Discussão: 〖▪▫─ Tutorial Julgando Lutas ▫▪ 5.Θ ─▫▪〗

〖▪▫─ Tutorial Julgando Lutas ▫▪ 5.Θ ─▫▪〗



〖▪▫─ ▪▫ Tutorial Julgando Lutas ─▫▪〗

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"Neste tutorial tentaremos passar para os recém graduados a Jounnin e aos que já são graduados e até possuem rank superior um resumo básico sobre como julgar lutas. Como sabemos, apenas quem atinge o rank Jounnin na vila pode julgar e então avaliar e recompensar os embates que acontecem em tópicos interpretativos e eventos. Sendo assim, traremos aqui agora um esqueleto que poderá ser seguido em futuras situações por todos aqueles que ainda não tem uma noção básica de como julgar".

01) Criatividade

O simples fato de inovar, fazer algo diferente; no quesito criatividade são visadas, de maneira geral, as estratégias do player – tanto ofensivas quanto defensivas – no decorrer da batalha. Encaixa-se na definição de criativo algo fora do "padrão" comumente utilizado pela maioria e que seja, ao mesmo tempo, inovador e eficiente. Ao avaliar este quesito o juiz deve analisar o turno de modo geral e pontuar positivamente o que puder ser visto como algo ao mesmo tempo diferente, inovador e eficaz; do mesmo modo, a "mesmice" excessiva na luta, a falta de estratégias eficazes e a inércia do combatente na batalha podem ser vistos como fatores para diminuição de pontos neste quesito. No decorrer da luta, o juiz deve verificar a repetição excessiva de técnicas e estratégias. O uso do bom-senso do juiz é bastante visado ao avaliar esse quesito, afinal, deve-se ponderar a cada julgamento, entendendo as limitações das fichas de cada player, entendendo o contexto das ações entre um personagem e outro; avaliando variações de ficha, corpo físico e quantidade de chakra decada lutador.

02) Interpretação

A capacidade de interpretar do lutador. Neste quesito são avaliados tanto a interpretação do player para com seu fake, quanto à interpretação dele para com o ambiente onde está lutando e para com os ataques e ações inimigas. Como em Konoha nós temos uma politica de “faça sua história”, não é necessariamente obrigatória que a interpretação do personagem da vila seja exatamente igual ao personagem do anime, salvo os casos em que o player é 100% interpretativo. Assim, ao avaliar este quesito, deve-se visar como o player narra a situação em si, analisando o modo como narra suas ações, a forma como interage com o ambiente e a forma como interpreta ações inimigas; boas definições e explicações da ação ao decorrer da narração, uma boa percepção e visão correta do cenário, tal como uma visão correta dos ataques inimigos e dos próprios, são fatores positivos neste quesito; da mesma forma, definições errôneas do local, pobreza nas descrições das próprias ações & porte, tal como pobreza na personalidade do personagem, contam como fatores negativos na somatória de pontos.

03) Bom Senso

Em resumo, concluir suas ações e interpretações de atos inimigos com lógica. Fazer movimentos dentro de seus limites, utilizar técnicas de maneira correta e em concílio com sua disponibilidade de chakra e concluir evasivas possíveis e críveis são bases que podem definir o bom-senso em um luta, somando positivamente para este quesito. Do mesmo modo, esquivas ou defesas impossíveis, uso de técnicas excessivo sem uma quantidade de chakra similar, uso de técnicas de maneira errada ou de maneira errônea no contexto e afins, podem somar negativamente. Para se julgar corretamente o bom-senso de cada lutador em combate, a maior aliada do juiz é a ficha de atributos de cada lutador. Ali o juiz poderá comparar a quantidade de chakra de cada um tal como sua reserva de jutsus, velocidade de movimentos, entre outros.

04) Ortografia e Gramática

De modo geral, uma boa escrita. Uso certo da vírgula e recursos de pontuação, escrita correta de palavras, uso do português na norma culta (dentro dos padrões do Ensino Fundamental, visando o fato de que a maioria dos membros do RPG não concluiu o Ensino Médio) são fatores que somam positivamente neste quesito. Da mesma forma, excesso ou falta de vírgulas ou recurso de pontuação em geral, palavras escritas de forma errada e repetição excessiva de vocábulos podem somar negativamente neste quesito.

05) Html

Não é um quesito decisivo nem oficial, mas que deve ser pontuado de acordo com a organização do post. Uma HTML que mescla fala com ações, deixando a leitura confusa ou cansativa & o uso excessivo de bordas (símbolos e barras) são fatores que pontuam de forma negativa esse quesito. A organização, padrão de cores sem tornar o post carnavalesco ou bizarro e uma fonte legível (com ou sem uso de bordas) são fatores que pontuam positivamente nesse quesito.

Estilo de Julgamento

"Conhecendo cada quesito a ser julgado, o então juiz poderá escolher entre dois tipos de julgamento. O Julgamento Detalhado é quando o avaliador faz uma listagem acompanhando round-a-round todos os quesitos, no fim, fazendo a somatória das notas e concluindo o vencedor pela maior nota. Nesse estilo de avaliação, cada quesito é avaliado separadamente por round e normalmente há contra-argumentos dos lutadores ao fim do embate. Normalmente é o mesmo estilo usado para competições oficiais. Além deste, existe também O Julgamento Rápido; este é feito com base na leitura de toda a luta, onde ao final o juiz apenas cita os pontos negativos de cada um de um modo geral e dá a vitória para o que menos errou".


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