Discussão: EsTudOs

EsTudOs


Anjinha Lory ( Administrador )

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/10/05/875042/6-dicas-montar-um-bom-resumo-estudar-as-vesperas-do-enem-2011.html


Anjinha Lory ( Administrador )

http://www.brasilescola.com/historiag/idade-contemporanea.htm


Anjinha Lory ( Administrador )

Relatorio------>http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/17/912402/como-escrever-um-relatorio-em-10-passos.html


Anjinha Lory ( Administrador )

relatorio-ladyann.jpg

Crédito: Ladyann / Shutterstock.com

Cada parágrafo deve se relacionar com uma frase ou idéia do parágrafo seguinte. Escreva primeiro as idéias centrais, e depois vá preenchendo com os exemplos

Um bom relatório irá abordar uma questão ou ponto de vista específico baseado em exemplos característicos, na forma de símbolos ou temas. Você precisa ter um objetivo claro ao escrever um relatório. Não se esqueça de reunir suas anotações, possíveis aulas sobre o livro e todo o material de apoio, como canetas e marca-páginas.

» 6 dicas para montar um bom resumo
» 8 dicas de como fazer discursos
» Como ler e não esquecer mais

Confira alguns passos que irão ajudá-lo a incorporar esses elementos importantes:

Para escrever um relatório: Passo 1 - ObjetivoSe possível, tenha um objetivo em mente. Sua meta é o ponto de vista que você quer transmitir, o tópico que deseja debater ou uma pergunta que você planeja responder.

Para escrever um relatório: Passo 2 - AnotaçõesNão tente fazer anotações ou notas mentais. Enquanto estiver lendo, mantenha ao seu lado material de apoio como canetas, papel, marca-texto e marcadores de página.

Para escrever um relatório: Passo 3 - TemasAo ler o livro, fique atento para elementos que evoquem emoção, eles podem ser apenas um símbolo ou uma cena completa. Indicarão algum tema ou tópico importante.

Para escrever um relatório: Passo 4 - Material de apoioUse papéis autocolantes para marcar as páginas. Quando você se deparar com algum elemento importante, marque a página e coloque a marcação no começo da linha que se destacou.

Para escrever um relatório: Passo 5 - PadrõesNote possíveis temas ou padrões. Enquanto você lê e marca as partes importantes, irá perceber um padrão ou tema central. Em um papel separado, escreva esses pontos de forma que você possa repassá-los mais tarde.

Para escrever um relatório: Passo 6 - IdentificaçãoIdentifique suas marcações. Se você vir um símbolo por vezes repetidas (por exemplo, se autor sempre usa exemplos com insetos, ou a forma como representa certos elementos, etc), identifique essas marcações para referências posteriores.

Para escrever um relatório: Passo 7 - EsboçoDesenvolva um esboço enquanto lê. Quando terminar de ler o livro, você já terá várias anotações e possíveis pontos importantes para incluir no relatório final.

Para escrever um relatório: Passo 8 - ParágrafosDesenvolva idéias para parágrafos. Cada parágrafo deve se relacionar com uma frase ou idéia do parágrafo seguinte. Escreva primeiro as idéias centrais, e depois vá preenchendo com os exemplos. Não se esqueça de incluir o principal ou básico em seus dois primeiros parágrafos.

Para escrever um relatório: Passo 9 - RevisãoRevise, ajuste e repita. Seus parágrafos irão ficar desorganizados e estranhos na primeira vez que escrevê-los. Leia-os repetidamente e reajuste-os para que as frases estejam na melhor organização e ordem possível.

Para escrever um relatório: Passo 10 - IntroduçãoRevise seu parágrafo introdutório. Esse parágrafo irá fazer a primeira e mais importante impressão de seu relatório. Deve estar impecável. Garanta que ele esteja bem escrito, interessante e contenha uma base com boas teses.



Anjinha Lory ( Administrador )

http://noticias.universia.com.br/vida-universitaria/noticia/2011/03/09/799605/aprenda-estudar-e-garanta-melhores-notas-em-2011.html
Aprenda a estudar e garanta melhores notas em 2011

09/03/2011

Em livro "Aprender a Estudar, não é Impossível", o professor espanhol Joaquín Almela apresenta principais vilões do processo de estudo e dá dicas de como transformá-lo em aliados

estudo_original.jpg

Seu rendimento acadêmico está abaixo do esperado? Fique sabendo, portanto, que asdificuldades nem sempre estão relacionadas exclusivamente às suas características pessoais como a falta de atenção. Oprocesso de estudo também é afetado direta ou indiretamente por questões práticas tais como a falta de método, técnicas e estratégias de aprendizagem ou aspectos ambientais. É o que diz professor espanhol Joaquín Almelano livro "Aprender a Estudar, não é Impossível".

» Veja como construir um ambiente ideal de estudos
» Guia do calouro: como encarar o primeiro ano na universidade
» Siga o Universia Brasil no Twitter

Além de estar diante de um conteúdo novo, o processo de estudo, segundo ele, requer interpretação seguida de assimilação, retenção e, por fim, de multiplicação do conhecimento - seja em uma prova ou na vida prática. Quando houver dificuldade em uma ou várias etapas desse processo, é preciso ficar atento para que o seu rendimento não seja abalado.

Mesmo assim o professor garante que essas dificuldades podem ser corrigidas, desde que antes de virarem hábitos. Confira abaixo os principais vilões do processo de estudo - comuns aos mais variados perfis de alunos - e saiba como transformá-lo em um aliado.

>> Método de estudo
Tome cuidado! Dedicar-se às estratégias centradas na repetição, ao invés de centrar-se em técnicas mais complexas como a elaboração de esquemas, pode atrapalhar o seu processo de aprendizagem. É recomendado revisar os métodos de estudo, sobretudo se o seu rendimento não está gerando os resultados esperados. O uso adequado das principais técnicas de aprendizagem permite diminuir o tempo de estudo e aumentar a eficiência.

>> Concentração
Muitas vezes, apesar da vontade, falta concentração nos estudos. Nestes casos, é preciso eliminar os elementos de distração que podem desviar sua atenção dos livros. Opte por um lugar mais adequado sem barulhos e com boa iluminação.

>> Planejamento
Com o excesso de atividades extraescolares e a escassez do tempo, é preciso organizar a agenda. Faça um planejamento realista adaptado ao seu perfil e às suas necessidades para que possa adotar uma rotina de estudo eficiente.

>> Compreensão
Nem sempre os ruídos do processo de aprendizagem estão relacionados a fatores externos. A carência da base necessária para entender a matéria também pode influenciar nos rendimentos acadêmicos. Nesses casos, é preciso recorrer a ajuda de um tutor ou professor. Identifique quais os conteúdos que devem ser aperfeiçoados e corra atrás do prejuízo.

>> Motivação
A falta de interesse é uma das principais causa do fracasso escolar. Assim como os familiares e amigos, os professores têm a importante função de ajudar a despertar o interesse dos alunos pela disciplina e pelo estudo. Mesmo assim, você também deve fazer a sua parte!

>> Ansiedade
Muitos estados emocionais como a insegurança, o nervosismo e a ansiedade também podem provocar desvios no processo de aprendizagem. É preciso, portanto, preparar a mente para as mais variadas situações, além de fomentar a confiança e segurança em si mesmo. Evite erros frequentes, como dormir pouco ou alimentar-se mal.

Autor: Universia Brasil com informações de Eroski Consumer (www.consumer.es).



Anjinha Lory ( Administrador )

Como ler e não esquecer mais

02/02/2012

Quantas vezes você já leu um livro para descobrir no final que você não lembra mais de quase nada do que leu? Confira dicas que não deixarão isso acontecer novamente

leitura-universitario-bekki-schwartz.jpg

(Crédito: Bekki Schwartz / Shutterstock.com)

Se esse é seu caso, temos boas notícias: Você pode se lembrar dos fatos importantesde um livro através de um método que te ajuda a reforçar aquilo que você aprendeu. Isso pode ocorrer com qualquer tipo deleitura: romances, textos técnicos, aventura. Todos contêm informações que você realmente gostaria de guardar e lembra-se mais tarde.

» Adesivo de nicotina pode combater a perda de memória, diz pesquisa
» Pesquisa revela: sexo feminino tem a memória melhor que a dos homens
» Do que depende ter boa ou má memória?

Descubra a seguir como ler e não esquecer mais:

Para não esquecer: 1) Tenha em mãos lápis e papel

Guarde com você o material necessário para essa técnica de leitura ativa. Você irá precisar de lápis, papel e notas autocolantes.

Para não esquecer: 2) Fique alerta para informações essencialmente importantes

Aprenda a identificar conceitos importantes em seu livro. Normalmente, ele estará em frases que resumem o desenvolvimento deste conceito de forma simples. Por exemplo, ele pode listar eventos importantes ou utilizar uma linguagem que se destaque do resto.

Para não esquecer: 3) Marque cada conceito ou informação importante

Use papéis autocolantes coloridos ou lápis que indiquem o começo e o fim desses dados. Dessa forma, o conteúdo é facilmente identificado e relembrado. Não se preocupe se fizer muitas marcações, marque todo o livro. Mas cuidado com canetas se o livro não for seu.

Para não esquecer: 4) Faça anotações

Mantenha um roteiro ou arquivo de suas leituras através de suas anotações e fichamentos. Isso pode ser muito valiosona hora de estudar para um teste, por exemplo.

Mais dicas:

» Durante sua leitura você pode encontrar vários conceitos importantes em cada capitulo ou uma única frase que resuma tudo. Depende do livro.


» Evite usar marca-textos em livros. Eles são ótimos para anotações em sala de aula, mas destroem ovalor de um livro.


» Só marque livros que são seus. Não marque livros de bibliotecas ou emprestados de outras pessoas.


» Não se esqueça de usar esse método quando estiver lendo livros para a escola ou vestibular.



Anjinha Lory ( Administrador )

8 dicas de como fazer discursos

16/02/2012

Só de pensar em falar em público você já fica enjoado? Se sim, você não está sozinho. Confira algumas dicas que irão ajudá-lo a vencer esse desafio!

discurso-tonis-pan.jpg

(Crédito: discurso-Tonis Pan / Shutterstock.com)

Quando tiver se posicionado para falar. Não se apresse em tagarelar tudo o que memorizou. Fique familiarizado com o púlpito, palco e a platéia. Revise seus papeis e deixe-os organizados

Pessoas de todas as idades e ocupações experimentam o nervosismo de falar em público. De atores de teatro a professores universitários, muitos profissionais sentem a súbita vontade de fugir logo antes de falarem. Então o que você pode fazer?

» 3 dicas para fazer um bom discurso
» 4 dicas para falar em público
» Fotos: 14 dicas e truques para superar a ansiedade e o medo

As dicas a seguir podem ajudá-lo a ficar calmo e se preparar para sua performance:

Como fazer discursos: 1) Escreve para ser ouvido, não lidoExiste uma diferença entre essas duas opções. Você irá perceber isso quando começar a praticar o que escreveu. Algumas frases poderão soar desconexas ou muito formais. Além disso, não se esqueça de praticar seu discurso em voz alta e na frente do espelho.

Como fazer discursos: 2) O que comer e beberNa manhã do seu discurso, não se esqueça de comer mesmo que você estiver nervoso. Escolha comidas leves que não irão prejudicá-lo se você sentir dor de estômago pelo nervosismo. De jeito nenhum beba refrigerante. Além de deixarem sua boca mais seca, você não quer ficar disfarçando arrotos enquanto fala em público.

Como fazer discursos: 3) Vista-se de forma apropriadaVista-se em camadas. O que isso quer dizer? Você nunca sabe se o auditório ou sala estará quente ou frio. Prepara-se para as duas situações e não passe por constrangimentos.

Como fazer discursos: 4) Fique a vontadeQuando tiver se posicionado para falar. Não se apresse em tagarelar tudo o que memorizou. Fique familiarizado com o púlpito, palco e a plateia. Revise seus papeis e deixe-os organizados. Se seu coração estiver acelerado, essa será uma oportunidade para você se acalmar. Se você fizer isso da forma correta, irá transparecer uma imagem profissional.

Como fazer discursos: 5) Faça uma pausaSe você começar a falar e perceber que sua voz está trêmula, faça uma pausa. Limpe sua garganta, beba um gole de água e continue.

Como fazer discursos: 6) Foque-seIsso tem um efeito calmante para muitos oradores. Quando falamos para uma plateia, normalmente, ficamos sem saber para onde olhar. Foque-se em alguém que está no fundo, em uma janela ou relógio de parede.

Como fazer discursos: 7) MicrofonesSe você tem que usar um microfone e não está acostumado, cuidado para não falar muito alto. Acostume-se a ouvir sua voz. Outra dica muito válida é discursar como se estivesse conversando com o microfone. Finja que ele é um amigo e vocês estão em uma conversa, mas não olhe para baixo.

Como fazer discursos: 8) Treine, treineSaiba o máximo possível sobre o assunto do seu discurso. Se puder, faça um vídeo para praticar e assista para ver possíveis falhas ou cacoetes.



Anjinha Lory ( Administrador )

6 dicas para montar um bom resumo para estudar

05/10/2011

Há menos de vinte dias para o exame, especialistas falam dos assuntos mais comuns que podem cair na prova e como fazer um resumo eficaz de acordo com a matéria

Resumo para o Enem 2011: Anote tudo, da TV ao jornal impresso

"Não existe milagre, é preciso manter o ritmo de estudos", lembra o professor Alberto Francisco Nascimento, coordenador do cursinho pré-vestibular Anglo. Com a reforma no modelo de prova ocorrido em 2009, o exame ficou bastante similar ao vestibular tradicional. A dica então é fazer um fichamento de conteúdo relacionado a matérias teóricas como História e Geografia, para sintetizar as ideias centrais com base na interpretação do próprio estudante. "Para isso também é essencial anotar o que está sendo divulgado nos grandes noticiários, que norteiam as questões mais evidentes da prova", ressalta Nascimento.

Resumo para o Enem 2011: Todas as fórmulas devem estar no papel para ler e treinar

Matérias que exigem raciocínio lógico (Matemática) pedem anotações das fórmulas. O cálculo de áreas geométricas, por exemplo, foi um assunto bastante requisitado nas últimas provas. E você, lembra como calcular?

Resumo para o Enem 2011: Lembre-se de anotar algum exercício prático - isso ajuda na memorização

"Cada matéria possui uma linha de estudo. Em Física, por exemplo, é muito importante ter a fórmula no papel e fazer um treino sistemático para conhecer melhor as formas de interpretar a questão sem estranhar o enunciado", explica Vera Lúcia Costa, coordenadora do cursinho Objetivo. Por isso, o fichamento dessas disciplinas é diferente é mais prático e menos teórico.

Resumo para o Enem 2011: Biologia e Química mesclam cálculos e fórmulas. Anote-as para não esquecer

Nestes temas, dentre os assuntos de maior preferência do exame se incluem o ecossistema e relação direta com os seres vivos, além dos tradicionais cálculos estequiométricos em Química - o que tornam importante as anotações das fórmulas de mol. Se você não anotou, não se esqueça de por no papel porque elas serão fundamentais para a resolução dos exercícios.

Resumo para o Enem 2011: Prova de História? Separe drops de informações de acordo com os períodos

Em História do Brasil, dominar assuntos a partir do período republicano é essencial, mas também reserve espaço para a História Contemporânea. Temas relacionados à poluição, aquecimento global e questões socioambientais, como o tratamento ecológico dos resíduos sólidos também merecem fichamento cuidadoso devido a sua recorrência no exame. É uma boa dica salvar drops - pequenas informações - de cada período para uma leitura e revisão dinâmica.

Resumo para o Enem 2011: Domine a interpretação de gráficos e textos

No Enem também são bastante comuns os assuntos que tratam de matrizes energéticas, hidroelétricas, produção do etanol e agricultura brasileira. "A leitura sistemática de jornais e revistas é um excelente caminho que pode contribuir para o fichamento, e que auxilia a interpretação de mapas, gráficos e textos", diz o professor Alberto Nascimento.

Sugestão para o Enem 

E você tem alguma dica de como montar seu resumo ou fichamento? O que ajuda você na hora de revisar o conteúdo para a prova? Compartilhe com a gente em nossas redes sociais: Twitter(@UniversiaBrasil) ou Facebook Universia Brasil.



Anjinha Lory ( Administrador )

Como ler e não esquecer mais

02/02/2012

Quantas vezes você já leu um livro para descobrir no final que você não lembra mais de quase nada do que leu? Confira dicas que não deixarão isso acontecer novamente

Se esse é seu caso, temos boas notícias: Você pode se lembrar dos fatos importantesde um livro através de um método que te ajuda a reforçar aquilo que você aprendeu. Isso pode ocorrer com qualquer tipo deleitura: romances, textos técnicos, aventura. Todos contêm informações que você realmente gostaria de guardar e lembra-se mais tarde.

» Adesivo de nicotina pode combater a perda de memória, diz pesquisa
» Pesquisa revela: sexo feminino tem a memória melhor que a dos homens
» Do que depende ter boa ou má memória?

Descubra a seguir como ler e não esquecer mais:

Para não esquecer: 1) Tenha em mãos lápis e papel

Guarde com você o material necessário para essa técnica de leitura ativa. Você irá precisar de lápis, papel e notas autocolantes.

Para não esquecer: 2) Fique alerta para informações essencialmente importantes

Aprenda a identificar conceitos importantes em seu livro. Normalmente, ele estará em frases que resumem o desenvolvimento deste conceito de forma simples. Por exemplo, ele pode listar eventos importantes ou utilizar uma linguagem que se destaque do resto.

Para não esquecer: 3) Marque cada conceito ou informação importante

Use papéis autocolantes coloridos ou lápis que indiquem o começo e o fim desses dados. Dessa forma, o conteúdo é facilmente identificado e relembrado. Não se preocupe se fizer muitas marcações, marque todo o livro. Mas cuidado com canetas se o livro não for seu.

Para não esquecer: 4) Faça anotações

Mantenha um roteiro ou arquivo de suas leituras através de suas anotações e fichamentos. Isso pode ser muito valiosona hora de estudar para um teste, por exemplo.

Mais dicas:

» Durante sua leitura você pode encontrar vários conceitos importantes em cada capitulo ou uma única frase que resuma tudo. Depende do livro.


» Evite usar marca-textos em livros. Eles são ótimos para anotações em sala de aula, mas destroem ovalor de um livro.


» Só marque livros que são seus. Não marque livros de bibliotecas ou emprestados de outras pessoas.


» Não se esqueça de usar esse método quando estiver lendo livros para a escola ou vestibular.



Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.