
Até o meu melhor amigo, em quem eu tanto confiava, aquele que tomava refeições comigo, até ele se virou contra mim. Salmo 41:9
Há todo tipo de amigo: amigo leal, amigo legal, amigo que ajuda, que atrapalha, amigo do bem, amigo do mal, amigo verdadeiro ou falso. Quando o assunto é amizade, você tem duas tarefas: procurar bons amigos e ser um bom amigo.
Marcos Choque achava que havia encontrado bons amigos. Ele morava em La Paz, na Bolívia, e procurava ser um bom cristão. Porém, resolveu deixar seu país e ir para a Espanha em busca da mãe que havia se mudado para lá e nunca mais dera notícias.
Foi lá, em terras espanholas, que certos “amigos” o afastaram do verdadeiro e melhor amigo – Jesus. Ele começou a trabalhar, mas perdeu um emprego após o outro. Más influências cercavam sua vida e ele percebeu que todos os seus sonhos estavam sendo frustrados. Nesse momento, ele teve que tomar uma decisão e acertou: no ano de 2010 voltou para seu país, a Bolívia.
De volta para casa, começou a enfrentar problemas de saúde. Fortes dores no estômago indicavam um possível câncer. Foi nesse período que conheceu uma amiga que o ajudou, levando-o de volta para o bom Amigo Jesus. Giovana falou para ele sobre esperança e sobre a felicidade que encontramos quando estamos perto de Deus. Na igreja, Marcos orou e encontrou mais do que paz. Poucos dias depois, no hospital, ficou sabendo que seu problema de saúde milagrosamente havia desaparecido.
Em novembro de 2012, Marcos foi batizado e encontrou, nos amigos de Jesus, seus melhores amigos.
Quando Deus nos criou, Ele nos fez seres sociáveis, ou seja, precisamos uns dos outros para sermos felizes. Só que há pessoas que nos influenciam para o bem e outras que nos influenciam para o mal. É preciso estar alerta. É preciso ser esperto para perceber quando algo vai ser bom para nós e quando vai significar destruição.
Muitas vezes não gostamos quando os pais ou outras pessoas nos dizem para nos afastarmos de certas companhias; achamos que sabemos muito bem escolher amigos. Nem sempre é assim. Mesmo a pessoa mais experiente pode se dar muito mal quando o assunto é amizade.
Mas há uma dica infalível: se seus amigos não são amigos de Deus, cuidado, você pode estar em terreno perigoso!