
Deus revela os segredos escondidos nas trevas e faz a luz brilhar na escuridão mais completa. Jó 12:22
A capela do dormitório masculino do colégio interno estava lotada de jovens. Os cultos eram realizados todo começo de noite. Ao som de um piano, cantaram animadamente dois hinos e fizeram a oração.
O pastor se posicionou no púlpito para iniciar a mensagem da noite; mas, quando abriu sua Bíblia, houve uma queda de energia que apagou todas as luzes do prédio. Depois de alguns segundos de silêncio, a maioria dos quase 500 alunos começou a gritar. O louvor se transformou em sons guturais e animalescos e seguiu-se até a luz voltar – após uns 5 minutos.
Quando a luz iluminou o salão, os jovens sentaram-se, e o pastor, muito sereno, iniciou o sermão com a seguinte frase:
− O caráter de um homem é revelado no escuro. Quando ninguém pode vê-lo, ele revela sua real natureza.
Aquele sermão tocou-me profundamente, pois eu estava entre os adolescentes que gritaram na escuridão.
Certa vez, trocando a estação de rádio no aparelho do carro, deparei-me com uma música que dizia o seguinte: “O que você faz quando ninguém te vê fazendo? Ou o que você queria fazer se ninguém pudesse te ver?” Lembrei-me imediatamente daquela cena vivida anos atrás, quando as luzes da capela se apagaram.
Na claridade, aqueles jovens pareciam adoradores, mas na escuridão, com suas faces escondidas sob a sombra do anonimato, mostraram-se totalmente irreverentes e indisciplinados.
O que você faz quando ninguém o vê? Quando você está em um ambiente desconhecido, como são suas atitudes? Na internet, quando não há ninguém por perto, que tipo de sites você acessa ou que tipo de conversas mantém com pessoas que não o conhecem de verdade? Você só é uma boa pessoa quando alguém o observa ou a bondade é algo inerente a você?
O caráter de uma pessoa é revelado quando ela acha que ninguém saberá o que está fazendo. Devemos nos preocupar com isso, pois é no anonimato que conhecemos nossa verdadeira natureza.
Apenas Jesus pode mudar a mente e modelar definitivamente o caráter. Somente ligados a Ele conseguiremos ser íntegros na claridade ou na escuridão. O desafio de cada um de nós é, portanto, viver sempre com Cristo.