

Você sabe o que é perdão?
Ilustração: “Como derrotar um inimigo”
Mateus 5: 43-48 – Perdoar a quem nos perdoa é fácil, mas para ser um cristão devemos perdoar aos nossos inimigos.
Mat. 18:21 - 22 Quantas vezes?
Significado atual de perdão: perdão é esquecer algo de mal que alguém te fez.
- itens que poderão ajudá-lo a conceituar o perdão.
1- Perdão não é esquecimento
- Se algum dia você foi traído em um relacionamento, ou se envolveu em uma briga familiar, ou até mesmo um amigo o deixou na mão, é impossível que tais fatos marcantes estejam esquecidos na memória do leitor, não é verdade?
- Perdoar não é como se escrever em um quadro-negro e depois passar um apagador, e logo tudo está do mesmo modo que antes;
- ou depois de redigir um longo texto no computador, simplesmente “deletar”.
2-Perdão não é viver com mágoas
- Não sendo esquecimento, o perdão também não se codifica no que diz respeito a mágoas. Do mesmo modo não adianta fingir que está “tudo bem”. Você pode tentar, mas uma hora a “bomba explode”.
- Imaginemos uma calça. Você sem querer rasga um pedacinho, então com um pedaço de pano simplesmente remenda-a. Não muito tempo depois outro rasgo; outro remendo. Irá chegar um momento que não será mais possível remendar, você “explode” e joga a calça no lixo.
- Assim é tentar reter mágoas e fingir que está tudo bem. Somente em um Ser você poderá superar esse vil sentimento, é buscar naquELE que “perdoa-me segundo o Seu grande amor”.Ne.13:22
ORA,O QUE É PERDÃO?
Perdão é a capacidade de você lembrar de uma ofensa, e mesmo assim não ter afetado o seu relacionamento mútuo. Para que isso aconteça, você deve observar as seguintes sugestões.
1-Nunca use do assunto passado como arma de discussão
- Acontece isso quando você guarda uma mágoa e finge tudo bem e quando você se vê apertado e sem nenhum argumento em uma discussão, “perde a cabeça”, e usa do assunto ( que você tinha esquecido) como arma.
- discuta somente sobre o acontecimento atual.
- não deixe de esclarecer todos os detalhes.
- Para controlar seus impulsos emocionais, busque sempre a comunhão no doce e santo Espírito de Deus
2-Não desconfiar que irá acontecer novamente
- não é fácil, mas é o ideal a buscar.
- Depois de perdoar, você não deve ficar desconfiado que ele(a) permanecerá no erro, e a qualquer momento o fará novamente. Essa desconfiança será um obstáculo no “processo do perdão”.
- Dê à pessoa nova chance, dê voto de confiança.
- Jesus deu o exemplo com Pedro.
- Ele pode te ajudar.
3-Não esperar que tudo se resolva de uma vez
- Perdão é um ato instantâneo e ao mesmo tempo um processo.
- instantâneo no sentido de consideração, mas exige tempo para a restauração.
- Jesus nos perdoa hoje, mas nossos pecados só serão apagados definitivamente no juízo final.
- Entenda melhor: Um ônibus desgovernado atinge um muro de concreto. É possível levantá-lo de uma só vez? Será necessário repor tijolo, quebrar algumas pontas e pedaços que sobraram, e construir gradualmente tudo de novo. Do mesmo modo, se preciso for, teremos que quebrar “alguns pedaços” do relacionamento para reconstruí-lo novamente.
- Deus perdoou Adão e Eva no momento, mas a culminação só se dará no juízo final. Deus teve que quebrar até uns “tijolos” (não falaria mais face a face e até os expulsou do Jardim), mas para dar o perdão final.
Em síntese, perdoar é:
- Mediante ao arrependimento, você abrir um campo de relacionamento expontâneo, de liberdade e confiança no presente. Incluindo a possibilidade de um novo erro.
- É como uma passada morte de um ente querido, que após algum tempo você conversa sobre o assunto com naturalidade, que outrora foi tão delicado e comovente.
Aurélio conceitua perdão assim: “remissão de pena “.
Logo “ao Senhor, nosso Deus, pertence o perdão...”Dn 9:9
Somente ligado na “Fonte do Perdão” seremos capazes de perdoar. Converse com Jesus sobre esse assunto, Ele é Doutor na matéria perdão.
Ilustração: “A face de Deus no inimigo”