
Vocês são o povo de Deus. [...] Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Colossenses 3:12
Marcelo é um menino de 10 anos. Saiu para passear com o avô e a prima e, por causa de uma briga, acabou andando sozinho pelo campo. Nesse instante, ele viu algo caindo do céu.
No começo deste ano, conversamos sobre alguém que caiu do Céu porque se revoltou contra Deus. Lembra? Pois bem, Marcelo se aproximou daquele objeto e viu que se tratava de uma espécie de relógio que grudava no braço. Esse relógio tinha seres dentro dele. Um desses seres tomou conta do corpo de Marcelo, que passou a falar com uma voz bem grave. Assustador! Vamos parar por aqui.
Na verdade, Marcelo é o famoso Ben 10, personagem de um desenho animado que ainda é uma verdadeira febre no meio da meninada. Por que estou falando sobre ele? Porque é um exemplo para o assunto de hoje.
Nesse desenho infantil tudo é tão feio, tão assustador, tão amedrontador! Será que não há algo de errado? Gostaria que hoje você pensasse um pouco sobre o que anda colocando dentro de sua cabeça. O que assistimos, o que lemos, o que ouvimos causa uma impressão muito forte no que somos. Ou seja, eu serei aquilo que estou colocando dentro de minha mente.
Quer um exemplo? Foi feita uma pesquisa com 140 juvenis e adolescentes. Durante 30 minutos, eles ficaram lendo livros das séries Crepúsculo e Harry Potter. Tenho certeza de que você já ouviu falar neles. Após os 30 minutos, eles responderam a algumas perguntas. Sabe o que foi constatado? Os meninos e as meninas que haviam lido os livros da série Crepúsculo, que fala sobre vampiros, estavam pensando como vampiros. E os meninos e as meninas que haviam lido os livros de Harry Potter, que falam de bruxaria, estavam pensando como bruxos.
Veja o que a Bíblia diz sobre esse assunto: “Todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor” (2 Coríntios 3:18). Quanto mais tempo gastarmos com as coisas de Deus, mais semelhantes seremos a Ele. Quanto mais tempo gastarmos com as coisas do inimigo, mais semelhantes seremos ao inimigo.
Nos dias atuais, o que é certo está muito misturado com o que é errado e fica difícil saber por onde seguir. Quer saber qual o caminho certo? Leia a Bíblia. Ali você encontrará Jesus, que diz “Eu sou o caminho” (João 14:6).