Discussão: Superman X Batman

Superman X Batman


O que o Superman faria?

Batman é o herói mais popular da DC. Isso ninguém pode negar – ele tem trocentos gibis, animações e filmes.
Ele é sombrio, sério, maldoso em muitos sentidos e porradeiro. Resolve tudo na porrada. Faz aquela imagem de herói durão que todos gostam – e isso aumenta a sua popularidade como nunca!
Se Batman vê um assalto, ele mete a porrada no bandido.
Se Batman vê um vilão, ele o tranca no Asilo Arkham.
Se Batman tem um problema com outro herói, ele mete a porrada nele!
Se alguém se joga do prédio, o Batman usa seu gancho para pegá-lo no ar!
Com o Batman não tem papo. Ele vai lá e resolve. Ponto final.

Mas e o Superman?
O Escoteirão? O Azulão? O bondoso, colorido e alegre Superman, que é apontado por todos como a antítese do Batman?
Como ele reagiria a uma situação de extremo estresse, como as que o Batman lida todos os dias, por ser um herói mais urbano.
Para responder essa pergunta, vamos voltar à polêmica fase Grounded, onde o Superman resolveu atravessar os EUA a pé para repensar na vida, ajudando gente comum. Muitos não gostaram dessa fase, escrita por J. Michael Straczynski e desenhada pelo craque dos lápis Eddy Barrows – mas ela gerou excelentes momentos, como esse que eu vou contar agora.

Em uma das andanças do Superman, ele encontra a seguinte situação: Felicity Rose é uma mulher que perdeu a mãe, emprego, tudo.. E está prestes a se jogar de um prédio. Depois do policial atualizar o Superman de toda a situação, ele pergunta se o Superman vai lá pegar a moça e se vai trazê-la para o chão (algo que o Batman faria).
Mas ele simplesmente responde:
Não, não vou fazer isso.
Mas vou falar com ela.
Quando o Superman chega perto de Felicity, ela está surtada. Revoltada com o mundo.
Ao ver o Superman, ela grita:
Não se atreva a tocar em mim! Você só está esperando eu baixar a guarda para me pegar à força e me levar pro chão, né?
Alguém uma vez disse que, se você dá a sua palavra, você nunca a quebra. É verdade? Então eu quero a sua palavra. Quero que você me prometa que não vai me levar à força para o chão. E que, se eu pular… se eu escolhi pular, é por minha escolha. Você não vai me impedir! Se você me prometer, eu aceito falar com você.
E, para a surpresa de todos, o Superman concorda e diz que não vai fazer nada contra a vontade dela.
Os policiais começam a ficar apreensivos pelo fato do Superman não descer com a garota à força.
E Felicity começa a desabafar com o Superman:
Depois que eu enterrei a minha mãe, eu fiquei lá parada, depois que todo mundo foi embora… É isso? Quer dizer, isso é tudo que tem pra ser? Trabalhar em um cubículo seis dias por semana até ficar velho e não poder mais trabalhar? E aí eu morro? É isso aí? É para isso que estamos no mundo? Qual é o sentido nisso tudo?
Quando eu me formei no colégio, eu pensei – todos nós pensamos – nós vamos sair e fazer grandes coisas! Vamos mudar o mundo. Vamos salvar o mundo!
Se alguém tivesse dito, “Ei, você vai abastecer carros a sua vida toda” ou “é melhor acostumar-se a limpar a bagunça dos outros porque é isso que você vai fazer durante sua vida toda”, nós riríamos dessa pessoa.
Não é justo! NADA é justo! E não se atreva a dizer que o mundo é justo!
E, mais uma vez para a surpresa de todos, o Superman CONCORDA com ela! Veja aí a explicação dele:
Você está certa. Não é justo. John Lennon morreu e Kadaffi está vivo. Não é justo. Mas também não é injusto.
Simplesmente é.
E aí o Superman começa a falar sobre salvar o mundo:
Você está certa quando diz que saímos do colégio querendo salvar o mundo. Algumas vezes nós conseguimos. E, algumas vezes, não. Então, você não pensa mais em salvar o mundo todo, mas sim uma pessoa só.
Quando Superman começa a lembrar de Krypton, Felicity diz que está muito cansada e cheia de dor de cabeça, pois passou o dia todo chorando. Ela diz que não quer conversar mais por algum tempinho até se recuperar.
E aí, o Superman, com toda a sua empatia, permanece do lado dela até a noite, quando ela pede pra ele desligar os refletores para não incomodá-la.
Quando Felicity fala pro Superman que já sofreu tanto que não sabe mais o que fazer, ele diz:
Posso dar uma sugestão?
Uma amiga minha, há muitos anos, tirou a sua própria vida. Ela estava com uma doença terminal. Todos os dias eram uma agonia. Então ela decidiu que um dia ela sabia… Sabia com toda a certeza… Que ela nunca mais viveria um dia sequer feliz em sua vida.
E ela… Bem, eu acho que pode-se dizer que ela foi embora muito rápido.
Eu entendi.
Eu não aprovei. Ainda não aprovo o que ela fez. Mas eu entendi.
Se você honestamente acreditar, do fundo do seu coração, que você nunca, mas nunca mais terá um outro dia feliz em sua vida, então dê um passo para o ar. Eu manterei a minha promessa e não vou impedi-la.
Mas, se você ainda acha que ainda há chance – não importa o quão pequena – de que há pelo menos mais um dia feliz lá fora… Então pegue a minha mão.
E quando ela pisa no ar…
Ela cai direto no abraço do Superman!

Essa história me faz lembrar o porquê de eu preferir sempre o Superman ao Batman.

Sei que o Batman tem mais fãs, que ele é o boladão, que enfia a porrada, que é mau, que veste preto, que é sombrio e blá blá blá...
Mas apesar de ser um alien, o Superman consegue se conectar com a raça humana como nenhum outro herói humano jamais se conectou.

E isso se chama empatia!


Eu não sou um viciado em quadrinhos, principalmente por pura falta de tempo. Seria muito bom poder acompanhar todos os universos criados, mas infelizmente essa é uma realidade que eu não posso ter atualmente. Porém, posso escrever um post falando os motivos pelos quais eu pago pau pro Superman e acho o Batman um fedelho perto dele.

Algumas considerações importantes: não estou me apegando ao universo das revistas. Não existe Batman original, Batman 2, Batman e Robin, Dark Knight. Batman é um só. O mesmo vale para o Superman. Sem aberrações do tipo a morte do Superman e afins. Outra coisa: se você não sabe o que é sarcasmo, humor ou ironia, pode parar de ler agora mesmo. Se você não entende o que essas três coisas são, dificilmente entenderá de quadrinhos também. Grato.

1) Respeito com o meio ambiente: seja fã do Batman e você não vai durar muito. Sim, o Superman é muito mais ecologicamente correto. Usa a energia renovável do Sol para manter as forças e voa sem expelir CO2. Já o Batman, usa um monte de apetrechos que não são biodegradáveis e ainda por cima polui o ar com aquele Batmóvel emitindo gases e que bebe mais do que um Opala;

2) Sunga por cima do maiô: não é nenhum mérito do Superman usar uma sunga vermelha por cima do maiô. Mas pelo menos o dele é de tecido. O do Batman é do tipo armadura, o que mostra que a arma não é tão dura assim;

3) Trauma de infância: Krypton EXPLODIU. Vocês tem noção? O Superman não perdeu só os pais, perdeu o planeta INTEIRO. E ao invés de ficar de churumela, ele salva a Terra. O Batman perdeu os pais, tá, isso é uma coisa muito foda, mas não precisa ficar de mimimi a cada 5 minutos;

4) Natureza: como falou Bill, o Superman é daquele jeito. Ele já nasceu sendo fodão. Ele se fantasia de humano para parecer fracote, perdedor e poder se misturar. O Batman não, ele é só um ricão sequelado que acha que o Halloween é todo dia;

5) Poderes: o Superman voa, tem visão de calor e de raio-x. O Batman dirige, arremessa coisas e corre. Nada mais a declarar nesse ponto;

6) Fight: na boa, quem você acha que ia chutar bundas se eles fossem pro UFC? Sério, um peteleco do Superman ia transformar o Batman na mulher gato num piscar de olhos. Não dá nem pra competir pois não entrariam nem mesmo na mesma categoria;

7) Tempo de resposta: o Super-Man tem super audição. Ele pode ouvir você gritando por socorro mesmo que você esteja se afogando. O Batman atende os chamados através de um holofote com papel celofane em cima. Imagina se falta luz? Ou se o papel rasga e fica parecendo que estão pedindo McDonalds? Ou se o Batman estiver dando uma barrigada? É, sem comentários;

8) Inimigos: o Superman enfrenta o Apocalipse. O Batman enfrenta o Danny DeVito.

9) Pontos fracos: o Superman é intolerante a Kryptonita. E só. O Batman não pode cair no chão, não resiste a explosões, a tiros, estilhaços, não respira embaixo d´água, não pode sair da atmosfera… O cara é Super-Herói e tem que ter um maldito plano de saúde!

10) Impacto no planeta: o Superman é capaz de impedir uma guerra nuclear, simples assim. O Batman, na melhor das hipóteses evita confusão num jogo do New York Knicks. Sem contar que o Superman é insubstituível. Qualquer um com grana, 1 ano de academia e falta de noção pode substituir o Batman.


Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.