Discussão: ♥ CANTARES DE SALOMÃO ♥

♥ CANTARES DE SALOMÃO ♥

Marion gsb ( Administrador )

Observações citadas na Bíblia de Estudo Pentecostal .


3.1-4: De noite busquei em minha cama aquele a quem ama a minha alma; busquei-o e não o achei.Levantar-me-ei, pois, e rodearei a cidade; pelas ruas e pelas praças buscarei aquele a quem ama a minha alma; busquei-o e não o achei.Acharam-me os guardas, que rondavam pela cidade; {eu perguntei-}lhes: Vistes aquele a quem ama a minha alma?Apartando-me eu um pouco deles, logo achei aquele a quem ama a minha alma; detive-o, até que o introduzi em casa de minha mãe, na câmara daquela que me gerou.

DE NOITE BUSQUEI... BUSQUEI-O E NÃO O ACHEI.
Noite está no plural em hebraico, o que quer dizer “ noite após noite”. A sulamita podia estar sonhando (v.5), noite após noite, que estava à procura do seu amado, mas não o encontrava.

Observações citadas na Bíblia de Estudo Plenitude.


3.1-5 – A sulamita está desapontada porque o seu amado não tem aparecido e está tendo dificuldade para dormir a noite. Ela, finalmente, decide levantar e buscar o amado a quem ela ama.


Marion gsb ( Administrador )

** **PARTE 5 * * IV. O SENTIDO PRÁTICO. ** **
Parte 5
.
IV. O Sentido prático
Esse livro apresenta um retrato vívido de amor fiel e de comunhão profunda.

O uso de termos íntimos apenas ilustra o amor maravilhoso entre Cristo e o cristão.

Vejamos como o amor e o casamento retratam a vida cristã: Itens A. Salvação; B. Dedicação; C. Comunhão; D. Glória

Parte 6

A. Salvação

Nós somos casados com Cristo (Rm.7.4). O casamento envolve a pessoa toda – mente, coração, vontade e corpo.

Um rapaz conhece uma moça e a conhece com sua mente. Talvez essa amizade se aprofunde e acabe por conquistar seu coração. No entanto, ele ainda não se casou com ela. Ele não se casa até que diga: Aceito.

Muitas pessoas sabem a respeito de Cristo e até tem sentimentos estimulantes a respeito dele, contudo nunca dizem: Aceito, nem confiam nele.

Informações retiradas do comentário bíblico Wiersbe - Autor: Warren W. Wiersbe - Ed. Central Gospel.


Marion gsb ( Administrador )

*** PARTE 7 : B DEDICAÇÃO ***
Parte 7

B. Dedicação

Quando um homem e uma mulher casam, tudo o que são e tem pertence aos dois. O corpo deles não é mais deles (1Co.7.1-5); eles vivem para agradar um ao outro.

A mesma coisa acontece com a igreja cristã: nosso corpo pertence a Cristo (veja Rm.12.1-2), e vivemos para agradar ao nosso Salvador, não ao mundo.

Satanás e o mundo (como Salomão em nossa história) podem tentar afastar-nos de nossa devoção a Cristo (Tg. 4.4), todavia temos de permanecer leais a ele.

Quando um homem e uma mulher se amam, não há sacrifício grande demais nem fardo pesado demais.

Verifique a admoestação de Paulo em relação ao adultério espiritual em 2 Corintios 11.2

Informações retiradas do comentário bíblico Wiersbe - Autor: Warren W. Wiersbe - Ed. Central Gospel.


Marion gsb ( Administrador )

*** PARTE 8 : C. COMUNHÃO ***
Parte 8

C. Comunhão

Talvez esta seja a maior lição de Cântico dos Cânticos: a profunda união que deve haver entre pessoas que se amam. Não importa como Salomão toca a donzela, o coração dela está sempre com seu amado. Ela fala, sonha com ele e, quando ficou livre, correu para ele.

Será que sentimos esse tipo de amor por Cristo? Vemos a beleza dele (Sl.45)? será que percebemos quanto ele nos ama e anseia por comungar conosco?

Cântico dos Cânticos 5 apresenta um retrato interessante da comunhão do crente com o Senhor. A donzela dorme, mas a voz de seu amado chega-lhe através da porta. Ele quer que ela compartilhe seu amor com ele, entretanto ela está muito indolente para levantar-se. Já despi minha túnica [...]. Já lavei meus pés [...]. É como se ela dissesse: Não me incomode. Eu estou tão confortável.

A seguir, ela vê as mãos dele (v.4) e percebe seu pecado. Lembre-se – as mãos dele estão perfumadas. Ela levanta-se, mas infelizmente, seu amado se fora. Ele deixou um aroma na porta, mas que bem há na bênção sem o abençoado? A donzela tem problema e é disciplinada quando tenta encontrar o amado.

O Senhor, com freqüência, quer comungar conosco durante o dia, mas estamos ocupados demais. Os como Marta, (Lc. 10.38-42), estamos ocupados com muitos serviços.

Como a nossa vida seria mais feliz se apenas abríssemos nosso coração ao inspirador dele.

O cristão fiel deve pensar em seu Salvador e em comungar com ele durante todo o dia, da mesma forma que um casal amoroso pensa um o outro quando estão separados.

Em 1.1-7, a donzela não vê beleza em si mesma; no entanto, em 1.14-17, seu amado descreve sua beleza com palavras sensíveis. Em 2.1, ela se vê como uma rosa comum, um lírio normal, mas o amado a vê como uma bonita macieira, um lírio entre espinhos (2.2,3). (Em 2.1, apesar do que entoamos no conhecido cântico, é a mulher quem fala. Não o Senhor).

Informações retiradas do comentário bíblico Wiersbe - Autor: Warren W. Wiersbe - Ed. Central Gospel .


Marion gsb ( Administrador )

Parte 9

D. Glória

No entanto, o casamento ainda não aconteceu.

Estamos noivos de nosso Senhor, e o Espírito Santo é o anel de noivado divino (Ef. 1.13-14). Ainda não o vimos, embora o amemos (1 Pe.1.8)

Um dia, ouviremos a voz do Noivo, e Jesus voltará para a sua igreja. Nesse momento, acontecerá a maravilhosa ceia do casamento (Ap.19.1-9), e ficaremos para sempre com o Senhor.

Não admira que a donzela encerre o cântico com estas palavras: Vem depressa, amado meu. Podemos apenas acrescentar: Senhor Jesus, ainda assim vem depressa.

Informações retiradas do comentário bíblico Wiersbe - Autor: Warren W. Wiersbe - Ed. Central Gospel.


Marion gsb ( Administrador )

*** MELHOR Q TUDO - BOA SEMENTE. ***
Melhor que tudo

Boa Semente

“Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho… Do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho” (Cantares 1:2 e 4)

O principal objeto do amor do Senhor, a noiva, pode ser apropriadamente chamado de “pastora” no contexto do livro de Cantares (Cantares 1:8), pois Ele é visto com freqüência como o Pastor que cuida de Suas ovelhas, e Ele tem prazer em compartilhar com a noiva dessa atividade tão notável.

De fato, essa belíssima canção começa com palavras de apaixonada segurança: “Beije-me ele com os beijos da sua boca”, pois a “noiva” é trazida à Sua presença como aquela na qual Ele se deleita.

No entanto, é instrutivo perceber que ela confia em um fato perfeitamente estabelecido, ou seja, que o amor dEle é melhor que o vinho.

Vinho é um símbolo de alegria, e se encontrarmos alegria pura e real que encha nosso coração de júbilo, ela não pode se comparar com o perfeito amor de nosso abençoado Senhor Jesus.

A “noiva” não diz: “Eu irei beijá-Lo”, mas “Beije-me ele”. Isso nos faz lembrar do pai do filho pródigo que o beijou após este ter vivido um longo período em pecado (Lucas 15:20).

O beijo fala sobre reconciliação, a qual todos precisam quando voltam para Deus, beijo este que o Pai deseja ardentemente dar em Seus filhos pródigos que se arrependem.

Pouco depois deste versículo, lemos as significativas palavras: “Do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho”. Ser trazido à presença de Deus e experimentar a verdadeira reconciliação, e saber que somos salvos eternamente por Sua infinita graça nos dá uma alegria indizível.

Mas será que a alegria é a coisa mais importante de nossa vida?

Não, pois essa alegria não permanece sempre a mesma. Embora o vinho nos renove e nos dê prazer por algum tempo, viver dele seria perigoso.

Portanto, em cada experiência que vivermos é bom lembrar do amor do Senhor Jesus mais que do “vinho”.


Marion gsb ( Administrador )

uando nos reunirmos para partilharmos da Ceia do Senhor, tenhamos em mente esse amor e não as nossas alegrias, por maiores que sejam. Isso trará alegria a Ele.

AINDA UMA EXPLICAÇÃO HUMANA......
VERSÍCULO : 5
As mulheres da corte tentam a sulamita para o amor do rei para com ela, e novamente ela pede para que não fiquem tentando ela, num amor que ela não o queria!!! 14:39

VERSÍCULO : 6 É muito rico em licões...
Trata-se da corte do rei em procissão, que estava voltando da estrada em Suném durante o verão...
Havia algumas pessoas, vestidas numa roupa branca tipo mantas, que ao longe pareciam colunas de fumaças, quanto ao aroma provinha desta procissão de varios tipos de pós dos mercadores da região na epoca...
Este versiculo marca tambem...
Um segundo tempo das tentativas do rei Salomão com a sulamita... a levando para cidade da capital de Jerusalém... se me permitem uma colocação eu diria até frustante para quem confia em seu poder proprio...
O rei a leva em grande pompa numa demostranção de poder, de luxuria e até mesmo de vaidade...

Há seis licões aqui obtidas...

1º lição:_ Há mulheres que não se vendem e não se contaminam facilmente... com elogios, dinheiro, luxo e toda pompa... não se vendem para obter riquezas faceis, vidas luxuosas e de aparências!!!

2º licão:_ Há mulheres que valorizam as suas virtudes, seus princípios e não abrem mão deles para ter um futuro neste mundo...
3º:_Uma mulher de sucesso, ela sabe administrar sua vida profissional e domiciliar, não se descuidando de ambos, sendo fiel à sua familia em sua conduta, sendo ate mesmo feliz fazendo seu esposo e filhos felizes em primeiro lugar...


4º:_ Algumas tem realmente boa vontade e sinceridade no que fazem de todo coração, em qualquer tipo de serviço, o fazendo sem reclamar... apesar de toda sua propria beleza exterior...


5ª lição:_Se voce reparar na narrativa toda do livro de cantares umas das jogada de Salomão foi de fazer dela a sua Rainha das rainhas ( cantada fraca de um fraco) e a Sulamita não se vendeu ... Há mulheres... até hoje, que nunca se aproveitam de sua beleza para subir na vida... e olha pelo jeito que Salamão ficou com ela, ela era muito bonita mesmo!!!

6ºlicão:_ Com uma forte determinação e convicção em levar uma vida correta e justa diante do Senhor faz com que todas as que querem uma vida boa se recusem em cair nestas tentações e ciladas da vida, perseverando na palavra e no estudo dela, com orações e jejuns...


Marion gsb ( Administrador )

Observações citadas na Bíblia de Estudo Plenitude capítulo 3

3.6-11: A interpretação dessa seção é diversificada entre estudiosos. A maior parte deles a vê como a aproximação do seu amado. Até retratando o seu casamento.

Nesse caso, o palanquim seria um tipo de leito real do matrimônio, que fazia parte da cavalgada real, caracterizando as procissões matrimoniais anteriores à destruição do segundo templo.

Além de sua dificuldade de interpretação, os princípios da aliança de amor entre Deus e Israel aparecem claramente. O percurso do palanquim para fora do deserto de Sião segue a jornada redentora da arca da aliança.

A questão inicial (v.6) lembra a primeira aparição da glória de Deus na entrega do maná (Êx. 16.10-15). A fumaça perfumada lembra a nuvem de fumaça e o altar do incenso (Êx. 13.21; 30.34-38).

Observações citadas na Bíblia de Estudo Plenitude capítulo 4

4.1-7: Essa descrição da Sulamita mistura imagens poéticas antigas com as bênçãos da aliança, figurando um povo fértil e aperfeiçoado na completa posse da terra prometida.

O monte Gileade, situado além do Jordão, é uma terra expandida e inclui o resto das tribos de Israeel (Nm 32)

4.9-5.1: A mais profunda necessidade humana é experimentar união do amor autêntico numa relação de confiança.

Os termos afetuosos irmã e noiva, usados em relação à Sulamita, descrevem uma mutualidade duradoura e união permanente. Ela não é um jardim fechado que o deixa do lado de fora, mas um jardim particular protegido para o uso real, para dentro do qual ela convida o seu amado a entrar.

A Sulamita, junto com todos os seus produtos escolhidos, é agora de seu amado. Juntos, como amigos e amantes, eles partilham do alimento comum que satisfaz, com encorajamento e aprovação (5.1)



Marion gsb ( Administrador )

Observações citadas na Bíblia de Estudo Pentecostal sobre o capítulo 4

4.7: Tu {és} toda formosa, amiga minha, e em ti não {há} mancha.
A Sulamita era bela e sem defeito. Mancha também pode referir-se à máculas morais; ela, portanto, é física e moralmente pura.

4.8: ... Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde as moradas dos leões, desde os montes dos leopardos.
Amana é o nome de uma montanha da cordilheira do Antilíbano; na sua extremidade sul estão os picos de Senir e do Monte Hermon, a nordeste da Galiléia.

4.9: Tiraste-me o coração, minha irmã, minha esposa, tiraste-me o coração com um dos teus olhos, com um colar do teu pescoço.
Irmã, aqui significa amada; esposa significa noiva. A noiva amada de Salomão deteve e cativou seu coração.

Nos tempos bíblicos, o noivado já era parte do casamento, porém, os noivos, só podiam viver como casal depois das bodas esponsais. Antes das bodas, cada um vivia em casa de seus pais. Era a condição de José e Maria, quando um anjo anunciou a José o futuro nascimento de Jesus através de Maria. Eles eram desposados.

4.12: Jardim fechado {és} tu, irmã minha, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.
Jardim Fechado, as três figuras de linguagem deste versículo salientam a verdade de que a jovem sulamita permaneceu virgem e sexualmente pura até casar-se.

Manter a virgindade e a abstinência sexual é o padrão bíblico da pureza sexual para todos os jovens, do sexo masculino e feminino.

Violar esse padrão santo de Deus é profanar o espírito, o corpo e a consciência, e depreciar o valor do ato da consumação do casamento.


Marion gsb ( Administrador )

4.14: o nardo e o açafrão, o cálamo e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias.
Açafrão. Trata-se de uma planta cujas flores, de tom violeta, produziam uma tinta amarela. Preparava-se um ungüento perfumado, misturando-o com azeite.

Cálamo...Aloés: O cálamo é uma especiaria aromática; aloés é uma madeira aromática de Bangladesh e da China.
Amados vamos dar um pulo para o versiculo 11...
neste versiculo, a uma "ordenança" para que as filhas de Sião saiam e recebam o rei Salomão e o acolham para dentro...

Esta expressão "filhas de Sião" e o sinominos dela se encontra em apenas tres outras passagens ( Is 3.16,17;4.4), e esta ligados a uma repreensão, aqui por ciumes da sulamita!!!

cap 4.1-16 a 5.1
Aqui temos mais ou menos 33 coisas que o amado pastor fala para a sulamita, quando ele chega na cidade em busca dela, pegue a sua biblia e confira meu amado e veja uma diferença de elogios entre ele e o Salomão...

Os elogios do pastor no cap 4 vai só ate o versiculo 15...

No versiculo 16...
a Sulamita deixa que o pastor saiba que ela aceita os seus galanteios...


Deixe sua opinião ou comentário

Para responder um tópico é necessário participar da comunidade.