
Quando o diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras. João 8:44
Greg roeu o lápis e releu a questão. Havia algo de estranho naquela alternativa. Parecia ser a resposta correta; mas, ao mesmo tempo, estava inseguro a respeito disso. “Pense, pense, pense!”, raciocinava, olhando para as múltiplas opções e pensando em cada uma das outras possibilidades. Ergueu a cabeça e olhou para frente, de onde o professor de química observava os alunos enquanto faziam a prova. “Deve ter alguma pegadinha nessa questão!”, Greg voltou os olhos para a folha. “Esse professor é cheio dessas coisas!”
Depois de buscar na memória todos os detalhes da matéria estudada, Greg decidiu que aquela afirmativa seria sua resposta. Assinalou-a com alto grau de certeza e entregou a prova para o mestre. No dia seguinte, ao ver o gabarito, constatou que havia errado. Foi buscar uma explicação com o professor, acompanhado da metade da classe que também caíra na cilada.
− Olhem aqui – explicou o professor rodeado pelos alunos inconformados e apontando para um pequeno detalhe na afirmativa – É isto que invalida a questão.
Agora que o erro fora apontado, parecia muito óbvio. Era inacreditável que tantos haviam falhado naquela pergunta.
Um seriado chamado Arquivo X fez muito sucesso na década de noventa. Ele abordava casos misteriosos e de difícil solução do FBI. Cada episódio relatava situações que envolviam elementos sobrenaturais, aparições de objetos voadores não identificados e conspirações. Um personagem dessa série disse certa vez que “uma mentira fica mais convincente quando escondida entre duas verdades”.
O inimigo de Deus tem usado esse artifício enganoso, escondendo mentiras em meio a verdades divinas. Ele desvirtua pequenos detalhes na interpretação da Palavra de Deus, lançando dúvidas, criando justificativas para erros, ou substituindo leis importantes por doutrinas falsas. Sob um manto de palavras bonitas e entre aparentes boas ações e ajuda ao próximo, ele dissemina mentiras; pois a falsidade é mais aceitável quando escondida entre verdades. A distorção dos princípios divinos nem sempre é evidente, ao contrário, é muito sutil. É preciso ter sempre um grande cuidado e diligência no estudo da Bíblia.
Por isso, esteja sempre alerta contra as mentiras de Satanás, principalmente aquelas disfarçadas pelo discurso da bondade.