Discussão: ♥ CANTARES DE SALOMÃO ♥

♥ CANTARES DE SALOMÃO ♥

Marion gsb ( Administrador )

♥ ESTUDO SOBRE CANTARES DE SALOMÃO ♥img%26ciaju7.jpgCântico dos cânticos

Quão belos são os teus pés
nas sandálias que trazes, ó filha de príncipe!
As colunas das tuas pernas são como anéis
trabalhados por mãos de artista.
o teu umbigo é uma taça arredondada,
que nunca está desprovida de vinho.
O teu ventre é como um monte de trigo
cercado de lírios.
Os teus dois seios são como dois filhinhos
gêmeos duma gazela.
O teu pescoço é como uma torre de marfim.
Os teus olhos são como as piscinas de Hesebon,
que estão situadas junto da porta de Bat-Rabim.
O teu nariz é como a torre do Líbano,
que olha para Damasco.
A tua cabeça levanta-se como o monte Carmelo;
os cabelos da tua cabeça são como a púrpura
um rei ficou preso às suas madeixas.
Quão formosa e encantadora és,
meu amor, minhas delícias!
A tua figura é semelhante a uma palmeira.
Eu disse. Subirei à palmeira,
e colherei os seus frutos.
Os teus seios serão, para mim, como cachos de uvas,
e o perfume da tua boca como o das maçãs...

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❀-❀-❀-❀ A SULAMITA❀-❀-❀-❀
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Marion gsb ( Administrador )

Observações citadas na Bíblia de Estudo Pentecostal

2.1 - Sou uma flor de Sarom, um lírio dos vales
A donzela ""Sulamita"" se compara às flores simples dos campos, pois não está acostumada à aristocracia de Jerusalém. Saron é a planície litorânea imediatamente ao sul de Monte Carmelo

2.5 - Por favor, sustentem-me com passas, revigorem-me com maçãs, pois estou doente de amor.
Enfraquecida com problemas sentimentais (provavelmente incluía decepção), a noiva deseja reanimar-se com passas, um alimento bastante energético, aqui equivale a revigorar.

2.7 - Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar pelas gazelas e pelas corças do campo: não despertem nem provoquem o amor enquanto ele não o quiser.
Esta frase ocorre 3 vezes em cantares de Salomão (3.5; 8.4). A noiva emprega referindo-se à intimidade física conjugal. Ela não quer que haja qualquer intimidade até que a situação seja propícia, Até que ela e Salomão se casem.

2.16 - O meu amado é meu, e eu sou dele; ele pastoreia entre os lírios.
Não há desejo nem espaço para outra pessoa. No casamento, deve haver tal amor mútuo e dedicação, que a fidelidade conjugal seja de máxima importância na vida do casal


Marion gsb ( Administrador )

Amados, o comentário bíblico Wiersbe, tem uma visão um pouco diferenciada sobre livro de Cântares, como foi editado pela Central Gospel, penso que seria interessante colocá-los aqui.

Para não ficar cansativo, dividi as informações e enumerei em: Parte 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Estarei fazendo um por dia como segue:

Parte 1
Cântico dos Cânticos

Parte 2
I. O Sentido literal

Parte 3
II. O Sentido histórico
.
Parte 4
III. O Sentido típico

Parte 5
IV. O Sentido prático

Parte 6
A. Salvação

Parte 7
B. Dedicação

Parte 8
C. Comunhão

Parte 9
D. Glória


Marion gsb ( Administrador )

PARTE 1 : * CÂNTICO DOS CÂNTICOS *
Cântico dos Cânticos

O título Cântico dos Cânticos (como Santo dos Santos) significa o mais belo dos cânticos. Salomão compôs mais de mil cânticos (1Rs.4.32), mas esse foi classificado como o melhor de todos. Esse é um livro cheio de símbolos e imagens, o que requer maturidade e discernimento espiritual para apreciá-lo e desfrutá-lo...

O livro apresenta uma preciosa história de amor. Ela envolve três personagens: uma adorável donzela que é forçada a trabalhar pela família (1.5-6;2.15); o amado dela, que, sem dúvida, é um rapaz que mora ao seu lado e também é pastor (1.7); e o rei Salomão, conhecido por sua queda por mulheres bonitas (1Rs.11.3).

Em uma de suas viagens para vistoriar suas terras, Salomão conhece a adorável donzela e leva-a para seu palácio. Lá, ela pensa apenas em seu amado que ficou em casa (1.1-2.7). Ela diz às mulheres do harém (filhas de Jerusalém, em 2.7

Informações retiradas do comentário bíblico Wiersbe - Autor: Warren W. Wiersbe - Ed. Central Gospel.



Marion gsb ( Administrador )

*** O SENTIDO LITERAL***
Parte 2

I. O Sentido literal

O livro apresenta uma preciosa história de amor. Ela envolve três personagens: uma adorável donzela que é forçada a trabalhar pela família (1.5-6;2.15); o amado dela, que, sem dúvida, é um rapaz que mora ao seu lado e também é pastor (1.7); e o rei Salomão, conhecido por sua queda por mulheres bonitas (1Rs.11.3)

Em uma de suas viagens para vistoriar suas terras, Salomão conhece a adorável donzela e leva-a para seu palácio. Lá, ela pensa apenas em seu amado que ficou em casa (1.1-2.7)

Ela diz às mulheres do harém (filhas de Jerusalém, em 2.7; 3.5; 8.4) que não tentem fazê-la desistir de seu verdadeiro amor

Em 2.8-3.5, ela lembra-se de seu amado e até sonha com ele

Salomão visita-a (3.6-4.16) a fim de tentar conquistar o seu amor, mas ela não consegue esquecer o seu amado. O amado dela a vê em um sonho (5.1-6.3)

O rei tenta de novo conquistar o amor da moça (6.4-7.9), no entanto a donzela recusa o seu amor (7.10-8.3) E ela não se impressiona com a riqueza, as ervas aromáticas, as terras ou a lisonja do rei. Por fim, o verdadeiro amor vence, e a donzela é solta. Ela foge para o seu amado (8.4-14) e volta para sua família de novo.


Marion gsb ( Administrador )

Sem dúvida essa interpretação não mostra Salomão sob uma luz muito boa. Contudo ele não era fiel em assuntos de casamento e, com certeza, não há erro em vê-lo como um tipo mundano que teta afastar a crente de seu verdadeiro amor. Isso fica mais claro a medida que examinamos as diferentes interpretações e aplicações da história.

Cântico dos cânticos exalta e santifica o amor marital. Deus criou o homem e a mulher e inventou o sexo. O amor do marido e da esposa deve ser uma experiência bonita como a descrita nesse livro, no entanto o pecado pode destruir essa bela dádiva. Em Provérbios, Salomão adverte acerca do pecado sexual; em Cântico dos Cânticos, ele exalta a beleza e a alegria do amor marital.

Informações retiradas do comentário bíblico Wiersbe - Autor: Warren W. Wiersbe - Ed. Central Gospel.


Marion gsb ( Administrador )

ll. O SENTIDO HISTÓRICO!!!
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Parte 3

II. O Sentido histórico

Desde eras remotas, is judeus vêem essa história um retrato do relacionamento do Deus Jeová e Israel.

Israel ficou noiva do Senhor, o mote Sinai, quando a nação aceitou a Lei. Isaias 54 decifra esse casamento; veja também Jeremias 3 e todo o relato de Oséias.

Infelizmente, Israel não foi fiel ao seu Marido divino e adulterou com nações idólatras do mundo. Deu as costas ao seu amado.

Todavia, virá o dia em que Israel, como a donzela de Cântico dos Cânticos, voltará para casa e será restaurada ao seu amado.

Informações retiradas do comentário bíblico Wiersbe - Autor: Warren W. Wiersbe - Ed. Central Gospel.


Marion gsb ( Administrador )

Parte 4

III. O Sentido típico

Também se usa o matrimônio para descrever o relacionamento de Cristo com a Igreja. Veja Efésios 5.23-33.

Isso se aplica não apenas à igreja como um todo (todos os crentes da igreja desta era), mas também à igreja local (2Co.11.2).

Paulo vê toda igreja local casada com Cristo e em perigo de ser induzida a pecar por Satanás e pelo mundo.

Da mesma forma que o marido e esposa são um e pertencem ao outro, Cristo e sua igreja são um.

Nós somos osso dos [seus] ossos e carne da [sua] carne. Ele está em nós, e nós estamos nele. Ele amou-nos (passado) e mostrou seu amor ao morrer por nós na cruz. Ele amou-nos (presente) e mostra esse amor ao cuidar de nós, nutrir-nos por meio da Palavra e tentar fazer-nos os mais belos espiritualmente que for possível. No futuro, ele continuará a amar-nos e compartilhará sua glória a eternidade.

As bodas do Cordeiro estão próximas (Ap. 19.7-9)

Cristo retornará em glória e levará sua noiva para o céu.

Informações retiradas do comentário bíblico Wiersbe - Autor: Warren W. Wiersbe - Ed. Central Gospel.


Marion gsb ( Administrador )

* CAPÍTULO : 2 - 8 AO 17.*
cap.2.8-17
Bom meus amados, aqui vemos o quando o amado estava enamorado pela sunamita, pois se voce prestar bem atenção verá, que ele vem na surdina da noite, para tentar consegui-la antes do casamento...

Ainda no capitulo 3.1-4...

Aqui nota-se um certo desespero pela noiva, ao que se indica ela perde o noivo e vai em busca dele; ela o encontra, agarra-o e o traz de volta a sua casa...

A vida sempre ensina as pessoas com passar do tempo; em tudo a seu devido tempo; tempo de esperar, tempo de clamar, tempo de agir...
A Sulamita teve isso tudo em todos os tempos, ela foi inteligente em muitos aspectos do relacionamento dos dois; acredito que esse amor somente desbrochou, devido a sua propria capacidade em administrar o relacionamento...

ESTRATÉGIA...:
Devemos ser estrategistas para conseguirmos aquilo que queremos, e saber quando recuar em algumas situações; todos somos orgulhosos de alguma forma ou outra; até mesmo podemos chegar a sermos indelicados para com nosso ( a ) companheiro ( a )... devemos ser como a Sulamita que foi humilde e ir atrás do prejuízo ( perda momentânea )...
e não perca de vista a sua benção seu ( sua ) companheiro ( a ). Lute pelo que é seu...


Marion gsb ( Administrador )

*** PARTE 4 * * III. O Sentido típico. ***
Parte 4

III. O Sentido típico

Também se usa o matrimônio para descrever o relacionamento de Cristo com a Igreja. Veja Efésios 5.23-33.

Isso se aplica não apenas à igreja como um todo (todos os crentes da igreja desta era), mas também à igreja local (2Co.11.2).

Paulo vê toda igreja local casada com Cristo e em perigo de ser induzida a pecar por Satanás e pelo mundo.

Da mesma forma que o marido e esposa são um e pertencem ao outro, Cristo e sua igreja são um.

Nós somos osso dos [seus] ossos e carne da [sua] carne. Ele está em nós, e nós estamos nele. Ele amou-nos (passado) e mostrou seu amor ao morrer por nós na cruz. Ele amou-nos (presente) e mostra esse amor ao cuidar de nós, nutrir-nos por meio da Palavra e tentar fazer-nos os mais belos espiritualmente que for possível. No futuro, ele continuará a amar-nos e compartilhará sua glória a eternidade.

As bodas do Cordeiro estão próximas (Ap. 19.7-9)

Cristo retornará em glória e levará sua noiva para o céu.

Informações retiradas do comentário bíblico Wiersbe - Autor: Warren W. Wiersbe - Ed. Central Gospel.


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