‘Tu as revelaste aos pequeninos’Você quer saber a verdade sobre Deus — quem ele é, quais são seus padrões e qual é sua vontade? Em sua Palavra, a Bíblia, Jeová Deus revela a verdade sobre si mesmo. Mas nem todos que leem a Bíblia conseguem entender plenamente essa verdade espiritual. Por quê? Porque entendê-la é um privilégio para poucos. Vamos considerar o que Jesus disse sobre isso.— Leia Mateus 11:25.
Esse versículo começa com as palavras: “Naquela ocasião, Jesus disse, em resposta.” Assim, o que Jesus disse logo depois talvez tivesse a ver com algo que havia acabado de acontecer. O contexto mostra que ele estava repreendendo as pessoas de três cidades galileias em que havia realizado obras poderosas, pois elas não exerceram fé nele. (Mateus 11:20-24) Você talvez se pergunte: ‘Como era possível alguém ver as obras poderosas de Jesus e não exercer fé nas verdades que ele ensinava?’ Essa indiferença das pessoas vinha da atitude obstinada de seu coração. —Mateus 13:10-15.
Jesus sabia que, para entendermos a verdade bíblica, precisamos de duas coisas: da ajuda de Deus e da atitude correta de coração. Jesus explicou: “Eu te louvo publicamente, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e dos intelectuais, e as revelaste aos pequeninos.” Viu por que entender a verdade bíblica pode ser considerado um privilégio para poucos? Jeová, o “Senhor do céu e da terra”, pode esconder ou revelar a verdade de acordo com sua vontade soberana. Mas Deus segue um critério ao escolher a quem revelar a verdade bíblica. Qual?
Jeová mostra favor aos humildes, não aos soberbos. (Tiago 4:6) Ele esconde a verdade “dos sábios e dos intelectuais” — aqueles que são sábios e instruídos do ponto de vista do mundo e, por causa de seu orgulho e autoconfiança, acham que não precisam da ajuda dele. (1 Coríntios 1:19-21) Mas Jeová revela a verdade aos “pequeninos” — aqueles que se aproximam dele com coração sincero, mostrando humildade semelhante à de uma criança. (Mateus 18:1-4; 1 Coríntios 1:26-28) Jesus, o Filho de Deus, conheceu esses dois tipos de pessoas. Muitos líderes religiosos orgulhosos e instruídos não entenderam o sentido da mensagem de Jesus, mas pescadores humildes sim. (Mateus 4:18-22; 23:1-5; Atos 4:13) Por outro lado, algumas pessoas ricas e instruídas que mostraram verdadeira