Discussão: Arrependimento real

Arrependimento real


Neidinha ♪♥ Marques ( Administrador )


angustia-.jpg

Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados. Mateus 3:8


−Por favor, pai, me perdoe! – Ricardo implorou.


− Não sei se você está realmente arrependido – disse Eliseu. – Já é a quarta vez que falamos sobre o mesmo assunto, e você não muda suas ações, cometendo o mesmo erro e me desobedecendo sempre no mesmo ponto.


− Desta vez, eu estou arrependido de verdade – Ricardo insistiu. – Prometo que vou mudar.


− Eu o perdoo, mas haverá consequências. Você não sairá com seus amigos no fim de semana, não terá mesada este mês e ficará sem a senha da internet.


Ricardo mudou, pelo menos enquanto o castigo durou. Assim que obteve a senha de internet, a liberdade de sair nos fins de semana e a mesada do mês, seu comportamento voltou a ser o mesmo. Ele não havia se arrependido, estava apenas procurando se livrar dos castigos que o pai lhe impusera.


Algumas pessoas fazem o mesmo com Deus. Pedem perdão e insistem sempre no mesmo erro. Às vezes, até mudam por um tempo; mas, depois, mostram não terem abandonado por completo o seu pecado.


Arrependimento não é apenas proferir palavras ou ter medo das consequências do erro. Arrependimento é reconhecer a imensidão do cuidado e do amor de Deus. É reconhecer como Ele nos ama e nos protege com sua Lei.


Mais que apenas lamentar por um ato errado, arrepender-se significa mudar de ideia sobre ele. O que antes parecia certo e justificável passa a ser impraticável. É, também, uma mudança de intenção e de ação.


Deus conhece nossas vontades. Ele sabe se realmente queremos abandonar nossos pecados ou se estamos apenas cumprindo o ritual de dizer “Por favor, desculpe-me!”, sem ter o desejo de mudar de atitude. O Senhor diz assim: “Eu, o Senhor, examino os pensamentos e ponho à prova os corações. Eu trato cada pessoa conforme a sua maneira de viver, de acordo com o que ela faz” (Jeremias 17:10).


Lembre-se de que arrependimento significa, acima de tudo, abandonar o pecado. Da próxima vez que pedir perdão a Deus, tenha como propósito realmente mudar de conduta e deixar para trás seus erros. Assim, o Senhor terá alegria em perdoá-lo.



Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.