A fruta (ou o fruto) é um produto comestível obtido a partir de certas plantas cultivadas ou silvestres. Costuma ser ingerida como sobremesa (isto é, no final da refeição), seja fresca ou cozinhada. Em geral, a fruta é comida quando está madura. Também se fazem sumos (ou sucos), geleias e marmeladas à base de fruta.
A fruta, em geral, apresenta uma alta percentagem de água (podendo chegar aos 95%), é rica em vitaminas e em minerais e tem poucas calorias. Este alimento é portanto ideal para as pessoas que queiram fazer uma dieta para perder peso, uma vez que aporta nutrientes e não engorda.
Pode-se classificar as frutas em diversas categorias. Há as frutas de caroço, que têm casca (pele) dura e que são carnudas (como o marmelo); as frutas de pevides (como a maçã ou a pêra); as pequenas frutas e bagas (como o figo e as groselhas); as frutas de casca (como as nozes e avelãs) e as frutas tropicais (como a banana e a manga).
Por outro lado, pode-se distinguir a fruta fresca (aquela que é consumida imediatamente ou passados poucos dias depois de ser apanhada) e a fruta seca (submetida a um processo de secagem, sendo consumida depois de vários meses da respectiva colheita).
Dá-se o nome de fruta cítrica àquela que apresenta um alto teor de ácido cítrico e vitamina C, e cujo sabor é ácido. A laranja, o limão e a toranja são exemplos de frutas cítricas.
As frutas do bosque, por outro lado, são aquelas frutas pequenas que são cultivadas e que crescem em arbustos silvestres. A framboesa e o mirtilo são frutas do bosque.