O ciúme é uma das emoções mais dolorosas que podemos vivenciar. Ele pode ser obsessivo e implacável. E pode levar a sensação de estar totalmente fora de controle. O medo de perder alguém de quem dependemos pode ser apavorante. As pessoas que são ciumentas estão de fato em guerra com um inimigo imaginário, que pode roubar-lhe o amor.
O ciúme pode magoar, além do objeto do nosso sentimento, a nós mesmos, porque corrói nosso sentido de ser. Se você se encontrar batalhando com o ciúme, tente usar esses sentimentos tortuosos para começar a se ajudar. Primeiro de tudo: tenha a certeza de que não está exagerando os sentimentos negativos e desvalorizando os positivos. Ao se permitir ser tomado por esses sentimentos, cedendo a eles, você está se fazendo sentir pior do que deveria. Você pode parar este movimento, em direção negativa, ao apontar o verdadeiro problema, a auto-estima.
O primeiro passo é conter o ciúme. Fale sobre ele. Se ficar se preocupando com ele ou cedendo as suas atitudes suspeitas só vai servir para avivar as fantasias negativas a respeito do seu amante. Expressando o ciúme através de suspeitas e acusações, não apenas aumenta o poder que este tem sobre você, como também afasta seu parceiro.
Ciúmes é relativo de amor, carinho. Onde todos sentem em doses mínimas ou máximas. Surgem a partir do momento onde se nota a ausência de carinho ou atenção devida ao parceiro (a). Onde o tratamento amoroso começa a ficar raro ou indiferente, e às vezes nem há outra pessoa na vida de seu parceiro (a). Mas em primeiro lugar, você deve estar sempre de bem consigo mesma (o) e deixar fluir, o ciúmes incomoda, mas é porque com ele está o amor de braços entrelaçados. Então dê a atenção devida a seu par..
Então se cuide! O seu ciúme pode acabar com o seu relacionamento amoroso e assim te deixar só. Sendo assim, ao invés de curtir um momento tão bom e agradável com a pessoa amada, você poderá ficar sozinho em sua casa, chorando arrependido (a) pelas palavras ditas ou atitudes tomadas. Controle-se, para o teu bem e o bem de teu relacionamento...
Por mais que alguém diga que não sente ciúmes de outra pessoa, saiba que esta no fundo, lá no fundo senteciúmesim. Este sentimento assim como muitos outros está presente em toda e qualquer pessoa, e quem nunca teve ciúmes que atire a primeira pedra. Não importa se você teve, tem ou vai ter, este sentimento que engloba muitos outros como amor, raiva, ódio, tristeza, enfim, fará parte de sua vida em algum momento. Mas de forma controlada, o ciúme é interessante e até mesmo positivo, pois é uma maneira de demonstrar que você gosta de certa pessoa, ou melhor, indica cuidado e não importa qual seja esta pessoa..
Contudo, quando o ciúme bater em nossa porta, é preciso que saibamos analisar quais são os seus motivos e o nosso nível de dependência que temos de acordo com o objeto de amor, já que quanto maior é a dependência, maior será o medo da perda e consequentemente, maior é o ciúme.