Se por preguiça você deixar de consertar o telhado da sua casa, ele acabará ficando cheio de goteiras, e a casa cairá. Eclesiastes 10:18
Era apenas um dente quebrado. Vinícius passou a língua no molar inferior e sentiu o dente afiado. Abriu a boca em frente ao espelho e pôde ver o estrago que uma simples semente de goiaba foi capaz de fazer. “Não é nada”, ele pensou, “isso aqui aguenta uns dias até que eu possa ir ao dentista.”
Alguns dias se passaram até que Vinícius se acostumasse e não mais percebesse aquele dente quebrado. Vez ou outra, esfregava a língua no local, sentindo a obturação que havia no interior do molar, mas estava tudo bem, pois não sentia dor.
Certo incômodo surgiu depois de umas semanas, e Vinícius se habituou a mastigar do outro lado da boca. Precisava ir ao dentista, mas sempre adiava.
Finalmente, a dor se tornou mais constante, principalmente, quando bebia algo muito quente ou muito frio. Quando decidiu que realmente precisava ir a um profissional que pudesse cuidar daquele dente, o tratamento foi extremamente caro e doloroso.
Vinícius demorou tanto tempo para ir ao dentista que uma simples rachadura transformou-se numa inflamação horrível. Foi necessário um tratamento de canal, com várias idas ao odontologista e horas intermináveis de dor.
O que era algo simples como uma goteira, transformou-se em uma situação preocupante como o desabamento de uma casa.
Há pessoas que não dão atenção a pequenos cuidados, até eles se transformarem em grandes problemas. Têm consciência do que pode acontecer e até possuem vontade de resolver a questão, mas não encontram forças, tempo ou ânimo para, de forma rápida, arranjar solução. Nas palavras de Carlos Drummond de Andrade: “A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca.”
Todo problema é de solução mais fácil se procurarmos resolvê-lo no início. Sempre é possível parar uma pequena bola de neve, mas isso vai ficando difícil enquanto ela rola montanha abaixo, até ficar gigantesca e causar uma avalanche.
É mais simples tirar boas notas nos primeiros bimestres que tentar recuperar todo tempo perdido no quarto e último período, não é?
Se você vê que algum problema está surgindo em sua vida, encare-o e tente resolvê-lo de imediato. Não espere que se transforme em algo gigante que possa fugir totalmente de seu controle ou causar muito desgaste para ser resolvido.