
Cap 5.10
Uma mulher apaixonada, ela descreve em ricos detalhes o seu Amado...
Ela sabe o valor do seu noivo, dos seus intentos, morais, ações e da sua relegião...
A noiva de hoje, deve tambem saber, com quem vai se casar, nunca jamais deve se casar com um estranho para ela...
Quero dizer: com uma pessoa que ela não conheça seus modo de se comportar, com quem anda, quais os planos para o futuro...
Cap 6.1-2
Nestes versículos para mim poderiam até irem para provérbios...
As mulheres da corte, ficam de tal forma imprensionadas, com a forma que a Noiva descreve seu Amado, que chega a despertar nelas, creio eu , uma inveja e desejo de ter um homem como a Sulamita descreve...
No Segundo versículo ela dá uma esgueirada na resposda e sai do assunto...
Esperta ela não é?
Seja também, não dê armas para o inimigo entrar na sua vida... aprenda a ser reservada, não fique dando informações que só devem respeito a voce e seu companheiro... não seja vaidoso ou vaidosa, não queira se gloriar do que voce tem para os outros... seja realmente discreto ou discreta na sua vida intima ou financeira...
Observações citadas na Bíblia de Estudo Plenitude capítulo 5
5.2-7:
A sulamita tem um sonho no qual ela vê seu amado deixando-a (se retirara e tinha ido). A razão da sua partida é resposta demorada da parte dela, o que é atribuído à remoção de suas vestes, tornando-a inapresentável. Ela mesma tinha tirado uma de suas vestes, simbolizando sua próprias ações independentes.
Ela então sai à procura dele e é vista pelos guardas, que a confundem com uma prostituta e, violentamente tiram a sua segunda vestimenta, um manto (semelhante a uma vestimenta externa usada por cima do vestido). Isso simboliza a remoção de sua autoridade.
Seu amado é sua única esperança; mas onde ele tinha ido e quando voltará?
Sua ação independente e a ação violenta de outros, então causaram sua perda.
5.9-6.3:
A glória de Salomão corretamente representa as perfeições reais do amor. Ele é como seu pai Davi, rosado, no geral amável e notável pelo número dez mil (1Sm. 16.12; 18.7)
Ele é inigualável em fidelidade, tolerância, força e valor; mas ele não é um homem inflexível e frio como o metal. Para sulamita, seu amado é incomparável.
A Bíblia Devocional Max Lucado diz o seguinte sobre os textos do Cap. 6.4-7.9
Situe-se:
O rei Salomão expressou o seu amor por sua noiva.
Observe:
Cantares de Salomão é tradicionalmente considerado um poema de amor.
Deus usou o casamento como uma ilustração do amor de Cristo pela Igreja.
Observações citadas na Bíblia de Estudo Plenitude capítulo 6
6.4-10:
Esta cena feliz exalta a beleza e o poder real da sulamita e registra sua impressão gloriosa. Suas duas cidades, Tirza (a primeira capital do reino do Norte) e Jerusalém, manifestam sua majestade adorável. Todas – rainhas, concubinas, virgens e donzelas – louvam a sulamita, porque ela as personifica.
6.11,12:
Os carros identificam seu nobre povo, Ammi Nadib. Nadib é uma pessoa real de nobreza verdadeira, um príncipe com liberdade e generosidade.
6.13 – 7.9:
Esta seção lida com a tentativa de Salomão de reassegurar o amor errante da sulamita.
Seu ardente chamado volta, volta, ocorre com o pano de fundo do afastamento do povo de Deus, um pano de fundo para o qual ele alude a sua referência à dança de maanaim, dói exércitos. Maanaim é o nome memorial de um grande acontecimento da história da aliança (Gn.32). Isso marcou a volta da família nacional para a terra (6.13; ver Gn.32.9; Os. 14.1). Aqui, Jacó recebeu seu novo nome, Israel, Príncipe com Deus, o nome de Deus unido ao de Jacó. Maanaim engrandeceu a graça e a verdade ao contrastar a insignificância de Jacó quando partiu da terra, com apenas um cajado, com seu retorno grandemente frutífero, em dois grupos (Gn. 32.9-10; Am. 7.2,5)