
Tu és justo, ó Senhor Deus; as Tuas leis são certas. Salmo 119:137
A pedido do pastor, visitei uma igreja situada numa pequena cidade ao lado de onde moro. Era um grupo com doze membros; e, naquela manhã de sábado, havia três irmãos presentes, que eu não conhecia. Cumprimentei-os com um abraço cheio da alegria que caracteriza os filhos de Deus. Após a recepção inicial, começamos a estudar a Bíblia. Durante a mensagem, fiz a pergunta:
− Onde está a salvação?
− A salvação está em Jesus – respondeu um deles.
− Se Jesus salva, guardar a lei não salva – afirmei, e eles acenaram positivamente com a cabeça. – Se é assim, por que precisamos da lei, se ela não nos salva? – perguntei, instigando a resposta.
Foi então que o líder daquela pequena igreja me presenteou com um dos maiores conceitos sobre a lei de Deus que já ouvi até hoje. Com a Bíblia nas mãos, ele disse:
− Filho, a lei é um cercadinho que Deus coloca ao nosso redor para nos proteger. Enquanto estivermos dentro dele, estamos seguros. Quando pulamos para fora desse cercadinho, corremos muitos riscos de nos machucar ou machucar outras pessoas. A lei não salva, mas nos protege de muitas dores.
Fiquei calado diante de tamanha sabedoria!
Ellen White, ao escrever sobre Paulo, disse que ele “havia mostrado que não há poder na lei para salvar os homens da penalidade da desobediência” (Atos dos Apóstolos, p. 393). De fato, guardar os Dez Mandamentos não nos garante salvação, pois não é essa a sua finalidade. Se fosse assim, a redenção seria por meio do esforço e mérito humano. Bastaria guardar formalmente o código de Deus e pronto! Nosso lugar no Céu estaria garantido. Nessa equação, o sacrifício de Jesus seria desnecessário. Em outra ocasião, ela afirmou que “a única salvação para o transgressor da lei se encontra no Senhor Jesus Cristo; porque mediante a graça e a expiação do Filho unigênito de Deus o pecador pode ser salvo, e vindicar-se a lei” (Fundamentos da Educação Cristã, p. 331).
Agora é possível compreender que Jesus é o único caminho para a salvação e que Sua lei é uma dádiva – um cercadinho – para nos livrar e proteger do mal que existe neste mundo. Mais que isso, Jesus é o bom Pastor. Quando alguém sai desse cercadinho de proteção, Ele vem em seu resgate.
Procure estar sempre em conformidade com Sua lei de amor e, se um dia se desviar dela, clame para que Cristo venha em seu socorro.