
Pois amar a Deus é obedecer aos Seus mandamentos. E os Seus mandamentos não são difíceis de obedecer. 1 João 5:3
Walter era um adolescente desobediente. Resmungava por tudo e não cumpria com suas obrigações no lar. Ele negligenciava tarefas simples como arrumar o quarto, ajudar na organização da casa, levar o lixo para fora e lavar a louça vez ou outra. Além disso, descumpria várias regras como horário de voltar para casa e tempo de acesso à internet.
Contudo, quando Walter queria algo, mudava seu comportamento. Respondia “sim, senhor!” para tudo, deixava seu quarto bem-arrumado e buscava conversar com os pais quando estes voltavam para casa. Depois de alguns dias vivendo como um “bom menino”, aplicava o golpe, pedindo o que queria. Nem sempre os pais caíam no teatro do garoto, pois reconheciam rapidamente quando ele estava obedecendo apenas para tentar ganhar algo.
Walter acreditava que os pais o amavam mais quando ele era obediente. Não compreendia que eles, apesar de toda desobediência, o amavam sempre. Não entendia que jamais se afastariam dele; mas que, na verdade, era ele quem se afastava quando desobedecia.
Muitas vezes, agimos da mesma maneira com Deus. Nossa crença é de que boas obras nos aproximam dEle. Acreditamos que fazer o bem nos garante favores em Sua presença e que, sendo bons, garantimos a salvação.
Na verdade, invertemos a ordem. Boas obras, por si só, não nos aproximam do Senhor. É a aproximação do Criador que nos conduz à obediência e à prática de boas ações.
Consegue ver a diferença? Deus nos ama, independentemente da nossa conduta. Quando compreendemos a magnitude dessa verdade e nos achegamos a Ele, passamos a conhecê-Lo melhor, e isso nos conduz às boas ações.
A obediência mecânica e interesseira não garante lugar no Céu. É o entendimento e aceitação da salvação que há em Jesus que nos leva a obedecer. A verdadeira fidelidade ao Senhor ocorre quando cumprimos Seus preceitos por amor e não quando buscamos unicamente qualquer favor dEle.
Lembre-se: obediência é prova de amor. Ame a Deus de todo o coração. Essa é a receita infalível para andar em Seus caminhos.