Discussão: MONITORAMENTO DO PLANETA EM TEMPO REAL

MONITORAMENTO DO PLANETA EM TEMPO REAL

FREE ( Administrador )

Editoria: Espaço - Tecnologias
Quarta-feira, 29 abr 2015 - 10h39

Lixo Espacial: Rússia perde controle sobre cargueiro Progressband_ingles.gif
A agência espacial russa confirmou que o cargueiro espacial Progress 59 (M-27M), que deveria levar suprimentos à Estação Espacial Internacional, está fora de controle. A nave perde altura a cada orbita e poderá reentrar na atmosfera nos próximos dias.

O cargueiro foi lançado com sucesso a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, as 07h09 UTC de terça-feira (04h09 pelo horário de Brasília BRT), mas após se separar do terceiro estágio do foguete propulsor apresentou um problema que impediu que os controladores de voo recebessem sinais vitais da espaçonave, além de não poderem determinar se as antenas de navegação haviam sido abertas.

Após isso, diversas tentativas de comunicação com a nave foram realizadas, mas até o momento não há qualquer informação oficial sobre a retomada de controle da Progress 59.

progress_59_forecast_1_20150429-104020.j
Clique para ampliar

O cargueiro pesa cerca de 1.5 tonelada e está repleto de 3 toneladas de suprimentos que seriam levados à Estação Espacial.

Girando
Imagens geradas de dentro do cargueiro mostram que a nave perdeu o controle de orientação e passou a girar de modo desordenado. Com a perda de telemetria, não se sabe se os computadores de bordo estão tentando corrigir a orientação, disparando os retrofoguetes.

Reentrada a vista
De acordo com dados publicados pelo site SatView.org, a Progress 59 está em uma orbita elíptica de 259x187 (259 km de apogeu e 187 km de perigeu).



FREE ( Administrador )

Imagine cair onde há pessoas, não?


FREE ( Administrador )

Editoria: Fenômenos Naturais - Terremotos
Segunda-feira, 27 abr 2015 - 11h27

Conhecimento: Como ocorreu o terremoto no Nepal?band_ingles.gif
No último dia 25 de abril, um intenso terremoto de 7.8 magnitudes atingiu a área mais populosa do Nepal, ceifando milhares de vidas. O evento aconteceu a 15 km de profundidade, após a liberação da energia acumulada pela intensa compressão entre duas grandes placas tectônicas.

terremoto_nepal_zona_subduccao_paca_tect
Clique para ampliar

Na região do tremor, a apenas 80 km da capital nepalesa, Katmandu, temos duas grandes placas tectônicas. Ao norte, a placa eurasiana sustenta quase toda a Ásia e Europa enquanto ao sul a placa indiana flutua com a Índia e parte do oceano Índico sobre ela.

O movimento dessas duas placas não é igual em toda a extensão da junção, com diversas dinâmicas envolvidas ao longo de milhares de quilômetros.

No local do epicentro, as placas se movem e se comprimem à razão de 45 mm/ano no sentido norte-nordeste, com a placa indiana deslizando por baixo da eurasiana e provocando o soerguimento de toda cordilheira do Himalaia. Esse processo é chamado de subducção.

Essa compressão/afundamento entre as placas é praticamente constante, o que faz com que a região de interface acumule muita energia, mas de forma desigual. Assim, alguns pontos ao longo da falha acumulam muito mais energia do que outros.

terremoto_nepal_zona_subduccao_20150427-
Clique para ampliar

Com o passar do tempo, a energia acumulada pela força de compressão se torna tão grande que alguns pontos entre as duas placas não resistem e o processo de subducção (o escorregão de uma placa abaixo da outra) acontece de forma extremamente violenta, liberando de uma só vez toda a energia que foi acumulada ao longo dos anos.

Foi exatamente isso o que aconteceu no Nepal, quando um grande bloco da placa indiana mergulhou abruptamente sobre a placa eurasiana, liberando a fantástica energia equivalente a 7 milhões de toneladas de TNT, o mesmo que a explosão de 375 bombas iguais à que destruiu Hiroxima em 1945.


Raros, mas destruidores
É interessante notar que embora a força de compressão seja extremamente elevada ao longo da junção entre as placas eurasiana e indiana, grandes terremotos na região do Himalaia são raros, mas bastante destrutivos.

Em um raio de 250 km ao redor do epicentro de 25 de abril foram registrados apenas quatro eventos documentados.

Um deles, um tremor 6.9 magnitudes ocorreu em agosto de 1988, a 240 km a sudeste do tremor recente e causou cerca de 1500 mortes.

O maior tremor, no entanto, aconteceu em 1934 e ficou conhecido como Terremoto Nepal-Bihar. Chegou a atingir 8.0 magnitudes, danificando severamente Katmandu e provocando a morte de aproximadamente 10600 pessoas.



FREE ( Administrador )


Editoria: Fenômenos Naturais - Terremotos
Sexta-feira, 1 mai 2015 - 05h30

Forte terremoto atinge Papua Nova Guiné, a 110 km de Kokopoband_ingles.gif
De acordo com dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN), um terremoto de 7.1 pontos de magnitude foi registrado em Papua Nova Guiné, 110 km ao sul-sudoeste de Kokopo, as 05h06, pelo horário brasileiro (01/05/2015). O forte tremor ocorreu a 53 quilômetros de profundidade, abaixo das coordenadas 5.21S e 151.77E, indicadas pelo mapa abaixo. Ainda não há informações sobre vítimas.Apesar da grande intensidade, sismos que ocorrem nessa profundidade tem a maior parte de sua energia dissipada antes de chegar à superfície. Mesmo assim, quando acontecem no oceano podem provocar a formação e alertas de tsunamis.

Um terremoto de 7.1 pontos de magnitude libera a mesma energia que 34 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 670020 toneladas de TNT.

Importante: Esta notícia pode sofrer alterações ao longo do dia



FREE ( Administrador )

ASTEROIDE ESTÁ EM ROTA DE COLISÃO COM A TERRA
Asteiroide.jpg

Um asteroide gigantesco pode estar próximo de atingir o planeta, segundo o astronômo do Observatório McDonald, da Universidade do Texas, Judit Györgyey-Ries. Saiba mais sobre o impacto que uma colisão como essa pode causar na Terra.

De acordo com Györgyey-Ries, a rocha gigante deve criar um impacto quando chegar ao planeta, por volta do mês de outubro de 2017. Em entrevista ao site astrowatch.net, o astrônomo declarou que o asteroide pode causar danos pequenos. Nós poderíamos ver um rajada de ar e muitas janelas quebradas talvez, dependendo de onde o asteroide bater.
Asteiroide%2B2.jpg
Como medida de comparação, os cientistas estimam que o asteroide 2012 TC4 teria 40 metros de diâmetro e poderia causar mais caos do que o incidente que hospitalizou mais de 1.200 pessoas na Rússia, em fevereiro de 2013.

O chefe do departamento de objetos próximos da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), Detlef Koschny, afirma que há pouca chance de sermos atingidos, Há uma chance em um milhão de um asteroide nos atingir. O cientista ainda informa que há uma diferença de impacto dependendo do tamanho e da composição do asteroide.
Asteiroide%2B3.jpg
Um objeto de ferro com 40 metros entraria na atmosfera e faria uma cratera, um objeto de pedra com 10 metros seria dificilmente notado. De acordo com os cientistas, ainda não é possível prever o quanto de dano pode ser causado por esta ameaça. Seu tamanho é comparado ao da Estátua da Liberdade, ponto turístico dos Estados Unidos.

No caso do asteroide que atingiu a Rússia, os pesquisadores encontraram uma área de dano que se estende por 80 km.


FREE ( Administrador )

Editoria: Espaço - Tecnologias
Quarta-feira, 6 mai 2015 - 09h33

Bola de fogo: Nave russa de 7 toneladas cairá no final de semanaband_ingles.gif
O cargueiro russo Progress M-27M está com as horas contadas e deverá cair na Terra na noite de sexta-feira. Alguns sites não especializados afirmam que a nave já teria reentrado na atmosfera, mas essa informação não foi confirmada.

progress_59_forecast_pass_6mai2015_20150
Clique para ampliar

De acordo com o Satview.org, a nave deve se romper entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado, com a data centrada as 20h01 BRT (Horário de Brasília) de sexta-feira, quando o cargueiro estiver a 130 km de altitude, acima do extremo sul do continente africano.

Os cálculos mostram que a Progress está caindo rapidamente e está agora em uma orbita elíptica de 205x165 (205 km de apogeu e 165 km de perigeu). Há dois dias a orbita era de 247x183.

Clique aqui para Rastrear a Progress 59

A Progress M-27M (designada pela NASA como Progress 59) pesa cerca de 7.2 toneladas e carrega 4.7 toneladas de suprimentos que deveriam ter sido entregues na Estação Espacial Internacional, ISS. A bordo do cargueiro se encontra 2375 quilos de combustível.

Ao penetrar na atmosfera, a maior parte da massa da Progress será consumida em uma gigantesca bola composta de inúmeros fragmentos incandescentes menores. No entanto, é possível que peças maiores resistam ao calor e cheguem à superfície intactas.


Pode cair no Brasil?
Sim, a Progress M-27M pode cair em nosso país.

Devido à inclinação da órbita, a Progress pode cair em qualquer região da Terra localizada entre as latitudes 51.6 graus ao norte ou sul equador. Isso exclui as regiões acima do extremo norte da Europa e Canadá, Alasca, Groenlândia, extremo sul da América do Sul e Antártica. Por outro lado, inclui a parte mais populosa do planeta.

Confusão
Um vídeo divulgado nesta manhã e creditado como pertencente à rede russa MASTER de telescópios robóticos mostra um pequeno objeto cruzando o campo de visão de um dos telescópios. O site que divulgou a nota afirma que o objeto é a nave Progress M-27M, que teria reentrado nesta madrugada, antes do esperado, mas isso não pode ser confirmado.

Segundo Rogério Leite, diretor do site de acompanhamento de lixo espacial Satview.org, é pouco provável que a Progress tenha reentrado com tanta antecedência, já que a previsão era bastante estável até a última modelagem.

"Acredito que o vídeo registrou de fato a Progress 59, mas não há evidência de que ela estivesse reentrando. O que vemos é apenas um traço cruzando o campo de visão de uma lente, que nem ao menos sabemos se é de fato da rede MASTER, mas estamos verificando".

Acompanhe a olho nu
Entre as 17h59 e 18h05 desta quarta-feira a nave Progress cruzará diversas cidades das regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil e poderá ser vista a olho nu em várias cidades, incluindo a maior parte do Estado de São Paulo.

Esta será uma das últimas passagens visíveis sobre o Brasil e poderá tirar as dúvidas se a nave reentrou ou não antes do esperado.


Câmeras de Vigilância
Segundo o diretor da BRAMON - Rede Brasileira de observação de Meteoros - Eduardo Plácido Santiago, o instituto está acompanhando 24 horas por dia as passagens da Progress através de mais de 30 câmeras de alta sensibilidade e se a nave cair sobre o Brasil certamente terá imagens registradas pela rede.


Rastreando
O Apolo11 e Satview.org estarão acompanhando a reentrada e até os momentos finais serão emitidos boletins atualizados sobre a reentrada do cargueiro.



FREE ( Administrador )

FIM DA NOVELA.
O cargueiro caiu no Oceano Pacífico.




FREE ( Administrador )




FREE ( Administrador )

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Sexta-feira, 15 mai 2015 - 10h22

Que pena. Cantora Sarah Brightman adia viagem ao espaçoband_ingles.gif
Autora de vários sucessos e dona de belíssima voz, a cantora Sarah Brightman resolveu se aventurar além dos palcos terrestres. Mas vai ter que esperar. Sua viagem a bordo da Soyuz estava marcada para setembro, mas a soprano precisou adiar os treinamentos.

sarah_brightman_20150515-102433.jpg
Clique para ampliar

O voo de Brightman estava programado para 1 de setembro, mas um comunicado da própria cantora informou na quinta-feira que por razões pessoais sua intenção de orbitar o planeta Terra precisou ser adiada.

"Ms. Brightman gostaria de expressar sua profunda gratidão a Roscosmos (a agência espacial russa), à Energia, (fabricante da nave Soyuz) à NASA e todos os cosmonautas e astronautas que deram todo o apoio durante este momento emocionante em sua vida", disse um porta-voz da agência de turismo espacial Space Adventures.

Desde 2013, Sarah estava treinando na Cidade das Estrelas, na Rússia e de acordo com o presidente da Space Adventures, Eric Anderson, seu desempenho superou todas as expectativas. "Sua dedicação é extraordinária e com certeza vamos continuar a apoiá-la até uma nova oportunidade", disse Anderson.

A cantora britânica deveria permanecer 10 dias a bordo da Estação Espacial Internacional, ISS, com o objetivo de inspirar as pessoas ao redor do mundo a perseguir e conquistar seus sonhos.



FREE escreveu:
Editoria: Espaço - Estação Espacial
Sexta-feira, 15 mai 2015 - 10h22

Que pena. Cantora Sarah Brightman adia viagem ao espaçoband_ingles.gif
Autora de vários sucessos e dona de belíssima voz, a cantora Sarah Brightman resolveu se aventurar além dos palcos terrestres. Mas vai ter que esperar. Sua viagem a bordo da Soyuz estava marcada para setembro, mas a soprano precisou adiar os treinamentos.

sarah_brightman_20150515-102433.jpg
Clique para ampliar

O voo de Brightman estava programado para 1 de setembro, mas um comunicado da própria cantora informou na quinta-feira que por razões pessoais sua intenção de orbitar o planeta Terra precisou ser adiada.

"Ms. Brightman gostaria de expressar sua profunda gratidão a Roscosmos (a agência espacial russa), à Energia, (fabricante da nave Soyuz) à NASA e todos os cosmonautas e astronautas que deram todo o apoio durante este momento emocionante em sua vida", disse um porta-voz da agência de turismo espacial Space Adventures.

Desde 2013, Sarah estava treinando na Cidade das Estrelas, na Rússia e de acordo com o presidente da Space Adventures, Eric Anderson, seu desempenho superou todas as expectativas. "Sua dedicação é extraordinária e com certeza vamos continuar a apoiá-la até uma nova oportunidade", disse Anderson.

A cantora britânica deveria permanecer 10 dias a bordo da Estação Espacial Internacional, ISS, com o objetivo de inspirar as pessoas ao redor do mundo a perseguir e conquistar seus sonhos.

Sad.png


Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.