Discussão: FILOSOFIA DAS IGREJAS BATISTAS

FILOSOFIA DAS IGREJAS BATISTAS

Pastor José Carlos ( Administrador )

* PRINCÍPIOS BATISTAS – De acordo com as Convenções Batistas: Nacional, Brasileira, dos Estados Unidos, Mundial, etc. A Religião Batista tem seus princípios doutrinários, fundamentados na Bíblia Sagrada (Palavra de Deus). Para isto ela tem: Manual Básico Doutrinário, Pacto e sua declaração de fé, que todos os membros associados das Igrejas Batistas devem cumprir.



Pastor José Carlos ( Administrador )

1. A AUTORIDADE – A fonte suprema da autoridade cristã é o Senhor Jesus Cristo. Sua soberania emana de eterna divindade e poder, como o unigênito Filho de Deus Supremo, de Sua redenção vicária e ressurreição vitoriosa. Sua autoridade é a expressão de amor justo, sabedoria infinita e santidade Divina, e se aplica à totalidade da vida.



Pastor José Carlos ( Administrador )

2. AS ESCRITURAS SAGRADAS – A Bíblia fala com autoridade porque é a Palavra de Deus. É a suprema regra de fé e prática porque é testemunha fidedigna e inspirada dos atos maravilhosos de Deus através da revelação de Si mesmo e da redenção, sendo tudo patenteado na vida, nos ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo.



Pastor José Carlos ( Administrador )

3. O ESPÍRITO SANTO – É a presença ativa de Deus no mundo, e particularmente, na experiência humana. É Deus revelando Sua Pessoa e vontade ao ser humano. O Espírito Santo, portanto, é a voz da autoridade Divina.



Pastor José Carlos ( Administrador )

4. O INDIVÍDUO: a) E SEU VALOR – A Bíblia revela que cada ser humano é criado parecido com Deus; é único, precioso e insubstituível. Criado ser racional, cada pessoa é moralmente responsável perante Deus e o próximo; b) SUA COMPETÊNCIA – O indivíduo, porque criado parecido com Deus, torna-se responsável por suas decisões: morais e religiosas. Ele é competente, sob a orientação do Espírito Santo, para formular a própria resposta à chamada Divina ao evangelho de Cristo, para a comunhão com Deus, para crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo; c) SUA LIBERDADE – Os batistas consideram como inalienável a liberdade de consciência, a plena liberdade de religião de todas as pessoas.



Pastor José Carlos ( Administrador )

5. A SALVAÇÃO PELA GRAÇA – A graça é a provisão misericordiosa de Deus para a salvação do ser humano. O ser humano no seu estado natural é egoísta, e orgulhoso; ele está na escravidão de Satanás e espiritualmente morto em transgressões e pecados.



Pastor José Carlos ( Administrador )

6. AS EXIGÊNCIAS DO DISCIPULADO – O aprendizado cristão inicia-se com a entrega a Cristo, como Senhor. Desenvolve-se à proporção que a pessoa tem comunhão com Cristo e obedece aos Seus mandamentos.



Pastor José Carlos ( Administrador )

7. O SACERDÓCIO DO CRISTÃO – Cada ser humano pode ir diretamente a Deus em busca do perdão, pela fé. As pessoas não necessitam, para isto, de nenhum outro indivíduo. Há só um mediador entre Deus e os seres humanos, Jesus.



Pastor José Carlos ( Administrador )

8. O CRISTÃO E SEU LAR – O lar foi constituído por Deus, como unidade básica da sociedade. A formação de lares cristãos deve merecer o interesse particular de todos. Devem ser constituídos da união de duas pessoas cristãs, dotados de maturidade emocional, espiritual e física.



Pastor José Carlos ( Administrador )

9. O CRISTÃO COMO CIDADÃO – O cristão é cidadão de dois mundos: do reino de Deus, e do estado político. Ele deve obedecer à lei de sua pátria terrena, tanto quanto à lei suprema. No caso de ser necessária uma escolha, o cristão deve obedecer a Deus antes que ao ser humano.



Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.