Discussão: Mergulhando de cabeça

Mergulhando de cabeça


Neidinha ♪♥ Marques ( Administrador )


whhelchairmain.jpgFaçam tudo para entrar pela porta estreita. Lucas 13:24


O mergulho é uma prática muito antiga que consiste na exploração submarina utilizando-se ou não de equipamentos especiais. O italiano Giovanni Alfonso Borelli foi o primeiro homem a mergulhar com segurança e conforto. Seu passeio subaquático, em 1679, contou com um traje impermeável feito de couro e untado de sebo. Ele tentava reduzir o frio, uma das grandes dores de cabeça dos mergulhadores.
Outros equipamentos foram inventados e aperfeiçoados e hoje existem três tipos de mergulho: livre (quando o mergulhador não usa equipamentos para respiração), autônomo (o mergulhador carrega equipamentos para respirar) e o dependente (o suprimento de ar é fornecido a partir da superfície por intermédio de um compressor de ar e de uma mangueira).


Foi no ano de 2012, durante as Paraolimpíadas de Londres, que vi um dos mais lindos mergulhos. Uma artista tetraplégica chamada Sue Austin mergulhou com uma cadeira de rodas subaquática.


Tetraplégica desde 1996, ela mesma desenvolveu a cadeira de rodas motorizada com a ajuda de acadêmicos e especialistas em mergulho.


O protótipo é movido por dois veículos de propulsão subaquática para mergulho e dirigido por meio de uma nadadeira, acoplada a uma correia acrílica operada com os pés.


Austin conta que, quando teve a ideia de fazer a cadeira de rodas subaquática, engenheiros disseram que não funcionaria, que a cadeira entraria em rotação, que ela não tinha sido desenhada para operar na água. Mas Austin tinha certeza de que funcionaria. E funcionou. Ela precisou de muita paciência e persistência para desenvolver o equipamento ideal.


As imagens dos mergulhos de Austin são impressionantemente lindas. Digite o nome dela na internet e assista. Você não vai se arrepender.


Vendo suas acrobacias e manobras no fundo do mar, fiquei pensando no quanto devemos ser persistentes como Austin em tudo o que fazemos. Mesmo que digam para nós que não vale a pena, que não vai dar certo, a experiência de Sue mostra que o que devemos mesmo fazer é mergulhar de cabeça nos nossos sonhos e planos. Mergulhar de cabeça nos estudos, no desenvolvimento dos nossos talentos, no auxílio ao próximo e, especialmente, na vida ao lado de Jesus. Bom mergulho para você!



Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.