18. Por que devemos ser gratos a Jeová pela provisão do resgate?
18 Por que devemos ser muito gratos a Jeová pelo resgate? Uma dádiva, ou presente, é especialmente valiosa quando envolve sacrifício de tempo, esforço ou despesas da parte de quem a dá. Ficamos comovidos quando percebemos que o presente é expressão de genuíno amor por nós. O resgate é a mais preciosa de todas as dádivas, pois providenciá-lo foi para Deus o maior sacrifício que ele poderia fazer. “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito”, diz João 3:16. O resgate é a evidência mais notável do amor de Jeová por nós. É também prova do amor de Jesus, pois ele deu voluntariamente a sua vida em nosso favor. (João 15:13) Portanto, a dádiva do resgate deve nos convencer de que Jeová e seu Filho nos amam como pessoas. — Gálatas 2:20.
O resgate é o meio de Jeová livrar a humanidade do pecado e da morte. —Efésios 1:7.
Jeová providenciou o resgate enviando seu Filho unigênito à Terra para morrer por nós. — 1 João 4:9, 10.
Por meio do resgate, obtemos o perdão de pecados, uma consciência limpa e a esperança de vida eterna. — 1 João 1:8, 9.
Mostramos gratidão pelo resgate por aumentar nosso conhecimento sobre Jeová, exercer fé no sacrifício de resgate de Jesus e assistir à Refeição Noturna do Senhor. — João 3:16.
O Reino de Deus substituirá todos os governos humanos e governará a Terra inteira. (Daniel 2:44; Revelação [Apocalipse] 16:14) Quando isso acontecer, o Reino de Deus . .
Removerá as pessoas más, cujo egoísmo prejudica a todos nós. “Quanto aos iníquos, serão decepados da própria terra.” — Provérbios 2:22.
Acabará com todas as guerras. “[Deus] faz cessar as guerras até a extremidade da terra.” — Salmo 46:9.
Trará prosperidade e segurança à Terra. “Todos viverão em paz no meio de suas videiras e figueiras, e ninguém os fará sentir medo.” — Miqueias 4:4, Good News Translation.
Transformará a Terra num paraíso. “O deserto se alegrará, e crescerão flores nas terras secas.” — Isaías 35:1, Bíblia na Linguagem de Hoje.
Dará a todos um trabalho significativo e agradável. “Meus escolhidos [de Deus] usufruirão plenamente o trabalho das suas próprias mãos. Não labutarão em vão.” — Isaías 65:21-23.
Eliminará as doenças. “Nenhum residente dirá: ‘Estou doente.’” — Isaías 33:24.
Que ... Chuvas de bênçãos sejam derramadas
Abundantemente sobre ti e tua casa.
Que... a Unção de Deus seja como um bálsamo
a envolver tua vida
e te ungir completamente.
Que... Deus faça prosperar
Tudo aquilo que vier às tuas mãos,
e que de uma semente cresçam milhares de árvores frutíferas.
Que... todas as promessas de Deus
sejam uma coroa de Vitória e Vida pra ti,
Como prova da fidelidade de Deus
acerca de tudo o que Ele fala e cumpre.
Que... Rios de Águas Vivas corram dentro de ti,
purificando e levando tudo aquilo o que não é de Deus.
Que... a glória de Deus repouse sobre tua vida.
FELICIDADES!
Deus nos dignifica por nos dar livre-arbítrio, a capacidade de tomarmos decisões por conta própria. Portanto, nossa vida não é controlada por Deus ou pelo destino. Veja o que a Bíblia ensina.
Deus criou os humanos à sua imagem. (Gênesis 1:26) Ao contrário dos animais, que basicamente agem por instinto, nós somos um reflexo de nosso Criador no sentido de que somos capazes de demonstrar qualidades como amor e justiça. E, assim como ele, nós temos livre-arbítrio.
Nosso futuro depende, em grande parte, de nossas escolhas. A Bíblia nos incentiva a ‘escolher a vida por escutar a voz de Deus’, ou seja, por escolher obedecer aos seus mandamentos. (Deuteronômio 30:19, 20) Essa oferta não faria sentido, ou até mesmo seria cruel, se nós não tivéssemos livre-arbítrio. Em vez de nos obrigar a fazer o que ele diz, Deus nos faz o comovente apelo: “Oh! se tão somente prestasses realmente atenção aos meus mandamentos! A tua paz se tornaria então como um rio.” — Isaías 48:18.
O destino não determina se o que fazemos vai dar certo ou não. Para sermos bem-sucedidos em qualquer coisa, precisamos nos esforçar. “Tudo o que a tua mão achar para fazer”, diz a Bíblia, “faze-o com o próprio poder que tens”. (Eclesiastes 9:10) Ela também diz: “Os planos do diligente seguramente resultam em vantagem.” — Provérbios 21:5.
O livre-arbítrio é um presente valioso de Deus, porque nos permiteescolher amá-lo de ‘todo o coração’. — Mateus 22:3
* Próspero Ano Novo...
* Mensagem bíblica: “A afirmação de Pedro 1” “Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos: Quem o povo diz que o Filho do Homem é? Eles responderam: Alguns dizem que o Senhor é João Batista; outros que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta. E vocês? Quem vocês dizem que Eu Sou? – perguntou Jesus. Simão Pedro respondeu: O Senhor é o Messias, o Filho do Deus Vivo.” (Mateus 16.13-16).