Meus irmãos, continuem a ser meus imitadores. E olhem com atenção também os que vivem de acordo com o exemplo que temos dado a vocês. Filipenses 3:17
A sandália de Bia estava na moda. Letícia olhou para a amiga de sala enquanto ela desfilava o calçado novo, caminhando por entre as carteiras. Bia se parecia com uma modelo adolescente, cabelos sempre soltos, um ou outro acessório nos braços combinando com o cinto ou com os sapatos. “Ela faz esse uniforme ridículo parecer roupa de top model”, invejou Letícia, olhando para o jeito de andar da colega.
Naquele dia, ao voltar para casa, intimou a mãe:
− Eu quero uma sandália como a da Bia.
− Letícia, todo o dia você fala dessa tal Bia – reclamou a mãe.
− Ela está sempre na moda, mãe! Cuida dos cabelos, das unhas, e suas roupas são incríveis.
− E você quer ser como ela? Você quer andar na moda?
− Claro que quero! – Letícia nem precisou pensar muito para responder.
− Por que não tenta ser você mesma?
− Oras, não tenho aquele cabelo lindo, o jeito de andar elegante, ou os acessórios da Bia. Não sou perfeita como ela.
− E Deus a ama menos por isso? É isso que lhe dá valor diante dEle?
Letícia fez careta. Não queria sermão; queria ser como Bia. Ela não entendia que estava tentando imitar um modelo que não acrescentaria nada à sua vida espiritual. Quanto mais ela tentasse imitar sua colega, mais se distanciaria de seu Criador.
O estadista suíço Axel Oxenstiern disse que “a moda, ídolo da mocidade, é a mais ruinosa de todas as vaidades”. Pessoas procuram imitar os modelos apresentados por revistas que estampam roupas fascinantes e corpos perfeitos. Como é impossível alcançar a beleza artificial de tais exemplos, muitos jovens e adultos ficam frustrados.
No entanto, não é isso o que Deus valoriza. Não é esse tipo de beleza que Ele procura. Ele quer corações alinhados à vontade dEle. Neste mundo, pessoas querem ser cópias umas das outras. Ficam se comparando para ver quem é melhor ou mais bonito. Deus não compara ninguém, pois sabe que cada um é singular.
Desenvolva um estilo de vida que o aproxime de Deus. Jamais se compare com outras pessoas, principalmente com aquelas que estão distantes do ideal do Senhor.