Mas o Senhor diz aos que praticam o mal: “Para vocês não há segurança.” Isaías 48:22
As cenas que passavam no filme a que Sula assistia na sala de casa não eram nada agradáveis, e ela já não tinha mais unhas para roer. Era um filme de terror que os amigos da escola insistiram para que ela assistisse. Agora, na calada da noite, estava arrependida. Nunca vira tantas cenas horripilantes em sua vida nem tantas criaturas estranhs. Aquelas imagens ficariam na mente de Sula por algum tempo, provocando certo desconforto e pesadelos.
Você gostaria que cenas de filmes de terror acontecessem dentro da sua casa? Permitiria que rituais malignos fossem realizados na sua sala? A televisão é a porta de entrada para atrocidades em diversos lares. Muitas pessoas jamais convidariam uma criatura sobrenatural maligna para habitarem consigo, mas fazem isso naturalmente ao contemplarem filmes com conteúdo sombrio.
Essas obras possuem grande poder na vida de quem as olha, pois o ser humano passa a imitar aquilo que contempla. Aliás, é isso que ensina a escritora Ellen White: “Pela contemplação somos transformados. Embora formado segundo a imagem do seu Criador, o ser humano pode de tal maneira educar sua mente que o pecado por ele outrora aborrecido se tornará um prazer. Deixando de vigiar e orar, deixa de guardar a cidadela – o coração – e empenha-se no pecado e crime. A mente é degradada, e é impossível elevá-la da corrupção enquanto está sendo educada para escravizar as faculdades morais e intelectuais e levá-las em sujeição a paixões rudes” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 225).
É muito importante que se tenha bons critérios na hora da escolha de um filme, preferindo aqueles que não tenham imagens assustadoras e que provocarão pesadelos por algumas noites. Os filmes de terror, em especial, apresentam cenas que impressionam de uma maneira muito forte e podem, inclusive, deixar os espectadores insensíveis à dor e ao medo alheio.
Fuja de filmes com evidente procedência maligna. Prefira assistir a obras que realmente acrescentem valores positivos para sua vida e que não o faça contemplar elementos sombrios e horríveis.