Queimado no Corinthians, Alexandre Pato segue como "sonho" da diretoria são paulina para 2015. Os dirigentes do São Paulo, entretanto, já avisaram que não conseguem pagar o valor pedido, e planejam estratégia para o passe em definitivo do jogador.
Como o contrato de empréstimo entre Corinthians e São Paulo por Pato se estende até o final de 2015, o vice-presidente do São Paulo afirmou que nenhuma negociação começará antes dessa data. Vale lembrar que a carreira de Alexandre Pato foi marcada por lesões e irregularidades, então sua atuação na próxima temporada pode ser ou não motivo para o acordo derradeiro pelo jogador.
Caso o desempenho seja favorável, o São Paulo vislumbra as opções: ao fim de 2015, o contrato entre Pato e Corinthians terá duração de apenas mais um 1 ano. E em cláusula, o jogador poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe nos seis meses finais, caso não seja negociado. Nesse caso, o Corinthians teria as seguintes opções: negociar Pato por valor menor ou perder o jogador ao fim do contrato.
Pato conquistou a antipatia dos torcedores corinthianos, e é bem remota a chance dele voltar a atuar com a camisa alvinegra. Para o Corinthians, a melhor alternativa é negociar Pato durante a janela de transferência de 2015, se encontrar algum clube disposto a pagar os R$30 milhões determinados em contrato.
O problema é que Alexandre Pato pode vetar a negociação - o direito, garantido em contrato - poderia fazer com que o jogador escolha permanecer no São Paulo e prejudique o Corinthians, que amarga o investimento sem retorno de R$40 milhões no jogador.