A maçã verde, conhecida também pelo nome varietal de Granny Smith, é uma variedade de maçã. Trata-se de uma maçã normal. É composta sobretudo por pectina, aminoácidos, ácidos, açúcares, catequizas, quercetina, sorbitol, fibras, cálcio, ferro, magnésio, nitrogênio, fósforo e potássio.
A maçã verde tem propriedades medicinais tanto para uso interno como para uso externo. Ao nível dos mal-estares internos, é anti-inflamatória do aparelho digestivo; antiácida; antidiarreica e suavemente laxativa; diurética e depurativa; anticatarral em problemas de brônquios ou tosse; anti-colesterol; hipotensora, baixando a pressão sanguínea; sedativa; febrífuga; antitabágica (manter uma dieta com maçã verde ajuda a abandonar o vício do tabaco); e anticancerígena.
A maçã verde é uma das variações mais consumidas. Uma foto de uma maçã verde cortada ao meio foi usada como logo da Apple Records, gravadora da banda inglesa "The Beatles". Esse mesmo logo, redesenhado é o símbolo atual da Apple Inc. que fabrica produtos de tecnologia (como o iPad, o iPhone e o iPod). Curiosamente, a maçã foi simbolicamente usada para representar o "fruto proibido" da árvore da Ciência do Bem e do Mal citada na Bíblia, nos capítulos iniciais do livro do Gênesis, correspondendo a um importante elemento da criação segundo a crença judaico-cristã.