Banda de origem paulista, formada em 1987 na igreja Cristo Salva. Nessa igreja existiam dois grupos de louvor e foi criado um terceiro grupo para suprir a escala e melhor aproveitar os músicos da igreja.
Como o grupo não tinha nome, decidiram chamá-lo pela sigla G3,abreviatura de grupo 3.
E foi neste grupo 3 que Juninho Afram,walter Lopes e Wagner Garcia"Maradona" passaram a tocar juntos.
Por causa da amizade, gosto musical e a mesma visão evangelística, eles passaram a encarar o Grupo 3,não apenas como um grupo para suprir a escala, mas como uma banda de verdade e acreditar que Deus tinha algo especial para eles.
Depois foi acrescentado o nome Oficina,a razão da escolha do nome,segundo a banda,é fazer alusão ao poder que Deus tem de consertar e restaurar o que esta quebrado.
Passou por vários estilos musicais, como o hard rock, pop rock, nu metal até chegar ao metal progressivo que tem influências de metalcore, entre outros, tendo várias formações ao longo dos anos.
o Oficina G3 tornou-se exemplo de grupo que conseguiu aliar o propósito de divulgar o evangelho através da música pesada com seriedade, profissionalismo e técnica.
Reconhecidos pela imprensa especializada, a banda rompeu todos os preconceitos e ressalvas contra o rock cristão, ilustrando capas de revistas, sendo entrevistada por alguns dos maiores veículos de imprensa nacionais e estando em turnê durante todo o ano nos mais diversos cantos do Brasil.
Com turnês internacionais pela Europa, América Latina, Estados Unidos e Japão e shows para mais de 500 mil pessoas, com seus instrumentistas sendo considerados alguns dos melhores do Brasil, endorsers de marcas reconhecidas, o Oficina G3 mantém uma solidez e renovação musical rara, difícil de se alcançar no mercado nacional.
A banda já ganhou vários prêmios como Grammy Latino, Troféu Talento e Troféu Promessas.