O caqui (português brasileiro) ou dióspiro (português europeu) é o fruto do caquizeiro (português brasileiro) ou diospireiro (português europeu) (Diospyros kaki, L.f.), uma árvore da família Ebenaceae. O nome "dióspiro" (Diospyros) tem origem no grego dióspuron, que significa "alimento de Zeus", enquanto "caqui" vem do japonês kaki (柿).
É originário da China, sendo muito popular no Japão. Como fruta de caldo, contém grande quantidade de água na polpa.
Existem diversas variedades: a vermelha, quando madura, é muito doce e mole e precisa de muito cuidado no transporte para não ser amassada. Esta variedade é muito consumida em Portugal. A variedade conhecida como caqui chocolate (no Brasil) é de cor alaranjada e no interior tem riscas cor de chocolate. É mais dura e resistente e não tão doce como a vermelha. Tem poucas calorias (cerca de 80 por 100g) e possui vitaminas A, B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e proteínas.
O caqui é muito cultivado na região sul do Brasil e no estado de São Paulo, particularmente em Itatiba, e em Mogi das Cruzes, conhecida como "Terra do Caqui", pois o fruto dá-se bem em climas amenos e frios (subtropical e temperado). No Brasil, as primeiras variedades do caqui doce foram trazidos por imigrantes japoneses em 1916. Os brasileiros só conheciam o caqui do tipo adstringente, aquele que "amarra a boca". É também cultivado em Portugal, nomeadamente na região das Beiras.