
"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito. Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos."
“Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”
Um fruto sempre é o resultado da árvore que o dá. Nenhum fruto pode ser produzido sem uma árvore, e nenhum fruto pode ser diferente da árvore que o produz. O Senhor usa esta imagem aqui para nos dizer que o que o homem produz é o resultado e está em analogia direta com o tesouro que ele tem em seu coração. Um bom coração produz bom fruto, e um mau coração produz mau fruto. Conforme nos diz em Provérbios 4:23:
Encontramos esta passagem no Evangelho de Mateus no capítulo 5,13:
“Vós sois o sal da terra. Ora se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Para na da mais ser e, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens.” (Mateus 5, 13) Bíblia de Jerusalém.
Esta passagem do “sal da terra” esta logo no início do capítulo 5 depois da apresentação das bem-aventuranças que abre o capítulo 5. Esta é a Carta Magna do cristianismo, poderíamos dizer são os dez mandamentos apresentados em forma de bem-aventuranças. É o bom caminho a todos os que aceitam Jesus como Senhor em sua vida. Em seguida vem uma exigência de Jesus para aqueles que O querem seguir. Ser como o Sal da Terra e serem a Luz do Mundo. Muito se fala destes versículos, horas a fio de pregação poderiam ser feitas. A mensagem é empolgante e atinge o cerne do ser cristão
Significado de sal do versículo:Nesta passagem do sal da terra a Bíblia é clara: vós “sois” o sal da terra. Portanto, nós como batizados e seguidores de Jesus Cristo “somos” o sal. E sabemos muito bem que o sal, na qualidade de ser na terra, é salgado, fora disto de nada vale! Nessa passagem a Bíblia falando em sal da terra fala de uma das características fundamentais do sal, já que ela fala em “sal da terra” e não “sal na terra”!
Assim, querer dizer que o seguidor de Jesus Cristo não pode ser salgado não condiz com a palavra de Deus. Ora, o sal da terra é salgado e sempre deverá ser salgado. Cabe a nós conservar essa qualidade, de sal da terra. Se a nossa vida deixar de ser salgada, para que servirá?
Assim, devemos “ser” sal da terra, e fazendo bom uso deste sal “estaremos” preparados para entregar uma “boa comida, temperada, para aqueles que estão famintos”, a procura da palavra de Deus.