio.

"As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.”


Dito isto, alguns medicamentos devem sim ser consumidos, o que nos leva ao próximo ponto...

12. Não Tomar os Medicamentos Que Precisa
Se você sofre de hipertensão arterial e/ou diabetes do tipo 2, duas condições muito comuns hoje em dia, você provavelmente irá também sofrer danos nos rins. Não deixe de tratar essas condições e tome seus remédios diários para reduzir a pressão arterial e controlar seus níveis de insulina. Sem eles, é quase garantido que você vai sofrer danos nos rins.


13. Consumir Muita Proteína

02b7edea-e116-4ac0-9439-3b0365dcfe7d.jpg

De acordo com um estudo realizado na Universidade de Harvard, uma overdose de proteína na nossa dieta pode causar danos aos rins. Quando nós digerimos a proteína, nosso corpo produz um subproduto - a amônia, uma toxina que os seus rins precisam neutralizar. Isso significa que quanto mais proteína nós consumimos, mais duro nossos rins trabalham, o que, em certo momento, pode levar à insuficiência renal. Cuidado com essas dietas da moda
baseadas no alto consumo de proteínas.

14. Não Tratar Infecções Comuns
Todos nós ficamos com preguiça de vez em quando, e ignoramos um simples resfriado ou uma gripe. Entretanto, isso pode levar o nosso corpo à beira da exaustão. Estudos têm mostrado que as pessoas que não descansam ou tratam suas infecções muitas vezes acabam com doença renal.


15. Consumo Excessivo de Álcool

4eb8fbb8-aa84-4d3a-bfc8-960963edad3e.jpg

Isso todo mundo sabe - as toxinas do álcool danificam o fígado. Os seus rins "odeiam" lidar com elas. De acordo com a Kidney Health Australia e o Fundo Renal Americano, uma boa maneira de evitar a insuficiência renal é beber álcool em moderação.


Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.