
O Senhor Deus vê o que acontece em toda parte; Ele está observando todos, tanto os bons como os maus. Provérbios 15:3
A capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, fica a 500 quilômetros da minha cidade, Mundo Novo, no mesmo estado. Alguns trechos da estrada que liga as duas cidades são bem lentos, pois é grande o fluxo de caminhões e poucos são os pontos de ultrapassagem. Quando viajo para lá, vou sempre com calma, pois sei que será um trajeto muito demorado.
Em uma dessas viagens que fazia com a família, já estávamos havia algum tempo atrás de uma fila com três carretas extremamente vagarosas. Aquilo me incomodava, pois sabia que estava longe do local em que poderia passá-las. Ao fazer uma curva, pude ver um ótimo trecho para ultrapassagem. A vista era perfeita! Eu podia enxergar todo o local. No entanto, havia um problema: essa manobra era proibida naquele local, pois existia uma pequena ponte no meio do caminho.
Calculei rapidamente os riscos, reduzi a marcha, joguei o carro para a esquerda e acelerei. Em poucos segundos voltei para minha pista, deixando os três caminhões para trás. Meu sorriso durou pouco; pois, no fim daquele trecho, pude ver um carro da Polícia Rodoviária Federal aguardando manobras ilegais como a que eu acabara de fazer. O policial sinalizou para que eu encostasse, e saí de lá com uma multa nas mãos.
Quando, irritado, sentei no banco de motorista, minha esposa Elisa, sorrindo, disse:
− Há sempre alguém olhando quando fazemos algo errado.
Isso é verdade. Em 500 quilômetros de viagem, aquela havia sido a única manobra proibida que eu realizara e, justamente naquele momento, um policial estava me esperando.
Não adianta pensar que podemos esconder nossos erros. Por melhor que seja a justificativa, o que é errado sempre será errado. Não havia argumentos: naquele local, a ultrapassagem era proibida, e ponto!
Às vezes, nós tentamos ocultar nossas ações de Deus. Isso é impossível, pois Ele vê tudo o que fazemos e conhece nossos pensamentos mais secretos. Não se pode ocultar nada do Criador.
Se você cometer qualquer erro, vá a Deus e abra o coração. Confesse seu pecado e peça para voltar para os caminhos dEle. Não insista na prática do mal acreditando que ninguém está vendo, pois o Senhor sempre observa nossos atos. Ele cuida constantemente dos Seus filhos.