O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Jesus Cristo é Senhor da igreja e do mundo. Sua vinda foi o cumprimento das expectativas do Antigo Testamento a respeito de uma comunidade de salvos que se estenderia muito além do povo judeu. A vinda de Jesus, especialmente Seu sofrimento e ressurreição, iniciou uma nova era na qual desapareceu a distinção entre judeus e gentios, no que diz respeito ao evangelho. Jerusalém continuaria sendo o centro, pelo menos por certo tempo.
O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Contudo, o ponto de partida não mais seria o templo de Herodes localizado ali, mas os judeus convertidos a Cristo; eles haviam se tornado o templo vivo. Esses cristãos judeus seriam, então, o verdadeiro “remanescente” de Israel. Esse anúncio da missão mundial, universal, de Cristo, como Salvador de todas as nações, foi repetido em Seu nascimento, durante Sua infância e em Seu batismo.
O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! Lucas 2:8-14.
O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E, pelo Espírito, foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos, luz para alumiar as nações e para glória de teu povo Israel. José e Maria se maravilharam das coisas que dele se diziam. Lucas 2:25-33.
O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados, segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas. Todo vale se encherá, e se abaixará todo monte e outeiro; e o que é tortuoso se endireitará, e os caminhos escabrosos se aplanarão; e toda carne verá a salvação de Deus. Lucas 3:3-6. No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29.
O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! O que as passagens ensinam sobre a missão universal de Jesus ao mundo? No nascimento de Jesus, os anjos anunciaram paz na Terra entre os homens; Simeão disse que Jesus traria a salvação que Deus havia preparado diante de todos os povos, e seria luz para os gentios e glória para Israel; João Batista, referindo-se à missão de Jesus, disse que toda carne veria a salvação de Deus; também anunciou Jesus como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES! Sem dúvida, Jesus veio como Salvador de toda a humanidade. O que essa verdade significa para nós, no contexto da missão?
“O espírito missionário necessita ser reavivado em nossas igrejas. Cada membro deve estudar de que modo poderá contribuir para o avanço da causa de Deus, tanto em seu país quanto em terras estrangeiras. Mal se tem realizado nos campos missionários a milésima parte do que deveria ser feito. Deus convida Seus obreiros a anexar novos territórios para Ele. Existem ricos campos de trabalho aguardando pelo obreiro fiel.”