Discussão: ♥ CANTARES DE SALOMÃO ♥

♥ CANTARES DE SALOMÃO ♥

Marion gsb ( Administrador )

Observações citadas na Bíblia de Estudo Pentecostal sobre o capítulo 8

8.6 – Duro como a sepultura o ciúme
Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.

No hebraico, o termo aqui traduzido por sepultura é sheol. Uma outra tradução para ciúme, nesse versículo, é amor intenso. Tal amor é duro, ou irredutível como o sheol, um lugar do qual ninguém pode fugir.

8.6,7 – o amor é forte como a morte... As muitas águas não podem apagar este amor
O amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.

No gênero humano, nada há mais poderoso ou belo que a expressão do amor mútuo entre um homem e uma mulher que estão realmente comprometidos um com o outro.

8.7 - desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam
As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.

Tentar adquirir amor por dinheiro é algo ridículo, pois é impossível. Assim também, um casamento firmado em bens terrenos, do marido ou da mulher, está fadado ao fracasso.

8.9 – Se ela for um muro... se ela for uma porta
Se ela for um muro, edificaremos sobre ela um palácio de prata; e, se ela for uma porta, cercá-la-emos com tábuas de cedro.

Se a irmã mais jovem for um muro que resiste à tentação, as filhas de Jerusalém adorná-la-ão (a prepararão para o casamento). Se ela for uma porta, que se abre à tentação, elas farão tudo o que for necessário para protegê-la da corrupção.


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8.12 – A minha vinha... está diante de mim
A minha vinha, que me pertence, está diante de mim; as mil peças de prata são para ti, ó Salomão, e duzentas para os que guardam o seu fruto.

Por contraste com as muitas vinhas de Salomão, sua amada possui uma única vinha. Salomão pode ficar com as rendas de suas vinhas, e os guardas podem ficar com a parte de cada um (v.11), mas as vinhas dela e algo melhor.


Marion gsb ( Administrador )

Informações Extraídas da Bíblia de Estudo Plenitude

Verdade em ação o Livro Cântico dos Cânticos

Nota do editor: Cântico dos Cânticos frequentemente é interpretado como uma alegoria do amor do Senhor por Israel ou de Jesus por sua Noiva, a igreja. Entretanto, o método exegético histórico-gramatical interpreta o livro simplesmente como um dos mais belos exemplos da antiga poesia de amor oriental. A cultura hebraica celebrava o relacionamento sexual experimentado entre um homem e uma mulher dentro da santidade do matrimônio como um dom intensamente belo do nosso Criador.
Uma breve pesquisa da simbologia oriental e semítica renderá ricos dividendos e ajudará a tornar esse livro vivo para o leitor.

Verdade que Cântico ensina

1- Princípios para a pureza moral

Manter a pureza sexual até o casamento é a chave para o estabelecimento de um vigoroso casamento cristão. Em vista da predominante aceitação por parte da sociedade do comportamento sexualmente imoral, é de grande importância que o Sato povo de Deus renuncie à impureza e faça um renovado esforço para a reconstrução de um compromisso com a pureza moral

Texto 8.10-12:
Eu sou um muro, e os meus seios são como as suas torres; então eu era aos seus olhos como aquela que acha paz.Teve Salomão uma vinha em Baal-Hamom; entregou-a a uns guardas; e cada um lhe trazia pelo seu fruto mil peças de prata.A minha vinha, que me pertence, está diante de mim; as mil peças de prata são para ti, ó Salomão, e duzentas para os que guardam o seu fruto.
Famílias cristãs:
Envolvam-se no desenvolvimento da moralidade sexual de seus filhos.
Encorajem e apóiem a pureza e virgindade sexual deles.
Construam defesas contra tentativas de seduzi-los em sua retidão sexual.
Valorize grandemente a virgindade!
Nunca duvides do valor inestimável de ser capaz de presentear ao seu esposo ou à sua esposa o seu corpo e alma, totalmente não corrompido e mantido puro para ele/ela.




Marion gsb ( Administrador )

Texto 8.6,7:
Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas. As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.
Determine-se a edificar no casamento um compromisso vigoroso, inquebrável, de um para com o outro

PRINCÍPIOS P/ UM CASAMENTO DURADOURO.
3 – Princípios para um casamento duradouro

Um casamento bem sucedido é resultado de hábitos disciplinados, que tem sido provados, através dos séculos por um incontável número de casais cujo amor e compromisso foram fortalecidos e ficaram apaixonados.

Quando hoje em dia o ambiente cultural guerreia contra o casamento cristão – procurando redefinir, diluir e iludir o nosso entendimento sobre essa instituição divina – é essencial recuperar estes princípios dinâmicos.

Naturalmente, o primeiro lugar para onde se deve olhar é a Palavra de Deus. E há lugar mais apropriado do que o cântico de amor de Deus?

Texto 4.1-7:
Eis que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade.Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas.Os teus lábios são como um fio de escarlate, e o teu falar é agradável; a tua fronte é qual um pedaço de romã entre os teus cabelos.O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas; mil escudo pendem dela, todos broquéis de poderosos.Os teus dois seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios.Até que refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra, e ao outeiro do incenso.Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha.
Conjugues: aprendam a arte perdida do amor verbal
Aprendam a dizer palavras de amor que acariciam a alma do seu/sua companheiro/a.

Texto 5.1:
Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite; comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.


Marion gsb ( Administrador )

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Marion gsb ( Administrador )

Cantares de Salomão foi escrito por alguém que amava e era amado. Ao longo da história do cristianismo, despertou muitas controvérsias. Alguns não acreditavam que o livro não era inspirado e portanto, não poderia fazer parte do Livro Sagrado. Hoje, Cantares de Salomão esta sendo redescoberto pelos estudiosos da Palavra de Deus. O livro fala de amor, companheirismo, sexo, romance e poesia. A leitura do artigo a seguir fará bem ao seu casamento. É verdade. Cantares é um livro de poesia de amor. Não amor platônico, mas de ardente amor sensual. Belíssimo livro e belíssimas poesias, que podem inspirar o relacionamento entre o homem e a mulher cristãs em sua expressão de amor. Podem – e devem inspirá-los. Que bom seria se às vésperas das núpcias, os casais estudassem Cantares: de delícias! Que alegrias! Que harmonia! Ó, Deus, como nos ama tanto! Uma lição importante desse livrinho de amor, encontra-se no seguinte trecho (Ct 1,15-2,3): O amado fala para a amada 1,15a Eis que és bela, amada minha, eis que és bela! 1,15bTeus olhos, pombas... A amada fala para o amado 1,16a Eis que és belo, meu amor! 1,16b Tão atraente és, quanto viçoso é nosso leito... O amado declama 1,17a As vigas de nossas casas, cedros; 1,17b nosso teto, ciprestes! A amada declama 2,1 Eu, um narciso de Saron, uma açucena do vale! O amado declara 2,2a Como uma açucena entre os espinhos, 2,2b assim é minha amada entre as jovens... A amada declara 2,3a Como macieira entre as árvores do bosque, 2,3b assim é meu amor entre os jovens... 2,3c Em sua sombra eu suspirei e me assentei, 2,3d E seu fruto é doce ao paladar... Que cena belíssima! O ambiente é poético e construído com descrições tiradas aos bosques (cedros, ciprestes) e aos jardins (narciso, açucena) – os dois amados estão sob os cedros e ciprestes, entre flores e puro viço vegetal (leito viçoso). Quem sabe cantam os pássaros (1,15b)? Talvez estejam deitados na relva (leito viçoso), e tenham momentos de se olhar nos olhos (teus olhos, [são] pombas). Certamente, amam-se (2,3d). É, portanto, um poema de amor ambientado na flora – é entre cedros, ciprestes, narcisos e açucenas que a poesia os flagra em amar um ao outro. Os cedros servem-lhes de casas, os ciprestes são seu teto. A relva é seu leito. Flores e árvores, seus companheiros... Mas estão sós, entregues ao amor que sentem um pelo outro. E há muita ternura em meio ao desejo que experimentam. É assim que Storniolo e Balancin traduzem a referência às pombas (1,15), considerando, ainda, que “terminada a relação íntima, resta a ternura que prolonga serena e seguramente a relação amorosa”, numa referência a Ct 2,6. Esse trecho lembra muito Ct 7,11-14, onde o ambiente é também a flora, cujos efeitos afrodisíacos encantam a amada e cujo tema é o desejo. Em Ct 1,15-2,3, a flora também serve de cenário para o encontro dos amados, e seu amor se derrama em gestos e palavras. Podemos simplesmente nos deixar tomar pela poesia e assim nos inebriarmos também nós desse amor sublime; mas também podemos observar que relações pode haver entre casas que são cedros e teto que são ciprestes e as declarações de amor e fidelidade que trocam entre si e declaram à flora que os cerca. Bem, na verdade uma coisa não prescinde da outra... Tomemos as expressões cedros e ciprestes como mais do que apenas um motivo poético. Se nos perguntarmos sobre que sensações o amado deixa extravasar quando declama, e recorre à figura dos cedros e dos ciprestes, de que sensações poderemos falar senão, já, de segurança? A poesia os flagra trocando juras de amor e declarando fidelidade – há razões para nos surpreendermos com a constatação de que a sensação que invade os amantes é a segurança que amor e fidelidade geram? Também a amada declama ser um narciso e uma açucena (em hebraico, ambas as palavras são femininas). É uma sensação de completa harmonia com a flora, com a vida, com a história, que somente o amor e a fidelidade traduzem na forma de segurança.


Marion gsb ( Administrador )

AMADOS IRMÃOS LEIAM ESTE TEXTO E ANALISEM.QUE DEUS VOS ABENÇÕEM Cantares de Salomão – Parte 1 outubro 11, 2010 por Pr. Erick Newman Introdução Nessa primeira parte da nossa pequena análise dos maravilhosos e tão polêmicos capítulos deste livro; irei apenas abordar algumas questões no que tange a esfera de ação do livro. Depois dessa tarefa inicial e determinante feita, podemos transitar nas entrelinhas do livro com mais segurança e teremos uma compreensão satisfatória da mensagem dos capítulos e conseqüentemente do livro com um todo. Eu particularmente tenho um fascínio por este livro. Ele me atrai devido sua singularidade e devido o seu poder ser tão forte, que simplesmente consegue inibir e constranger os mais experientes pregadores e professores. Primeira característica marcante, o livro fala de sexo. Na cabeça de muitas pessoas é inconcebível a idéia de um livro sagrado falar de sexo abertamente. Muitos evangélicos mantém o hábito de pular as calorosas páginas de Cantares de Salomão. Já ouvi pastores aconselhando os jovens da sua igreja a não ler esse livro para não “estimular´´. Agora… eu fico me perguntando, não ler a Bíblia porque estimula o que? O que Salomão faz com a Sulamita em alguns capítulos? Interessante, esses pastores e falsos moralistas deveriam ensinar aos jovens que o que estimula a pecar não é leitura da Bíblia – ainda que ela tenha um livro que aborde o assunto de forma explícita e sem meias palavras. Estes falsos moralistas deveriam ensinar aos jovens a ler a Bíblia mais e mais. Deveriam ensinar que MALHAÇÃO é uma porcaria e que ensina valores desvirtuados; que BIG BROTHER BRASIL é um lixo televisivo que não vai lhes dá nenhuma contribuição cultural e ética e também deveriam ensinar que o tempo gasto com NOVELAS poderia ser investido no Reino de Deus e resgate dos perdidos. Devido o seu conteúdo, ele foi junto com o livro de Ester, um dos últimos livros a serem aceitos como sendo canônico – digno de ser aceito como Palavra de Deus. Acerca desse assunto, Soares (1995, p.182) diz: “Os rabinos duvidaram do seu valor espiritual. Foi o único livro da Bíblia Hebraica não citado por Filo´´. Segunda característica marcante, a ausência do nome de Deus. Outro problema que o livro gera e que o deixa ainda mais polêmico e rejeitado, é que o nome de Deus não é citado pelo autor. Devemos lembrar que o livro de Ester também não faz menção do nome de Deus e não fala de sexo – pois alguns pensam que por Cantares falar de sexo o nome de Deus não é mencionado. Isso é uma crença simplesmente absurda e infantil. Terceira característica marcante que envolve o livro, os debates entre as escolas de interpretação. Há uma briga diplomática entre os estudiosos devido as possibilidades interpretativas. Os pais da igreja e outros teólogos podem ser citados como exemplo disso. Podemos destacar alguns teólogos defensores da interpretação alegórica: Panteno, Justino Mártir, Clemente de Alexandria, Orígenes, Agostinho e outros. Na escalação do time da interpretação literal ou hitórico-gramatical temos: Doroteu, Lúcio, Teodoro de Mopsuéstia, João Crisóstomo, Jerônimo, Adriano de Antioquia, Junílio, João Calvino e outros. Autoria No que diz respeito acerca da autoria, pode-se afirmar que foi Salomão por alguns motivos plausíveis. Por exemplo, percebe-se que o autor tem uma vasto conhecimento da fauna e flora da região. Pensando assim, Archer (2004, p. 350) afirma: “O autor demonstra um interesse marcante pela história natural, e isso corresponde aos relatórios acerca do conhecimento enciclopédico que Salomão tinha desse campo (I Reis 4:33)´´. Interessante é que no livro, 21 espécies de plantas e 15 espécies de animais são citados. Também faz menção a cavalaria de Faraó, o que condiz com I Reis 10:28, onde a cavalaria de Faraó é um item importante no exército de Salomão. Poderia citar mais argumentos em favor da autoria de Salomão, mas fico por aqui, minha intenção não é uma análise exaustiva dos assuntos abordados nessa série de estudos. Com isso podemos nos dá por satisfeitos em relação a comprovação da autoria de Salomão. ABRAÇOS FRATERNOS AOS QUERIDOS IRMÃOS


Marion gsb ( Administrador )

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Marion gsb ( Administrador )

QUE BELISSIMO CAPÍTULO TEMOS AQUI!!! EIS que és formosa, meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas entre as tuas tranças; o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade. 2 Os teus dentes são como o rebanho das ovelhas tosquiadas, que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e nenhuma há estéril entre elas. 3 Os teus lábios são como um fio de escarlate, e o teu falar é agradável; a tua fronte é qual um pedaço de romã entre os teus cabelos. 4 O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas; mil escudos pendem dela, todos broquéis de poderosos. 5 Os teus dois seios são como dois filhos gêmeos da gazela, que se apascentam entre os lírios. 6 Até que refresque o dia, e fujam as sombras, irei ao monte da mirra, e ao outeiro do incenso. 7 Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha. 8 Vem comigo do Líbano, ó minha esposa, vem comigo do Líbano; olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermom, desde os covis dos leões, desde os montes dos leopardos. 9 Enlevaste-me o coração, minha irmã, minha esposa; enlevaste-me o coração com um dos teus olhares, com um colar do teu pescoço. 10 Que belos são os teus amores, minha irmã, esposa minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho! E o aroma dos teus ungüentos do que o de todas as especiarias! 11 Favos de mel manam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano. 12 Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada. 13 Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes, o cipreste com o nardo. 14 O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias. 15 És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano! 16 Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que destilem os seus aromas. Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes! Capítulo 4

Nosso mundo está confuso sobre o casamento. A prevalência do divórcio e de tentativas modernas de redefinir o casamento estão em notório contraste com o Livro de Cantares de Salomão. Casamento, diz o poeta bíblico, deve ser comemorado, desfrutado e reverenciado. Este livro fornece algumas orientações práticas para fortalecer nosso casamento: 1) Dê ao seu cônjuge a atenção de que ele ou ela necessita. Tire o tempo necessário para realmente conhecer seu cônjuge. 2) Encorajamentos e elogios, não críticas, são uma parte vital de um relacionamento bem sucedido. 3) Desfrute um ao outro. Planeje viagens especiais. Seja criativo, até mesmo brincalhão, um com o outro. Deleite-se com o dom de Deus do amor conjugal. 4) Faça o que for necessário para reafirmar o seu compromisso com o seu cônjuge. Renove seus votos; resolva problemas e não considere o divórcio como uma solução. Deus quer que vocês dois vivam em um amor profundamente tranquilo e seguro.


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