Discussão: DICAS DE BELEZA

DICAS DE BELEZA



Tratamento natural para manchas causadas pelo sol

Tratamento-natural-para-manchas-causadasIVAN BASTIEN - RF - THINKSTOCK
O tratamento natural para manchas causadas pelo sol visa amenizar, senão eliminar esse tipo de mancha que atinge principalmente as mãos e a face. Essas áreas que costumam ficar com maior exposição ao sol, sofrem a descoloração da pele. Apesar de totalmente inofensivas, do ponto de vista estético, proporcionam uma visual disforme, e costumam ser uma grande preocupação, ainda mais para as mulheres.
Dado que a ocorrência das manchas tem a exposição ao sol como causa, uma das primeiras medidas é evitá-la ao máximo possível. Aplicar o protetor solar todos os dias, renovando a aplicação a cada 3, ou 4 horas, é fundamental. O fator de proteção depende dasensibilidade da sua pele, ou seja, quanto mais fácil for o aparecimento das manchas, maior deve ser o bloqueio solar através do creme. Recorra a esseescudo mesmo que não vá sair ao sol. Vale citar que a exposição à radiação da tela do computador pode ter quase que o mesmo efeito que os raios solares na pigmentação da pele.
Para quem quer eliminar as manchas, a receita caseira mais indicada é a mistura em partes iguais de glicerina, suco de limão espremido na hora, e água de rosas. Aplique na área a ser tratada, todos os dias, deixando por meia hora. O ácido do limão branqueia,a glicerina amacia, e a água de rosas garante o frescor da pele.
Tratamento-natural-para-manchas-causadasJUPITERIMAGES - RF - THINKSTOCK
Também poderá amassar a polpa de qualquer uma destas frutas, que esteja bem madura, e deixar como máscara facial: abacaxi, morango, tomate, ou papaya. Deixe a máscara agir por meia hora, devendo ser a aplicação diária até obter o efeito desejado.
Outra receita que faz maravilhas para quem quer clarear a pele é o leite azedo mesclado com mel. Quando azedo, o leite libera ácido lático, que naturalmente escama a pele, e o mel, evita o ressecamento.
Já o óleo de mamona é famoso por ser altamente eficaz para retirar as manchas provocadas pelo sol.


2186d5f1b028d080f4ea16a1ae17d9-3159401.j

Sabe água oxigenada 10 volumes??

agua-oxigenada-10-volumes.jpg

É tiro e queda pra tirar manchas do rostowink.gif Tem que botar num algodão e passar no rosto...todo dia...de noite...aos poucos vai sumir...tu vai ver...

é um tratamento bom e barato...
Na internet tem várias receitas caseiras...q ajudam a tirar manchas, achei várias nesse site www.queensberry.ind.br

As indesejadas manchas da pele causadas pelo sol surgem tanto em homens quanto em mulheres.
Dependendo de uma tendência individual de cada pessoa, é formada por um tipo de mancha acastanhada na face, pode ser mais comum principalmente em mulheres grávidas ou que fazem reposição hormonal e até mesmo em quem está tomando anticoncepcional oral.
Alguns tratamentos caseiros para tirar as manchas:
• Passar um pouquinho de água oxigenada 10 volumes na área manchada, antes de dormir, durante alguns dias.
• Limpar a pele com leite de rosas, com um pedacinho de algodão.
• Fazer máscaras de pepino, tomate ou de clara de ovo. Aplicar o ingrediente preferido diretamente sobre a área manchada e deixar agir por aproximadamente 15 minutos, lavando a seguir.
• Colocar óleo de oliva puro todas as noites nas manchas. Deixe o óleo até o outro dia e lave a pele.
• Usar água de flores de camomila para lavar a face.

Cada pessoa tem um tipo de pele, por isso, sempre consulte um dermatologistapara fazer um tratamento adequado para seu caso. Atualmente existem inúmeros tipos de tratamentos para manchas, mas nunca tente se automedicar, pois isso pode piorar a situação.
O sonho de muita gente é ter uma pele bonita sem manchas e espinhas. No caso de exposição excessiva ao sol o uso de um bom protetor solar com alto fator de proteção será o mais indicado para prevenir manchas escurecidas, até mesmo tratar problemas de ressecamento da pele o que é um problema sério para pessoas que se preocupam com a estética.
Como evitar as manchas
Para evitar as manchas no rosto ou em qualquer outra parte do corpo recomenda-se:
• Utilizar diariamente um protetor solar, mesmo nos dias nublados.
• Não espremer cravos e espinhas;
• Não expor-se ao sol depois de lidar com limão;
• Sempre limpar, tonificar e hidratar a pele diariamente, utilizando produtos específicos para o seu tipo de pele.
• Manter uma alimentação adequada e beber muita água.
• Praticar exercícios físicos pode ser compensador.

As pessoas que tem tipos de manchas escurecidas que atingem principalmente as bochechas, testa, nariz e a pele acima do lábio superior, são pessoas de pele extremamente sensível, por isso requer cuidados especiais e não deve abrir mão dos protetores solares mesmo quando as mesmas desaparecem, pois podem voltar. Até mesmo a luz emitida por lâmpadas e computadores pode contribuir para manchas escurecidas no rosto e braços principalmente.
Se a mancha for apenas superficial a pessoa pode até ficar livre delas, apenas com o uso contínuo de protetores, as que forem profundas precisam de avaliação de um dermatologista o que é muito compensativo.


Descoloração da pele com acne

A acne é a principal causa da descoloração da pele.
É essencial evitar de espremer as espinhas ou os cravos.
Em vez disso, você pode usar um creme/gel sobre sem prescrição ou recomendado pelo dermatologista para acne e aplicá-lo sobre a área afetada para remover a espinha. Ter paciência e evitar tocar as espinhas, previne infecções na pele e cicatrizes. Outra causa é o aparecimento de acne grave.

Se você tem muitas espinhas, é mais fácil que se formam das cicatrizes marrom, pretas ou vermelhas.
Neste caso, você precisa lutar contra a acne de maneiras diferentes.
Uma carência de vitaminas benéficas para a acne na dieta pode contribuir para a hiperpigmentação.

È possível usar outros remédios caseiros para cicatrizes da acne:

Siga uma dieta rica em vegetais e frutas.Beba 2-3 litros de água por dia.Fazer exercícios aeróbico durante 20-30 minutos todos os dias.Beber chá verde e evitar cafeína ou álcool.Evite o estresse porque ele piora a acne.Use um bom produto sem receita aprovado por dermatologistas para o cuidado com a pele.Lavar o rosto regularmente e mantê-lo sem óleo e pó, pois estas duas são as principais razões para a inflamação da acne.

timthumb.php?src=%2Fp%2Fwp-content%2FuplTratamento para manchas escuras

Cremes para a pele

Os cremes para a pele que contém hidroquinona têm excelentes propriedades de descoloração e são usados para o tratamento de manchas marrons. Não funcionar imediatamente, é necessário aplicar nas manchas escuras durante vários meses antes que se dissolva e tornar-se menos evidente.
O uso excessivo de cremes de clareamento pode causar efeitos colaterais, como irritação e vermelhidão na pele.

Creme despigmentante para descolorir a pele
È possível melhorar o tom da pele graças a cremes, loções e sérum anti-manchas disponíveis no mercado.
O problema é escolher o produto certo para clarear as manchas e sinais sem reagir com a pele e causar erupções cutâneas ou reação alérgica.

Clareador de Manchas Clinique Even Better
É um dos melhores cosméticos para dissolver as sardas e manchas marrons. Contém extrato de levedura, ácido salicílico e extrato de raiz de cúrcuma que ajuda a reduzir a pigmentação. A formulação do gel é muito lisa e espalha uniformemente, sem gordura.

Regulador de pigmento de SkinCeuticals
Este produto contém ácido glicólico, ácido kójico e emblica. O ácido kójico clareia a pele e o ácido glicólico esfolia. A valeriana torna a pele mais uniforme e ilumina a pele.
Tem uma textura muito sedosa e suave e pode ser usado eficazmente por aquelas com pele oleosa.

Outros cremes eficazes para clarear as manchas são:

DemelanClariderm Clear StiefelBi-White Reveal VickyHyaluron – Fluido Clareador EucerinLoção Uniformizante Mary Kay

A hiperpigmentação ou manchas marrons pode ser reduzidas e desaparecer ao longo do tempo, graças à aplicação no rosto de creme de despigmentação que contenham:

Hidroquinona;Ácido azeláico;Ácido glicólico;Alfa-hidroxi ácidos;Extrato de alcaçuz;Extrato de erva-doce;Extrato de chá verde de Uji.



Como fazer contorno e afinar o rosto com maquiagem

5

13 de junho 2015

Olá, minha gente AMIGA

Tudo bem com vocês? 

Uma coisa que tem me incomodado muito ultimamente, são mulheres que cismam em fazer contorno para afinar e iluminar o rosto, e fazem. Mas fazem errado! E ficam com manchas mais escuras ao redor da face, nas laterais do nariz e passam blush como se não houvesse amanhã. Resolvi fazer esse post não pra criticar, mas por solidariedade, eu juro. E decidi esse tema depois de ver uma certa âncora, de um certo telejornal de segunda edição local, com bochechas e têmporas coloridas com pó de tijolo. (Pedro e Laís, essa é pra vocês!)

Então, aqui vão algumas dicas e alguns cuidados que você deve tomar ao preparar o rosto.

c5.jpg?w=400&h=300

O resultado é enorme em alguns casos e em todos dá aquela ajudada!

Prepare sua pele normalmente, primer, corretivo, base, pó e etc, ou seja lá o que você faça para preparar a sua pele. Depois para afinar o rosto com maquiagem, deve-se contornar o rosto com um pó mais escuro do que você usa normalmente. Um pó, uma sombra marrom não muito escura (opaca pelo amor de Jesus Cristo), um corretivo mais escurinho, um blush mais corzinha de terra, ou até mesmo produtos próprios pra contorno que se acha no mercado.

Mas onde eu aplico essa maquiagem de cor mais escura? Você aplica no contorno do rosto, entradas, laterais da testa, maxilar, nas laterais do nariz e naquele vão da bochecha quando se faz biquinho de peixe, bem como na foto abaixo.

afinando.jpg?w=400&h=300

Aí vem o segredo: ESFUMAR! Esfumar como se sua vida dependesse disso, e não houvesse amanhã. Aliás, acho que o segredo pra toda boa maquiagem, é um esfumado bem feito, pra nadar ficar com aquela cara de artificial ou marcado.

Para um resultado melhor após o contorno, deve-se iluminar o rosto. Que também tem pontos estratégicos, não é onde você acha que deve ficar iluminado não. Na verdade, é bem simples. Tudo mais escuro fica pra trás, e tudo mais claro fica pra frente. O que da noção de profundidade ao rosto e ajuda criar essa “ilusão” de um rosto mais fino.

como-iluminar-o-rosto.jpg?w=400&h=300

O iluminador deve ser aplicado acima das maças do rosto (acima do blush), na lateral do rosto e e também subindo para as têmporas. Se desejar afinar o nariz, após fazer o contorno, você também pode aplicar um pouco de iluminador no centro do nariz, subindo um pouco até a testa. Para levantar o olhar, deve se passar iluminador, ou uma sombra clara abaixo da sobrancelha e acima da pálpebra. Aí, mesma técnica, esfumar e espalhar para não ficar como a Kim Kardashian.

O contorno deve ser feito com um pincel fofinho de pó, blush ou até mesmo com uma esponja para aquelas que não tem prática, ou não tem pincéis de precisão.

– Aaaah, mas eu ainda não entendi. Ok, tudo bem. Separei um vídeo pra vocês de uma das minhas maquiadoras preferidas, a Alice Salazar, onde ela explica passo a passo, o que se deve fazer de forma simples para afinar o rosto. Ela é super engraçada, mas curiosamente nesse vídeo está mais séria. Vale a pena dar uma conferida, e pra quem gosta de tutoriais, pode dar uma olhadinha nocanal do Youtube dela depois.

Bom, espero ter ajudado. E mocinha do jornal regional de segunda edição, qualquer duvida, é só falar comigo. E é claro, qualquer uma de vocês também!

Beijos,

Louise Vianello



[…] Dica #4 Largar a mão da preguiça, e fazer o contorno do rosto com maquiagem. Quando estamos resfriadas/gripadas/ passando mal ou simplesmente cansadas, é normal que nosso rosto fique enxado. Por isso o contorno é essencial. Ele vai ajudar a afinar o resto. E o processo eu ensinei aqui. […]


tem video novo da Alice Salazar de maquiagem de contorno!!!



Computador — Uso Excessivo Provoca Sérios Problemas de Saúde!
A sociedade atual passa por uma grande evolução tecnológica, sendo o computador uma das priBlog%2Bsaltitando%2Bcom%2Bas%2Bpalavras%ncipais tecnologias utilizadas no nosso dia-a-dia, seja no trabalho, na educação ou na recreação, porém, este recurso está sendo utilizado de forma exagerada e inadequada.

A falta de descanso adequado somado ao esforço excessivo, posições impróprias do corpo e pressionamentos repetitivos de teclas e longos períodos de agarrando e arrastando “os ratos”, acumulam lentamente prejuízos para o corpo e podem provocar lesões nas mãos, punhos, braços, ombros e pescoço, que acabam se transformando numa condição grave e muito dolorosa, a qual é muito mais fácil evitar do que curar.

As consequências no uso excessivo do computador não são imediatas, são doenças que vem ao longo do tempo e que aumentam o risco se o usuário utilizar o computador por muitas horas seguidas e diariamente. É comum um usuário após o uso contínuo do computador sentir cansaço, dores de cabeça, irritação nos olhos e fadiga.

As lesões por esforços repetitivos (LER) provocadas pela digitação e uso do mouse são cada vez mais freqüentes e a dor na coluna é outra reclamação constante nos consultórios ortopédicos, especialmente na faixa etária dos adultos jovens.

Antigamente, a maior parte do tempo livre das crianças eBlog%2Bsaltitando%2Bcom%2Bas%2Bpalavras%adolescentes era passada no quintal ou nas quadras desportivas, hoje, em casa ou na escola, os jovens vivem diante do computador entretidos com estudo, pesquisa, bate-papo e jogos.

Esse novo estilo de vida pode provocar sérios problemas de saúde, como dores de cabeça, rigidez no pescoço, dor nas costas , dor nos punhos e olhos secos, principalmente, naqueles que ao regressarem a casa — seja da escola ou do trabalho —ao invés de descansarem, simplesmente, engolem a comida, tomam uma banho de gato e voltam a usar o computador.

Segundo especialistas é possível prevenir esses problemas, desde que uma regra de ouro seja respeitada: fazer uma pausa para relaxamento a cada 50 ou 60 minutos. Durante essa breve paralização — 5 a 10 minutos — deve-se fazer alongamento da musculatura das mãos, pernas e tronco.

Uma equipe de cientistas da Stellenbosch University, de Tygerberg, África do Sul, observou um grupo de 1.073 estudantes com idade média de 16 anos, dos quais 48% frequentavam escolas onde se usava regularmente o computador durante oito horas e meia por semana ou mais.

De acordo com os resultados da pesquisa, apenas 16% de quem passava menos de cinco horas diante do computador sofria de distúrbios no pescoço, enquanto que 48% daqueles que estavam no computador de 25 a 30 horas por semana, queixavam-se de dores musculares e de cabeça.

Segundo o Instituto Italiano de Medicina Social, quase 46% dos trabalhadores da União Europeia exercem seu ofício em posições dolorosas ou cansativas. De acordo com os resultados preliminares de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Medicina da Universidade de Bari (Itália) e do Centro Europeu da Coluna Vertebral, a postura que se adota diante do computador pode provocar hipercifose dorsal e cervical — aumento da curvatura da coluna nessas regiões.

Ao falar-se em problemas de saúde causados pelo computador, certamente, a primeira doença mais visada é a L.E.R (Lesão por Esforço repetitivo) ou D.O.R.T (Distúrbios Osteomoleculares. Relacionados ao Trabalho). Como o próprio nome, esta é uma doença provocada pelo uso inadequado e excessivo de uma certa atividade. Hoje, a síndrome representa cerca de 70% das doenças do mercado profissionais registrados no Brasil.

De acordo com empresas de planos de saúde, cerca de 65% das licenças médicas solicitadas por motivo profissional estão ligadas à síndrome. Essas lesões têm maior efeito no mundo da informática, pois o usuário passa muito tempo em uma mesma posição e fazendo o mesmo trabalho com o corpo.

Esse usBlog%2Bsaltitando%2Bcom%2Bas%2Bpalavras%o intenso provoca distúrbios que atingem, principalmente, áreas do corpo como as mãos, punhos, braços, pescoço e ombros.

O primeiro sinal da síndrome é a dor, que em um momento de descanso já não existe, entretanto com o uso excessivo do computador transforma-se em uma grande dor.

Geralmente as principais queixas são as dores e desconforto nas partes afetadas, com isso, há formigamentos e dores dando a sensação de queimadura ou de frio localizado. Como a síndrome não é tratada como uma doença, e sim, como um distúrbio, a qual sem a atenção adequada, pode desenvolver ou agravar patologias como:

► Tendinite: inflamação aguda ou crônica dos tendões.

► Tenossinovite: inflamação aguda ou crônica das bainhas dos tendões.

► Síndrome de DeQuervain: opressão dolorosa da bainha comum dos tendões do polegar.

► Síndrome do Túnel do Carpo: contração do nervo mediano no túnel do carpo.

► Epicondilite: Uma inflamação dos tendões do cotovelo causada por movimentos excessivamente repetitivos ou efetuados com demasiada intensidade, como por exemplo o uso prolongado do mouse.

► Síndrome do Túnel do Carpo — Osso da raiz da mão: Uma dor no pulso que se irradia até a mão e por todo o braço, chegando até o ombro, por conta do uso errado do mouse.

Vale ainda dizer que qualquer lesão ou fratura pode causar doenças deste padrão e outras como:

► Cisto sinovial

► Fibromiosite ou fibrosite

► Bursite

► Síndrome de Quervain

► Síndrome do Canal de Guyon

► Mialgia tensional

Outro distúrbio é a Síndrome de Visão de Computador — como a fadiga ocular, a perda de elasticidade do nervo ótico, visão embaçada e olho seco — que ao que tudo indica, pode ocorrer após duas horas de uso do computador.

Os oftalmologistas esclarecem que o uso do computador não costuma provocar uma piora das nossas capacidades visuais quando são respeitadas as regras mínimas de bom uso do aparelho, porém, alertam que os usuários de computadores que passam horas em frente ao monitor podem se tornar vítimas da síndrome da visão de computador.

É preciso, enfim, evitar posições fixas por tempos prolongados. No caso em que isso for impossível, os especialistas recomendam fazer com frequência exercícios de relaxamento do pescoço, das costas, dos braços e das pernas.

Confira abaixo algumas medidas preventivas:

► Mantenha uma postura correta diante do monitor. Use uma cadeira que tenha suporte para as costas regulando-se a altura da cadeira e a inclinação do encosto.

► Mantenha seus pés apoiados no chão ou em um suporte apropriados para apoiar os pés e a coluna no encosto, sobretudo a região lombar.

► Personifique seu computador. O tipo de letra, o contraste, a velocidade e tamanho do ponteiro do mouse e as cores da tela podem ser confiBlog%2Bsaltitando%2Bcom%2Bas%2Bpalavras%guradas para melhor conforto e eficiência

► A parte superior da tela deve estar diretamente à frente de seus olhos de modo que ao olhar para ela você olhe levemente para baixo.

► Regule o monitor de modo a evitar brilho excessivo. Evite também reflexos de janelas e outras fontes luminosas.

► O monitor deve ser posicionado à frente de modo que, mesmo agindo sobre eventuais mecanismos de regulagem, sua linha superior esteja um pouco mais baixa da horizontal que passa pelos olhos do operador e entre 50 cm e 70 cm de distância.

► Use um apoio para o teclado e para o mouse de modo a posicioná-los corretamente e para facilitar a cópia de textos use um anteparo de prender folhas.

► Mantenha o teclado em posição inclinada — a parte de trás do teclado, que fica mais próxima a você deve ficar mais alta que a parte da frente, isto é, a que fica mais próxima ao monitor — durante o trabalho.

► Use um apoio para o teclado e para o mouse de modo a posicioná-los corretamente e para facilitar a cópia de textos use um anteparo de prender folhas.

► Mantenha os antebraços apoiados na escrivaninha, em angulo de 100 a 110 graus com o teclado de modo a ficar em posição relaxada, de modo a aliviar a tensão dos músculos do pescoço e das costas.

► Mantenha os pulsos devem ficar em posição neutra ou reta ao digitar ou se usar algum dispositivo de apontamento ou calculadora. Movimente seus braços sobre o teclado e os apoios para os pulsos enquanto digita.

► Evite permanecer com os cotovelos sobre a mesa ou os apoios. Isso evita que os pulsos sejam forçados a assumir posições para cima, para baixo e para os lados.

► Para combater os distúrbios oculares provocados pelo computador, é aconselhado usar um protetor de tela redutor do brilho, manter a sala bem iluminada e, se necessário usar óculos de repouso da vista, indicados pelo oculista.

► Mantenha o monitor um pouco abaixo da altura dos olhos para não forçá-los mais abertos. Se permanecerem mais fechados, o conforto visual é maior e há menor evaporação lacrimal.

► Outra medidBlog%2Bsaltitando%2Bcom%2Bas%2Bpalavras%a preventiva, no dia-a-dia, inclue o descanso ocular e atenção para a necessidade de piscar mais vezes durante o uso do computador. A cada hora levante e relaxe. Olhe para objetos e locais distantes porque isso propicia o relaxamento do músculo que dá sustentação ao olho.

► Se possível, dê uma pausa de 5 a 10 minutos a cada 60 minutos de uso do computador e, se possível, a cada duas ou três horas altere as tarefas a fim de não permanecer com o corpo na mesma posição, por tempo prolongado.

► Diminua o número de movimentos repetitivos. Isto pode ser feito com auxilio de teclas de atalho e com o uso de programas especiais para esse fim. O uso de combinações de teclas também em muito contribui para reduzir o uso do mouse e de cliques.

► Mantenha seus dedos e articulações relaxadas enquanto digita. Nunca segure caneta ou lápis nas mãos enquanto estiver digitando.

► Evite bater no teclado com muita força. Suas mãos devem ficar relaxadas. Estudos mostram que a maioria dos usuários bate no teclado com força 4 vezes maior que o necessário

Pode-se dizer que o computador se tornou uma ferramenta indispensável na rotina de inúmeras pessoas, seja no uso professional, doméstico, educacionBlog%2Bsaltitando%2Bcom%2Bas%2Bpalavras%al e lazer, entretanto, seu uso frequente, excessivo e inadequado está trazendo sérios problemas de saúde e até mesmo interferindo na personalidade e no cotidiano dos usuários.

É importante ressaltar que o maior grau de vulnerabilidade está no usuário que utiliza o computador tanto para o uso profissional quanto para o entretenimento e que essa “necessidade” está se espalhando em todos os lugares, seja no trabalho, no almoço, no café, em casa e até mesmo na cama, transformando-se assim em “um mal necessário”, enfim, é uma ferramenta” imprescindível” a tal ponto de que aquele que não tem um computador ou um notebook sente-se impotente, porém, há que ficar atento às consequências, já que as estatísticas provam que o uso excessivo pode provocar várias lesões que em casos avançados podem até causar incapacidade permanente.

Computador — Uso Excessivo Provoca Sérios Problemas de Saúde!
Fonte:Pesquisa livre na internete
Blog Saltitando com as Palavras


Tags:Computador,tecnologia,excessivo,repetitivo,saúde,lesões,mãos,punhos,braços,pescoço, ombros.


Veja também:

A Criança na Era da Internet Móvel


Você tem Amigos ou Apenas Colegas?
Provérbiosda Era Digital
Internet — Entre Dedos e Teclas — Sem Palavras!


Água com Gás — Mitos e Verdades!
O corpo humano é composto de 60% de água. Ela participa de praticamente todos oszzzzz%2Bwater%2B8.jpg processos orgânicos: da regulação da temperatura ao bom funcionamento do cérebro e dos músculos, portanto, segundo especialistas, é vital para nossa saúde, bebermos de 1 a 2 litros de água por dia para auxiliar o funcionamento do nosso organismo e também para hidratação do corpo.

Para quem não é muito fã de beber água, uma boa opção, é tomar água com gás que além de ser uma excelente forma de manter a forma e hidratar, proporciona prazer em tomar algo saudável e gostoso com zero caloria.

Apesar de ser vista com certa desconfiança e ser confundida com refrigerante — pois ambos possuem gás — muitas pessoas acreditam que após beberem água com gás ficam um pouco inchadas e, portanto, optam por eliminá-la do seu cardápio diário.

A água gasocarbónica commumente conhecida por "água com gás" apresenta características químicas que durante muitos anos foram utilizadas para combater as indisposições digestivas.

Atualmente evidenciam-se outras potencialidades visto que estas águas são ricas em vários elementos saudáveis, podendo ser consumidas em qualquer momento. As suas propriedades advêm do fato destas estarem protegidas da poluição e de outros fatores externos, uma vez que circulam profundamente no subsolo percorrendo zonas rochosas, o que lhes permite incorporar no seu percurso vários minerais.

Segundo especialistas, água com gás não incha e pode, sim, substituir a comum — contanto que não seja a única fonte de hidratação do dia — porém, convém ressaltar que em excesso, ela pode irritar a mucosa do estômago de pessoas pré-dispostas a problemas gastrintestinais.

Alguns estudos apontam que a água com gás pode ser mais benéfica ao organismo do que a sem gás. Um deles, publicado no Journal of Nutrition, tinha como objetivo testar os benefícios da água (com ou sem gás) em um grupo de mulheres. O grupo foi dividido em dois: as que tomariam a água com gás e as que tomariam água sem gás.

As mulheres foram submetidas a vários exames, incluindo pressão arterial e colesterol. Comparado ao grupo que bebeu água sem gás, as que beberam a água com gás tiveram significativa redução do colesterol (LDL), que é geralmente associado a doenças cardíacas.

A verdade é que assim como a água sem gás, a gaseificada não tem calorias e, portanto, não engorda e pode ser benéfica à saúde e, para algumas pessoas beber água com gás é mais “saboroso” e também pode ser considerado um costume "mais refinado".

Nessa guerra entre qual é a melhor, ao longo do tempo, surgiram alguns mitos em torno da água com gás, confira abaixo:


Água com gás é diferente da natural?
Verdade

A água com gás contém gás carbônico na composição. Hoje, a maioria das marcas à venda em mercados é do tipo gaseificada artificialmente, um processo industrial igual ao dos refrigerantes, no qual retira-se o oxigênio do líquido e injeta-se, no lugar, o gás carbônico, para dar o efeito frisante.

Mas existe também a água com gás natural – chamada carbogasosa ou carbonatada. Essa surge do aquecimento subterrâneo. As fontes em geral ficam em regiões próximas de vulcões ou onde a camada de magma está mais próxima da superfície terrestre. Ali, os dutos de magma atravessam as rochas até alcançarem os aquíferos, que são reservatórios subterrâneos de água, e então o calor intenso quebra as moléculas dos minerais contidos na água, liberando vapores e incorporando os gases ao líquido naturalmente. O gás, nesse tipo de água, é bem mais suave.

Água com gás não é tão saudável quanto a natural?

Mito

A água com gás tem as mesmas propriedades de hidratação que a água sem gás — a água natural. E como forma de manter o corpo hidratado — beber 1 a 2 litros de líquidos diariamente – optar pela água com gás é uma boa forma de variar.

Ela só não pode ser a única fonte de hidratação, pois o gás em excesso pode acabar irritando a mucosa do estômago das pessoas que já são predispostas a problemas gastrintestinais.

Água com gás hidrata menos?

Mitoblog%2Bsaltitando%2B%2Bcom%2Bas%2BpalavrA água com gás hidrata tanto quanto a sem gás. E isso vale tanto para as naturalmente gaseificadas como para as gaseificadas artificialmente.

Água com gás corta o apetite?

Verdade

Beber um bom copo de água com gás, elimina a sensação de fome.

Água com gás nos deixa inchados?

Mito

Água, sendo com ou sem gás, não possui calorias. Portanto, não engorda nem incha. A sensação ocasional de estar cheio é devido à presença do gás que, em algumas pessoas, pode até ajudar a reduzir a sensação de fome.

Muitas pessoas se confundem porque os refrigerantes tem gás e engordam, porém, não é o gás responsável por isso, e sim as calorias do açúcar contidas na bebida.

O gás presente na água mineral natural engorda?
Mito

As águas com gás não possuem qualquer valor calórico, portanto não engordam.
O anidrido carbónico é um gás que todos os seres vivos produzem ao respirar. O gás presente na água é isento de valor energético, sendo apenas responsável por conferir à água características organolépticas e estéticas específicas, nomeadamente, um sabor ligeiramente ácido.

Água com gás engorda igual refrigerante?

Mito

Embora os dois líquidos contenham gás carbônico em sua composição, a diferença está no açúcar incluso nos refrigerantes, portanto, o que engorda, não é o gás e sim as calorias do açúcar da bebida. Vale a pena ressaltar que o refrigerante além do açucar contém grande quantidade de sal, o que também prejudica a saúde e a boa forma.

Água com gás causa celulite?

Mito

Não existem estudos que comprovem uma associação entre o consumo de água gasocarbónica e o aparecimento da celulite.
E, segundo dermatologistas, nenhuma delas causa celulite. O que favorece a celulite é o açúcar dos refrigerantes, e não o seu gás.

Água com gás servida com o cafezinho serve para limpar a boca?

Verdade

Aquele copinho de água com gás que hoje acompanha os cafezinhos em bares e restaurantes mais sofisticados não deve ser bebido depois do café, mas sim antes, para limpar as papilas gustativas.

Como as papilas são sensíveis, quando limpas nos permitem aproveitar melhor o sabor do cafezinho. Aliás, a água com gás funciona da mesma forma para os vinhos que tomada um pouquinho antes, torna o sabor mais apreciado.

O gás presente na água causa problemas de estômago?

Mito

O bicarbonato é um nutriente que está presente em quantidades elevadas em algumas águas e atua quando os alimentos chegam ao estômago, como umas das principais barreiras protetoras.

Desta forma ajuda a combater a excessiva acidez produzida por alguns alimentos. O dióxido de carbono é um elemento dominante no gás que estimula as papilas gustativas, acelera a secreção gástrica e ativa o esvaziamento do estômago.

Fica aqui uma alerta para as pessoas que têm problemas gastrointestinais devem consumir pouco, pois ela pode acabar irritando a mucosa do estômago ou do intestino e aumentar o problema.

A água com gás provoca pedras nos rins?

Mito

Ao contrário do que se diz o consumo de água com gás ajuda a manter a saúde dos rins e a eliminar toxinas e desperdícios do corpo, sem aumentar a excreção de cálcio.

Água com gás interfere no refluxo gástrico?

Mito

Para que o gás tivesse um papel preponderante na ocorrência de refluxo gástrico, o pH medido no esófago deveria diminuir, logo tornar-se mais ácido, por efeito do consumo destas bebidas, como consequência da subida do conteúdo do estômago.

No entanto, os estudos científicos realizados até hoje têm demonstrado que o consumo de bebidas refrescantes com gás não reduz o pH no esófago, apenas o faz em curtos períodos nos quais a bebida transita, no sentido descendente, do esófago para o estômago.

Assim, as bebidas com gás não aumentam o risco de cancro no esófago, pois foi provado cientificamente que estas bebidas até contribuem para a diminuição do risco de cancro, não só no esófago, mas também no estômago.

Água com gás descalcifica os ossos?

Mito

A associação entre o consumo de bebidas refrescantes com gás e o risco de descalcificação óssea é outro mito que não encontra fundamento na ciência.

Este mito assenta na crença infundada de que o gás torna o sangue mais ácido, conduzindo a uma dissolução gradual da massa óssea.

Na realidade, o que ocorre na ingestão de bebidas com gás é a fixação do dióxido de carbono pelos glóbulos vermelhos que, sendo transportado para os pulmões, é trocado por oxigénio.

Aliás, a grande maioria do dióxido de carbono transportado pelo sangue é proveniente da digestão dos alimentos.
O cálcio presente nas águas com gás — bicarbonatadas:sódio ou magnésio — pode ajudar na manuntenção da massa dos ossos, uma vez que são uma fonte rica em sais minerais.
blog%2Bsaltitando%2B%2Bcom%2Bas%2Bpalavr

Pode-se dizer que a água com gás cada vez mais faz parte do panorama de bebidas que com sua crescente inovação em sabores, é uma opção para quem acha difícil manter o hábito de beber água durante o dia.

Vale ressaltar, que com gás ou sem gás, a água é excelente de qualquer modo e o importante é se manter hidratado, portanto, coloque mais água em sua vida e não deixe de inserir em seu dia-a-dia água com gás e, para quem gosta de inovar, adicione gelo e limão, que além de lhe dar umas bolinhas a mais de prazer também proporciona todos os benefícios da bebida tradicional, mas de uma forma mais criativa, saborosa e original.



Água com Gás — Mitos e Verdades
Fonte: pesquisa livre na internet
Blog Saltitando com as Palavras


Leia também:
Os Benefícios e Problemas ao Beber muita Água

Água Morna Dribla a Fome e Emagrece?
Água Hidrata e, em Jejum, Cura Doenças!
Água com Açúcar Acalma — Mito ou Verdade


Lembrete:
Consulte seu médico antes de fazer qualquer mudança em seu estilo de vida.

.


Abacate Emagrece! Reduz Colesterol! Combate Diabetes!
O abacate é um fruto que traz muitos benefícios à nossa saúde. Para conseguir todos os besaltitandocomaspalavras-artigoabacatefotnefícios, é importante incluir o abacate em uma dieta equilibrada: não adianta substituir as refeições por porções do fruto.
.
Os efeitos no controle do diabetes, colesterol e prevenção do reumatismo podem ser verificados depois de dois a três meses de consumo diário. Uma alerta, porém, como o abacate é muito calórico não devemos comer mais que três colheres por dia.

Conhecido como abacate em Português, pêra de jacaré ou avocado em Inglês, aguacate ou palta em Espanhol, o abacate é um fruto, mas normalmente nos referimos a ele como um legume, uma vez que é muito utilizado em pratos salgados.
.
Acredita-se que veio para o Brasil no início do século XIX e hoje ocupa o quarto lugar como produtor deste fruto, antecedido apenas pelo México, Estados Unidos e República Dominicana.
Aproximadamente 70% do peso do abacate se refere à polpa do fruto e, apesar de ser conhecido como um fruto muito calórico e, é de fato, já que suas propriedades em 100 gramas, são:
Calorias: 162.0; Potássio: 339mg; Vitamina E: 1,01mg; Proteínas:2,22g; Colesterol: 0; Fibras: 2.

Este fruto é fonte de muitos nutrientes e, é uma das frutas com um dos mais elevados teores de proteínas e também fornece 10% ou mais das necessidades diárias recomendadas de ferro, potássio, magnésio e vitaminas A, C, E e B6.

No Brasil, o abacate é consumido ao natural com açúcar e como sobremesa na preparação de vitaminas, sorvetes, sobremesas, mousses, cremes e bebidas. O nosso país é o único do mundo onde o abacate é consumido com açúcar, como sobremesa é também usado para fazer vitaminas; na culinária mexicana, conhecido como guacamole, é comum consumí-lo em saladas temperado com vinagre, pimenta e maionese; e em Moçambique é usado com açúcar e limão.

Em outros países é utilizado em saladas e molhos, ou ainda, em pedaços ou em creme, é misturado com verduras, tomates, cebolas, salsinha, e temperado com azeit
saltitandocomaspalavras-artigoabacatefote, sal, pimenta e outras especiarias. É servido como acompanhamento para tortilhas, chips, torradas, pães e pratos salgados.

Na Guatemala, em Porto Rico, no México e na Colômbia, é costume incrementar as sopas com grossas fatias de abacate e, em alguns lugares do Caribe, come-se o abacate com vinho do Porto ou Madeira, suco de laranja e de limão. Em países da América Latina, prepara-se o famoso guacamole, acompanhado de tortilhas de milho.

Benefícios
.

1 — Saúde:
▼ Do abacate se extrai um azeite muito bom para combater localmente a dor reumática e a dor da gota.

▼ O abacate contém muito Fósforo, que ajuda na formação dos ossos e dentes e evita a fadiga mental.

▼ Beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sangüíneos.

▼ Sua gordura age como antioxidante, bloquea o LDL, o colesterol ruim, que pode entupir as artérias e, essa gordura mantém os níveis do HDL, que é o colesterol bom.

▼ É um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.

▼Combate os gases do estômago e do intestino.

▼ Compressas quentes com o chá das folhas na cabeça, alivia nevralgias e dores de cabeça.

▼ O caroço moído e queimado, e misturado ao leite, resolve problemas renais, desinterias e doenças do aparelho reprodutor feminino — corrimentos.

▼ O chá combate também infecções da garganta, elimina a rouquidão e a tosse.

▼ Mastigam-se as folhas de abacate frescas para curar afecções da boca, estomatites, ânsias, além de fortificar as gengivas e os dentes.

▼ As folhas e frutos do abacateiro são usados, em chás, como diuréticos

▼ O abacate é excelente para problemas do aparelho digestivo: fígado, estomago e intestinos — gases e prisão de ventre.

▼ Ajuda na eliminação de abcessos, das doenças relacionadas às articulações — artrite, reumatismo e gota.

▼ Para afecções dos rins, não só o fruto, mas também o chá das folhas, sendo que este, ainda combate infecções, mas é preciso que as folhas estejam secas, pois as verdes, podem provocar palpitações.

▼ Usada para combater vermes: lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado; acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.

2 — Na Cozinha:
▼ Dá uma ssaltitandocomaspalavras-artigoabacatefotalada de excelente aparência quando cortado em cubos e misturado a rodelas de ovos cozidos, cebola, temperado com sal, vinagre e pimenta do reino.

▼ Pode ainda se transformar em sorvete, bastando para isso batê-lo no liquidificador com suco de limão, açúcar e leite e levá-lo ao congelador em forminhas.

▼ Bata cerca de 3 colheres de abacate com leite desnatado e uma colher de açúcar no liquidificador. A quantidade de leite é pouco menos de um copo. O ideal é que seja como lanche e de preferência diariamente.

▼ Patê
• 1 ou 2 abacates maduros
• 1 ou 2 cebolas médias bem picada
• 2 tomates bem picados
• suco de 1 ou 2 limões
• 2 ou 3 colheres de sopa de maionese
• salsinha picada
• sal e pimenta do reino
• l colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
Amasse bastante o abacate até virar um creme. Vá adicionando os outros ingredientes e mexendo bem até incorporar e ficar cremosa e pastosa.
saltitandocomaspalavras-artigoabacatefot
3 — Afrodisíaco
Muitas pessoas acreditam que a polpa do abacate tenha poderes afrodisíacos. No caroço, concentra-se parte da força libidogênica do abacate.
O macerado dos caroços preparado com vinho branco, como seu extrato fluido, são considerados como bons afrodisíacos.

4 — Beleza
Por conter uma grande quantidade de óleos e vitaminas o abacate também é um grande aliado para pele e cabelo. O abacate, rico em óleos naturais, age como excelente restaurador e conservador.

A polpa e a gordura do abacate são, há muito, empregues em cuidados de beleza, no tratamento da pele, fama que advém da sua riqueza em vitamina E e A.

Pensa-se que alguns dos seus componentes químicos estimulem a produção de colágeno, que ajuda a suavizar as rugas, conferindo à pele um aspecto fresco e saudável.

▼ Máscara para pele
• 2 colheres de sopa de abacate
• 1 colher de sopa de mel
• Bater os ingredientes no liquidificador


Aplicar na pele limpa, deixar agir 15 minutos. É ideal para quem tem pele seca porque tem um potencial hidratante muito forte.

A máscara hidrata a pele e forma uma espécie de película que age na revitalização do tecido.
▼ Máscara para cabelo
• 1/2 abacate
• 1 colher de sopa de óleo de amêndoa
• 1 copo de iogurte natural
• Bater os ingredientes no liquidificador


Aplique o creme nos cabelos e envolva num papel laminado. Deixe agir 20 minutos. Depois lave o cabelo normalmente. Esta máscara vai dar brilho e hidratar o cabelo.

Excelente para os cabelos, seja para amaciar, quedas, dar brilho, fortalecer e ainda para caspa. É bom ainda para a pele.
▼ Receita Asteca para Olhos Inchados
Descasque meio abacate e corte-o em fatias em forma de meia lua. Deite-se com algumas fatias embaixo de cada olho e descanse por cerca de 20 minutos. Você vai adorar ps resultados!

▼ Máscara Facial
Apenas amasse meio abacate e espalhe uniformemente sobre o rosto limpo. Deixe agir por 15 minutos, depois enxague com água morna. Essa máscara facial é ideal para quem tem pele seca.
Tratamento para as Mãos
Em uma tigela pequena, amasse:
• 1/4 de um abacate descascado
• 1 clara de ovo
• 2 colheres de sopa de aveia
• 1 colher de chá de suco de limão


Misturar bem e aplicar às suas mãos. Deixar a mistura por 20 minutos, depois enxague com água morna e seque. Esse delicado esfoliante deixará suas mãos mais macias!

▼ Casca Hidratante
Uma parte muito importante do abacate que geralmente jogamos fora é a casca. Você pode usar a parte interna da casca como um hidratante rico em óleo e umectante. Apenas lave seu rosto e aplique a parte interna da casca sobre a face, fazendo suaves movimentos ascendentes.

Você pode de
Blogsaltitandocomaspalavras-artigoabacatixar o óleo em seu rosto a noite toda ,caso possua a pele seca, ou então lavar o rosto após 15 minutos. É um hidratante perfeito para ser usado antes da aplicação da sua base ou pó
compacto!

▼ Máscara para Pele Oleosa
Em uma tigela pequena, misture cuidadosamente:
• 1/2 abacate
• 1 colher de chá de suco de limão
• 1 clara de ovo


Aplique uniformemente no rosto limpo e deixe agir por 20 minutos, depois enxague com água morna em um pano. Aplique um adstringente logo depois, se quiser.
.........Recomendações na hora da compra e do consumo

O abacateiro começa a produzir no terceiro ano após o plantio, e a produção de uma planta adulta oscila entre 200 a 800 frutos por ano.
.
Seu período de safra vai de fevereiro a agosto e é importante ressaltar que o abacate só começa a amadurecer depois de colhido..
A fruta já desenvolvida pode ser deixada na árvore por seis meses sem que se estrague. Entretanto, uma vez colhido, o abacate verde amadurece em poucos dias.
.
Os melhores abacates são os mais pesados e firmes. Para saber se estão no ponto, é só fazer uma ligeira pressão com os dedos: os de casca fina cedem logo, os de casca mais grossa oferecem um pouco mais de resistência.

Não devem ser empilhados e nem colocados com outras frutas que possuam muito amido, porque precipitam o amadurecimento do fruto, levando-o ao apodrecimento precoce.
Devem ser guardados em lugar fresco e arejado. Quando ainda verde, não convém colocá-los na geladeira, pois o frio interrompe o processo de maturação, mas após amadurecerem podem ser conservados na geladeira por 2 a 4saltitandocomaspalavras-artigoabacatefotsemanas.

Depois de descascados, devem ser imediatamente consumidos, porque, em contato com o ar, a polpa escurece. Para evitar o escurecimento imediato da polpa, passe um pouco de limão na superfície do fruto.
Como o abacate maduro é muito sensível, amassando-se com muita facilidade, deve-se evitar que fiquem empilhados na fruteira ou no recipiente no qual são guardados.
.
O abacate deve ser servido cru – pois ele se torna amargo quando cozido. É possível, entretanto, acrescentá-lo a pratos quentes que já tenham sido preparados, misturando-o com um molho condimentado ou em fatias sobre um peito de frango grelhado.
.
1. Para saber quanto comprar, calcule que 3 abacates são suficientes para fazer um creme para 6 pessoas;

2. Para que o creme de abacate não escureça, depois de pronto coloque-o num prato fundo e ponha o caroço da fruta, sem lavar, bem no meio do prato, guardando-o na geladeira até o momento de servir;

3. Para que o abacate cortado não escureça, passe uma camada fina de manteiga ou limão na parte cortada
.
4. Para pratos salgados, só use abacates bem maduros. Caso contrário, ficarão muito amargos, dando sabor desagradável;
.
5. Quando for usar só uma metade do abacate, deixe a outra metade com o caroço. Isto evita que se deteriore com rapidez;
.6. Para conservar o abacate maduro, envolva-o com um pano úmido e coloque na geladeira. Quando o pasaltitandocomaspalavras-artigoabacatefotno secar, volte a umedecer.
Vale a pena dizer que o abacate é excelente para perder peso porque preenche o estômago com facilidade e adia a fome e, ainda transforma a gordura em massa muscular.
Quem experimentou garante que é muito fácil de cumprir e em dois dias já se notam os efeitos.

Tudo o que voce precisa fazer é comer abacate três vezes ao dia: no café da manhã, no almoço e na ceia, durante duas semanas. Na ceia o abacate deve ser comido ao natural, sem qualquer outro tipo de alimento.

Nesta dieta, recomenda-se incluir às refeições produtos integrais e carnes brancas e deve-se evitar as gorduras e os doces.
Boa sorte!

Abacate emagrece! Reduz Colesterol!
Fonte: Pesquisa livre na Internet
http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com


Cabelos Bonitos e Saudáveis – Mitos e Verdades
Manter cabelos bonitos e saudáveis faz parte da agenda de beleza feminina e é raro encoblog%2Bsaltitando%2Bcom%2Bas%2Bpalavras%ntrar quem não tenha uma receita infalível para melhorar a saúde e a aparência do cabelo.

Na verdade, os cabelos são um reflexo da saúde e da personalidade de cada mulher.

O difícil mesmo, é confiar numa dica que realmente funcione. Cortar mensalmente os cabelos para que eles cresçam fortes e sadios, pentear os cabelos cem vezes ao dia, arrancar um fio de cabelo branco faz nascer mais fios brancos, são algumas das lendas que nos foram passadas e que até hoje, algumas, ainda fazem parte da nossa rotina.

Abaixo,compartilhamos com voce, leitor, algumas das rotinas eficientes e algumas que ganharam força somente pela tradição. Confira!

►Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos?
MITO
Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com xampu específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção de óleo e, segundo especialistas, o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode levar à queda.

►Água quente prejudica os fios?VERDADE
A água muito quente estimula a produção de glândulas sebáceas, o que contribui para o aumento da seborreia, além de causar queda.
As altas temperaturas também diminuem a oleosidade natural, o que deixa o cabelo mais seco e opaco, portanto é recomendado optar por temperaturas mornas, principalmente, no inverno.

►Água fria deixa os cabelos mais brilhantes e saudáveis?
VERDADE
A água fria fecha as cutículas, o que evidencia o brilho dos fios e diminui a oleosidade.
Não significa que tenha de tomar um banho frio, passe apenas uma última chuveirada de água fria no final do banho.

►O cabelo apodrece, se você dorme com o cabelo molhado?VERDADE
Muitas horas de cabelo molhado deterioram as escamas, cutículas, e o couro cabeludo.

►Água do mar combate a oleosidade?VERDADE
O sol e o sal contribuem para diminuir a oleosidade, mas isso só é bom para quem quer combater esse problema.
Quem não tiver o cabelo oleoso acaba por ficar com os fios muito secos se não tomar os devidos cuidados.

►Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer mais fios brancos?MITO
Se fosse verdade, seria fácil combater a calvície. É natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira já que o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina — a substância que dá cor — que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível.
Na verdade, o processo de iniciação de cabelos brancos começa com o avançar dos anos e quando se descobre o primeiro fio branco, depara-se com vários outros que iriam aparecer de qualquer forma.

►Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira?
MITO
Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel.
O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Há, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para o Estudo do Cabelo.

►O cabelo cresce com maior força se cortar as pontas?MITO
O corte não afeta, na força e no crescimento do cabelo. O fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O motivo de cortar as pontas é para eliminar as partes ressecadas, danificadas e as pontas duplas, deixando o cabelo mais saudável e harmônico e talvez por isso o cabelo parece mais forte.
Portanto, não depende do corte para que cabelo cresça mas rápido, e sim dos genes e da dieta.
Para um crescimento rápido é recomendado uma dieta rica em proteínas.

►Os cabelos crescem mais rápido no verão?
VERDADE
O sol incentiva a produção de melatonina, que estimula a estrutura capilar e acelera o crescimento dos fios.

►Colocar anticoncepcional no xampu faz o cabelo crescer mais rápido?
MITO
Segundo especialistas, os hormônios desses remédios são sintetizados, ou seja, precisam entrar na corrente sanguínea para serem absorvidos. Postos no xampu, isso não chega a acontecer. O máximo é ter irritação no couro cabeludo.

►A exposição freqüente ao sol muda a cor dos cabelos ?VERDADE
Isso ocorre em conseqüência da ação dos raios ultravioleta sobre a melanina, aquele pigmento responsável pela cor dos cabelos. Ela se decompõe e os fios mudam de cor

►Problemas de saúde causam queda de cabelo?
VERDADE
Anemia, alterações da tireóide, doenças reumatológicas, remédios para depressão ou emagrecimento, sangramentos, pílulas anticoncepcionais podem derrubar os fios, assim como os períodos após o parto, cirurgias, infecções ou febres altas, além do estresse, dietas radicais e as alterações hormonais.

►Tinturas causam queda de cabelo?MITO
As tintas agem apenas nos fios, não nas raízes.
Atualmente os produtos são feitos com componentes que protegem os fios, como os aminoácidos, que fecham as cutículas que foram abertas pela amônia.

►O estresse provoca queda de cabelo?VERDADE
O estresse pode levar até mesmo à calvície, já que absorve a energia do corpo que estão estocadas para outras atividades, além de liberar radicais livres que matam nossas células.
Como o cabelo necessita de uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais para permanecer em bom estado, ele sofre quando há uma queda desses nutrientes, começa a enfraquecer e a cair.

►Cabelos descoloridos ficam mais frágeis?VERDADE
No processo de descoloração, ocorre a quebra da cutícula do cabelo, o que os tornam mais frágeis. Além disso, ficam mais desidratados. Faça uma hidratação após a descoloração e tinturas, para devolver as camadas protetoras.

►Não é aconselhável pintar e fazer reflexo no mesmo dia?
MITO
A verdade nesse mito é que as tinturas são agressivas para o cabelo, mas hoje existem novos produtos que minimizam os danos.

►A alimentação influencia na saúde dos cabelos?
VERDADE
Falta de nutrientes como ferro e zinco pode ocasionar a queda de cabelos.
Uma dieta balanceada, rica em proteínas e vitaminas antioxidantes, garante cabelos fortes e saudáveis.

►Pentear o cabelo cem vezes por dia é benéfico?MITO
Pentear em excesso pode fazer com que o cabelo se quebre, caia e perca seus óleos naturais deixando-o seco e opaco. Por isso você deve penteá-lo somente quando for necessário ou 1 vez ao dia, antes de dormir.

►Calvície é coisa de idoso?MITO
Segundo o dermatologista Otávio Macedo, autor de Segredos da Boa Pele - Preservação e Conservação, a calvície é mais intensa e mais rápida quando atinge homens jovens. Quanto mais precoce, mais depressa ela se inBlog%2BSantitando%2Bcom%2Bas%2Bpalavras%stala.
Já a calvície num homem de 40 anos é mais lenta e, na maioria das vezes, não se estende por todo o couro cabeludo

►A pontinha branca do fio é a raiz?
MITO
Muitas pessoas fazem um drama quando notam fios caídos com o que julgam ser a raiz. Em primeiro lugar, é natural uma perda de até 100 fios diários — que passa praticamente despercebida.
Em segundo, como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte.
Quando o fio cai com a "raiz" — na verdade o bulbo — significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro.

►Os secadores danificam o cabelo?VERDADE
O cabelo quando recebe ar quente de uma distancia curta, danifica as cutículas e reduz a integridade do cabelo, reduzindo também a hidratação do cabelo.

►Prender o cabelo estraga os fios?VERDADE
Pessoas que têm os cabelos crespos e costumam prender com força, ao longo do tempo, podem perder os fios da parte da frente do couro cabeludo, pois os fios começam a nascer mais para trás.
Essa tração prejudica não só a extensão dos fios, como a raiz. Para não ter problemas, amarrar os cabelos só quando estiverem secos e por pouco tempo.
É recomendado que sempre e quando prender o cabelo use acessórios que não cortem ou danifiquem o cabelo. Assim você não terá problema algum.

►Cerveja e limão são muito bons para o cabelo?
MITO
Utilize-os quando quiser preparar uma caipirinha, porque estes ingredientes não são nada bons como tratamento capilar; ao contrário, se você os aplica diretamente, ressecam o couro cabeludo e as fibras do cabelo. É melhor incluí-los apenas na sua dieta.

►Ovo cru no cabelo poroso é excelente para hidratá-lo?MITO
A lecitina da gema do ovo protege contra a desidratação, mas ao lavar o cabelo o resultado não é nada positivo, pois a clara se adere de tal forma que é quase impossível retirá-la. É melhor incluir o ovo apenas em sua dieta e não em seu ritual de beleza.

►Máscara de iogurte no cabelo o deixará sedoso?MITO
O iogurte é muito bom para o cuidado do cabelo, mas não quando aplicado sobre ele, e sim como parte de sua alimentação diária porque acrescenta proteínas importantes à dieta.

►Basta tomar dois litros de água por dia que se consegue um cabelo brilhante e radiante?MITO
A água ajuda a manter a pele saudável e jovem já que proporciona a renovação celular e também colabora para a beleza dos fios. No entanto, você deve ter uma alimentação equilibrada, com proteínas, vitaminas, carboidratos e gorduras, pois a água por si só não tem todos os nutrientes necessários para seu corpo, pele e cabelos.

►É necessário usar xampu anti-resíduos?VERDADE
Se utilizar muitos produtos no cabelo, além do shampoo e condicionador, o anti-resíduos é essencial. Assim, o cabelo fica desintoxicado do excesso de química. Mesmo que não seja um cabelo tratado quimicamente, o ideal é usá-lo de 15 em 15 dias, para tirar os resíduos de xampus e cremes.

►É bom misturar ampolas de vitaminas no xampu?
MITO
O xampu não fica tempo suficiente na cabeça para que o cabelo absorva as vitaminas. O ideal é manter uma dieta equilibrada, capaz de fornecer essas vitaminas, que agirão de dentro para fora, e não o contrário.

►É preciso fazer máscaras semanais?
VERDADE
Não é obrigatório, mas hidratar nunca é demais, principalmente se for um cabelo tratado com química e tiverem muito ressecados necessitando de tratamento intensivo, neste caso, as máscaras são uma excelente alternativa.

►Deixar o creme o dia inteiro otimiza o tratamento?MITO
Muitas pessoas deixam o creme de tratamento por mais tempo do que o recomendado e o resultado é que a hidratação, em vez de embelezar as madeixas, pode deixá-las oleosas.
Outro cuidado para evitar este problema é jamais aplicar o produto nas raízes, passando-o do terço do comprimento em direção às pontas.
Respeite o tempo indicado pelo fabricante do produto.

►Devemos trocar de shampoo de vez em quando?
MITO
Muitas pessoas sentem que devem trocar de shampoo regularmente porque o cabelo se acostuma a ele, mas nem sempre é assim; é mais importante encontrar um shampoo adequado para seu tipo de cabelo.

►Os xampus mais caros são os melhores?MITO
Para a função fundamental, de limpeza, todos os xampus são basicamente iguais. Alguns vêm com substâncias adicionais que podem, de fato, melhorar o estado dos fios e, eventualmente, dar brilho a eles.
Em teoria, nos xampus mais caros tais substâncias são de melhor qualidade, portanto mais eficientes — mas não há nenhum estudo científico para comprovar tal tese

►Espuma é sinônimo de cabelos bem lavados?
MITO
Os fabricantes costumam incluir na fórmula do xampu substâncias para provocar a espuma — mas ela apenas dá uma sensação de limpeza, sem nenhum efeito positivo sobre os cabelos.

►Esfregar os cabelos com vigor durante a lavagem é fundamental para deixá-los mais limpos?MITO
Segundo os especialistas, além de não resultar em cabelos mais limpos, esse método ainda os torna mais quebradiços em conseqüência do excesso de atrito.
Depois de quatro meses de lavagens tão vigorosas, algo como 80% das proteínas naturais protetoras dos fios terá ido embora.

►Produtos 2 em 1 oferecem os mesmos resultados de produtos separados?
MITO
O shampoo/condicionador 2 em 1 deve ser utilizado quando você quer seu cabelo leve e macio mas não dispõe de muito tempo. A melhor alternativa é utilizá-los separadamente para obter um ótimo resultado e todos os diferentes benefícios dos 2 produtos.

►Só devo utilizar o condicionador uma vez por semana?
MITO
O condicionador deve ser aplicado sempre que você utiliza o shampoo, pois ele é responsável por fechar as escamas, hidratar e reparar os fios, deixando-o saudável, fácil de controlar e brilhante.

►Utilizar espumas, sprays ou gel pode danificar o cabelo?MITO
Estes produtos são bons para conseguir um determinado visual, mas depois são eliminados quando lavamos o cabelo.

►Tingir constantemente deixa os cabelos brancos?
MITO
O processo de despigmentação é independente ao de coloração; a perda de pigmentos ocorre com o passar do tempo e é hereditária, não é causada pela tintura.

►O condicionador deixa o cabelo oleoso?MITO
Quando o cabelo fica oleoso é porque você está utilizando o condicionador de maneira inadequada. Ele deve ser aplicado a partir da metade do cabelo até as pontas, nunca na raiz.


Conheça alguns números interessantes sobre o universo das madeixas e veja por que os fios de cabelo se tornaram importantes objetos de pesquisas.
Blog%2BSaltitando%2Bcom%2Bas%2Bpalavras%


►14 centímetros é a média de crescimento de cada fio de cabelo por ano – enfileirados, esses fios somariam 13 quilômetros

►Diariamente perdemos entre 50 a 100 fios. Se nenhum novo fio surgisse na cabeça, em três anos as pessoas ficariam 100% carecas

►70 milésimos de milímetro (ou mícrons) é a espessura de um fio de cabelo. Seria necessário juntar quarenta fios para chegar à espessura de um prego pequeno

►600 fios é a quantidade de cabelo de uma criança por centímetro quadrado. Aos 60 anos, a concentração cai à metade

►A profundidade da raiz dos fios é 4mm abaixo da pele, área denominada de folículo capilar.

►O diâmetro de um fio de cabelo equivale a cerca de 45 mícron — unidade de medida que é igual à milionésima parte do metro — ou seja: 1 mícron é igual a 1 milhão de metros, ou mil milímetros. Isso significa que é necessária uma média de 10 a 20 cabelos para obter a espessura de um milímetro.

►Um cm2 de couro cabeludo reúne de 200 a 300 fios de cabelo, número que varia de acordo com o tamanho da cabeça de cada pessoa.

►Cada ser humano possui cerca de 120 a 150 mil fios de cabelo em sua cabeça.

►Um rabo-de-cavalo pode agüentar até 12 toneladas! Um único fio de cabelo por sua vez, chega a suportar até 100 gramas, antes de quebrar.

►1cm3 de cabelo pesa cerca de 1,3 gramas. Logo, o peso total do cabelo ( em uma cabeça) pode variar de 5 a 200 gramas.

►Totalmente elástico! Um fio de cabelo pode esticar até metade do seu comprimento antes de romper.

Cabelos Bonitos e Saudáveis – Mitos e Verdades
Fonte: Pesquisa livre na internete


Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.